Jogos de linguagem, práticas discursivas e produção de verdade : contribuições para a educação (matemática) contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: López Bello, Samuel Edmundo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220565
Resumo: Este artigo tem por objetivo trazer alguns dos desdobramentos que as denominadas “teorizações pós-estruturalistas” trazem ao campo da filosofia contemporânea, especificamente, aqueles que dizem respeito ao papel da linguagem na constituição das práticas e das relações sociais; bem como o exercício do poder na produção de verdades, de saberes e de sujeitos. Assim, com base nas noções wittgensteinianas de jogos de linguagem e nas noções foucaultianas de prática discursiva; poder-saber; e jogos de verdade, perpassados por algumas ideias de cunho nietzschiano, discutem-se alguns entendimentos sobre a Matemática e a prática pedagógica como atividades regradas, a produção de saberes e verdades como exercício de poderes e a constituição/fabricação dos sujeitos da educação: professor, aluno. Esses entendimentos e suas problematizações são trazidos dentro desta analítica, por considerá-las importantes aos modos de dizer e ver a Educação (Matemática) contemporânea.
id UFRGS-2_d7cc51ffbfd426c53df5eee634767a77
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220565
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling López Bello, Samuel Edmundo2021-05-05T04:29:40Z20100104-4877http://hdl.handle.net/10183/220565000767842Este artigo tem por objetivo trazer alguns dos desdobramentos que as denominadas “teorizações pós-estruturalistas” trazem ao campo da filosofia contemporânea, especificamente, aqueles que dizem respeito ao papel da linguagem na constituição das práticas e das relações sociais; bem como o exercício do poder na produção de verdades, de saberes e de sujeitos. Assim, com base nas noções wittgensteinianas de jogos de linguagem e nas noções foucaultianas de prática discursiva; poder-saber; e jogos de verdade, perpassados por algumas ideias de cunho nietzschiano, discutem-se alguns entendimentos sobre a Matemática e a prática pedagógica como atividades regradas, a produção de saberes e verdades como exercício de poderes e a constituição/fabricação dos sujeitos da educação: professor, aluno. Esses entendimentos e suas problematizações são trazidos dentro desta analítica, por considerá-las importantes aos modos de dizer e ver a Educação (Matemática) contemporânea.This paper is intended at examining some possibilities that the socalled ‘post-structuralist theorizations’ have brought to the field of contemporary philosophy, particularly those concerning the constitutive role of language in social practices and relationships, as well as the exercise of power in the production of truths, knowledges, and subjects. Thus, based on Wittgenstein’s notions of language games, and on Foucault’s notions of discursive practice, power-knowledge, and truth games, intertwined with some of Nietzsche’s ideas, this article discusses some understandings of Mathematics and pedagogical practice as ruled activities, the production of knowledges and truths as an exercise of power, and the constitution/production of education subjects: teacher and student. These understandings and their problematizations have been brought to this analysis due to their importance in the ways of saying and seeing contemporary (mathematical) education.application/pdfporZetetiké. Campinas. Vol. 18 , nesp (2010), p. 545-587JogoLinguagemPrática pedagógicaMatemáticaProfessorAlunoSujeitoLanguage gamesTruth gamesPedagogical practiceDiscourse of mathematical EducationConstitution of teacher and student subjectsJogos de linguagem, práticas discursivas e produção de verdade : contribuições para a educação (matemática) contemporâneaLanguage games, discursive practices and truth production : contributions to contemporary (mathematical) educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000767842.pdf.txt000767842.pdf.txtExtracted Texttext/plain96688http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220565/2/000767842.pdf.txtb906fce0c290694dc4eb10554884deb3MD52ORIGINAL000767842.pdfTexto completoapplication/pdf225463http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220565/1/000767842.pdf70eac553e85f3eea6b8538f42161607dMD5110183/2205652021-05-07 05:13:36.047135oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220565Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T08:13:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos de linguagem, práticas discursivas e produção de verdade : contribuições para a educação (matemática) contemporânea
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Language games, discursive practices and truth production : contributions to contemporary (mathematical) education
title Jogos de linguagem, práticas discursivas e produção de verdade : contribuições para a educação (matemática) contemporânea
spellingShingle Jogos de linguagem, práticas discursivas e produção de verdade : contribuições para a educação (matemática) contemporânea
López Bello, Samuel Edmundo
Jogo
Linguagem
Prática pedagógica
Matemática
Professor
Aluno
Sujeito
Language games
Truth games
Pedagogical practice
Discourse of mathematical Education
Constitution of teacher and student subjects
title_short Jogos de linguagem, práticas discursivas e produção de verdade : contribuições para a educação (matemática) contemporânea
title_full Jogos de linguagem, práticas discursivas e produção de verdade : contribuições para a educação (matemática) contemporânea
title_fullStr Jogos de linguagem, práticas discursivas e produção de verdade : contribuições para a educação (matemática) contemporânea
title_full_unstemmed Jogos de linguagem, práticas discursivas e produção de verdade : contribuições para a educação (matemática) contemporânea
title_sort Jogos de linguagem, práticas discursivas e produção de verdade : contribuições para a educação (matemática) contemporânea
author López Bello, Samuel Edmundo
author_facet López Bello, Samuel Edmundo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv López Bello, Samuel Edmundo
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo
Linguagem
Prática pedagógica
Matemática
Professor
Aluno
Sujeito
topic Jogo
Linguagem
Prática pedagógica
Matemática
Professor
Aluno
Sujeito
Language games
Truth games
Pedagogical practice
Discourse of mathematical Education
Constitution of teacher and student subjects
dc.subject.eng.fl_str_mv Language games
Truth games
Pedagogical practice
Discourse of mathematical Education
Constitution of teacher and student subjects
description Este artigo tem por objetivo trazer alguns dos desdobramentos que as denominadas “teorizações pós-estruturalistas” trazem ao campo da filosofia contemporânea, especificamente, aqueles que dizem respeito ao papel da linguagem na constituição das práticas e das relações sociais; bem como o exercício do poder na produção de verdades, de saberes e de sujeitos. Assim, com base nas noções wittgensteinianas de jogos de linguagem e nas noções foucaultianas de prática discursiva; poder-saber; e jogos de verdade, perpassados por algumas ideias de cunho nietzschiano, discutem-se alguns entendimentos sobre a Matemática e a prática pedagógica como atividades regradas, a produção de saberes e verdades como exercício de poderes e a constituição/fabricação dos sujeitos da educação: professor, aluno. Esses entendimentos e suas problematizações são trazidos dentro desta analítica, por considerá-las importantes aos modos de dizer e ver a Educação (Matemática) contemporânea.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-05T04:29:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220565
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-4877
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000767842
identifier_str_mv 0104-4877
000767842
url http://hdl.handle.net/10183/220565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Zetetiké. Campinas. Vol. 18 , nesp (2010), p. 545-587
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220565/2/000767842.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220565/1/000767842.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b906fce0c290694dc4eb10554884deb3
70eac553e85f3eea6b8538f42161607d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225016209047552