Jogos de linguagem, práticas discursivas e produção de verdade : contribuições para a educação (matemática) contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220565 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo trazer alguns dos desdobramentos que as denominadas “teorizações pós-estruturalistas” trazem ao campo da filosofia contemporânea, especificamente, aqueles que dizem respeito ao papel da linguagem na constituição das práticas e das relações sociais; bem como o exercício do poder na produção de verdades, de saberes e de sujeitos. Assim, com base nas noções wittgensteinianas de jogos de linguagem e nas noções foucaultianas de prática discursiva; poder-saber; e jogos de verdade, perpassados por algumas ideias de cunho nietzschiano, discutem-se alguns entendimentos sobre a Matemática e a prática pedagógica como atividades regradas, a produção de saberes e verdades como exercício de poderes e a constituição/fabricação dos sujeitos da educação: professor, aluno. Esses entendimentos e suas problematizações são trazidos dentro desta analítica, por considerá-las importantes aos modos de dizer e ver a Educação (Matemática) contemporânea. |
id |
UFRGS-2_d7cc51ffbfd426c53df5eee634767a77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220565 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
López Bello, Samuel Edmundo2021-05-05T04:29:40Z20100104-4877http://hdl.handle.net/10183/220565000767842Este artigo tem por objetivo trazer alguns dos desdobramentos que as denominadas “teorizações pós-estruturalistas” trazem ao campo da filosofia contemporânea, especificamente, aqueles que dizem respeito ao papel da linguagem na constituição das práticas e das relações sociais; bem como o exercício do poder na produção de verdades, de saberes e de sujeitos. Assim, com base nas noções wittgensteinianas de jogos de linguagem e nas noções foucaultianas de prática discursiva; poder-saber; e jogos de verdade, perpassados por algumas ideias de cunho nietzschiano, discutem-se alguns entendimentos sobre a Matemática e a prática pedagógica como atividades regradas, a produção de saberes e verdades como exercício de poderes e a constituição/fabricação dos sujeitos da educação: professor, aluno. Esses entendimentos e suas problematizações são trazidos dentro desta analítica, por considerá-las importantes aos modos de dizer e ver a Educação (Matemática) contemporânea.This paper is intended at examining some possibilities that the socalled ‘post-structuralist theorizations’ have brought to the field of contemporary philosophy, particularly those concerning the constitutive role of language in social practices and relationships, as well as the exercise of power in the production of truths, knowledges, and subjects. Thus, based on Wittgenstein’s notions of language games, and on Foucault’s notions of discursive practice, power-knowledge, and truth games, intertwined with some of Nietzsche’s ideas, this article discusses some understandings of Mathematics and pedagogical practice as ruled activities, the production of knowledges and truths as an exercise of power, and the constitution/production of education subjects: teacher and student. These understandings and their problematizations have been brought to this analysis due to their importance in the ways of saying and seeing contemporary (mathematical) education.application/pdfporZetetiké. Campinas. Vol. 18 , nesp (2010), p. 545-587JogoLinguagemPrática pedagógicaMatemáticaProfessorAlunoSujeitoLanguage gamesTruth gamesPedagogical practiceDiscourse of mathematical EducationConstitution of teacher and student subjectsJogos de linguagem, práticas discursivas e produção de verdade : contribuições para a educação (matemática) contemporâneaLanguage games, discursive practices and truth production : contributions to contemporary (mathematical) educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000767842.pdf.txt000767842.pdf.txtExtracted Texttext/plain96688http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220565/2/000767842.pdf.txtb906fce0c290694dc4eb10554884deb3MD52ORIGINAL000767842.pdfTexto completoapplication/pdf225463http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220565/1/000767842.pdf70eac553e85f3eea6b8538f42161607dMD5110183/2205652021-05-07 05:13:36.047135oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220565Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T08:13:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Jogos de linguagem, práticas discursivas e produção de verdade : contribuições para a educação (matemática) contemporânea |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Language games, discursive practices and truth production : contributions to contemporary (mathematical) education |
title |
Jogos de linguagem, práticas discursivas e produção de verdade : contribuições para a educação (matemática) contemporânea |
spellingShingle |
Jogos de linguagem, práticas discursivas e produção de verdade : contribuições para a educação (matemática) contemporânea López Bello, Samuel Edmundo Jogo Linguagem Prática pedagógica Matemática Professor Aluno Sujeito Language games Truth games Pedagogical practice Discourse of mathematical Education Constitution of teacher and student subjects |
title_short |
Jogos de linguagem, práticas discursivas e produção de verdade : contribuições para a educação (matemática) contemporânea |
title_full |
Jogos de linguagem, práticas discursivas e produção de verdade : contribuições para a educação (matemática) contemporânea |
title_fullStr |
Jogos de linguagem, práticas discursivas e produção de verdade : contribuições para a educação (matemática) contemporânea |
title_full_unstemmed |
Jogos de linguagem, práticas discursivas e produção de verdade : contribuições para a educação (matemática) contemporânea |
title_sort |
Jogos de linguagem, práticas discursivas e produção de verdade : contribuições para a educação (matemática) contemporânea |
author |
López Bello, Samuel Edmundo |
author_facet |
López Bello, Samuel Edmundo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
López Bello, Samuel Edmundo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo Linguagem Prática pedagógica Matemática Professor Aluno Sujeito |
topic |
Jogo Linguagem Prática pedagógica Matemática Professor Aluno Sujeito Language games Truth games Pedagogical practice Discourse of mathematical Education Constitution of teacher and student subjects |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Language games Truth games Pedagogical practice Discourse of mathematical Education Constitution of teacher and student subjects |
description |
Este artigo tem por objetivo trazer alguns dos desdobramentos que as denominadas “teorizações pós-estruturalistas” trazem ao campo da filosofia contemporânea, especificamente, aqueles que dizem respeito ao papel da linguagem na constituição das práticas e das relações sociais; bem como o exercício do poder na produção de verdades, de saberes e de sujeitos. Assim, com base nas noções wittgensteinianas de jogos de linguagem e nas noções foucaultianas de prática discursiva; poder-saber; e jogos de verdade, perpassados por algumas ideias de cunho nietzschiano, discutem-se alguns entendimentos sobre a Matemática e a prática pedagógica como atividades regradas, a produção de saberes e verdades como exercício de poderes e a constituição/fabricação dos sujeitos da educação: professor, aluno. Esses entendimentos e suas problematizações são trazidos dentro desta analítica, por considerá-las importantes aos modos de dizer e ver a Educação (Matemática) contemporânea. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-05T04:29:40Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/220565 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-4877 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000767842 |
identifier_str_mv |
0104-4877 000767842 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/220565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Zetetiké. Campinas. Vol. 18 , nesp (2010), p. 545-587 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220565/2/000767842.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220565/1/000767842.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b906fce0c290694dc4eb10554884deb3 70eac553e85f3eea6b8538f42161607d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447740425961472 |