Jogos de verdade na constituição do bom professor de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aurich, Grace da Ré
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36395
Resumo: Jogos de verdade na constituição do bom professor de matemática é uma dissertação de mestrado que tem como objetivo de estudo discutir a relação estabelecida entre sujeitos licenciandos/estagiários de matemática e as verdades pedagógicas que os constituem como sujeitos morais. Como material investigativo, são tomados os ditos e os escritos de alunos do curso de licenciatura em matemática da UFRGS, capturados da dissertação de mestrado de Lenzi (2008), intitulada “Prática de ensino em educação matemática: a constituição das práticas pedagógicas de futuros professores de matemática”, com foco nos estágios de docência da formação inicial de professores e que evidencia os efeitos das relações de poder e verdade, através de discursos pedagógicos, na constituição e regulação de práticas pedagógicas. A análise desses ditos e escritos é realizada entendendo o sujeito como constituído discursivamente, através da clave foucaultiana, tendo a noção de jogos de verdade, perpassada pelo conceito wittgensteiniano de jogos de linguagem, como principal ferramenta para uma analítica discursiva dos modos de dizer-se e ver-se como bom professor de matemática, no espaço interinstitucional universidade-escola e na educação matemática contemporânea. Como possibilidades composicionais de um professor de matemática ético, são discutidas as maneiras pelas quais prescrições de caráter moral podem ser transformadas em condutas de caráter ético com efeitos estéticos no modo de conduzir-se do futuro professor de matemática.
id URGS_54271fbf9d0c213aead32405b2a29717
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36395
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Aurich, Grace da RéLópez Bello, Samuel Edmundo2012-01-17T01:19:44Z2011http://hdl.handle.net/10183/36395000817122Jogos de verdade na constituição do bom professor de matemática é uma dissertação de mestrado que tem como objetivo de estudo discutir a relação estabelecida entre sujeitos licenciandos/estagiários de matemática e as verdades pedagógicas que os constituem como sujeitos morais. Como material investigativo, são tomados os ditos e os escritos de alunos do curso de licenciatura em matemática da UFRGS, capturados da dissertação de mestrado de Lenzi (2008), intitulada “Prática de ensino em educação matemática: a constituição das práticas pedagógicas de futuros professores de matemática”, com foco nos estágios de docência da formação inicial de professores e que evidencia os efeitos das relações de poder e verdade, através de discursos pedagógicos, na constituição e regulação de práticas pedagógicas. A análise desses ditos e escritos é realizada entendendo o sujeito como constituído discursivamente, através da clave foucaultiana, tendo a noção de jogos de verdade, perpassada pelo conceito wittgensteiniano de jogos de linguagem, como principal ferramenta para uma analítica discursiva dos modos de dizer-se e ver-se como bom professor de matemática, no espaço interinstitucional universidade-escola e na educação matemática contemporânea. Como possibilidades composicionais de um professor de matemática ético, são discutidas as maneiras pelas quais prescrições de caráter moral podem ser transformadas em condutas de caráter ético com efeitos estéticos no modo de conduzir-se do futuro professor de matemática.Truth games on the composition of a good mathematics teacher is a master dissertation which aims to discuss the relation between the mathematics students/trainee teachers and the pedagogical truths that constitute them as moral subjects. As research material, the students’ statements and writings from the teaching course in mathematics at UFRGS are analyzed, taken from Lenzi (2008) masters dissertation entitled "Practical learning in mathematics education: the constitution of the pedagogical practices of future math teachers." with a focus on teaching practice in the graduation course and that make evident the effects of the alliance between power and truth through pedagogical discourses in the constitution and regulation of pedagogical practices. The analysis of these statements and writings is made considering this subject as a discourse composition, through foucaultian clef, having the notion of truth games, over wittgensteinian concept of language games, as the main tool for a discourse analysis of the ways one says or sees him/herself as a good mathematics teacher in the university-school ambient and in the contemporary mathematical education. As compositional possibilities of an ethical mathematics teacher, it is discussed the ways in which prescriptions of moral character can be transformed in conducts of ethical character with esthetic effects in the way the math teacher to be can guide him/herself.application/pdfporProfessorFormaçãoMatemáticaJogosLinguagemÉticaMoralTeacher-education-mathematicsMathematical educationLanguage gamesTruth gamesSubjectMoralEthicsEstheticJogos de verdade na constituição do bom professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000817122.pdf.txt000817122.pdf.txtExtracted Texttext/plain257787http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36395/2/000817122.pdf.txt4e71f7fcf7613442b588a8641b2d48a0MD52ORIGINAL000817122.pdf000817122.pdfTexto completoapplication/pdf1635005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36395/1/000817122.pdfe853801c2c9d77a368b075549d59e930MD51THUMBNAIL000817122.pdf.jpg000817122.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36395/3/000817122.pdf.jpga49178250d9e3ab811fa9395df7969d0MD5310183/363952018-10-09 08:26:55.072oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36395Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:26:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos de verdade na constituição do bom professor de matemática
title Jogos de verdade na constituição do bom professor de matemática
spellingShingle Jogos de verdade na constituição do bom professor de matemática
Aurich, Grace da Ré
Professor
Formação
Matemática
Jogos
Linguagem
Ética
Moral
Teacher-education-mathematics
Mathematical education
Language games
Truth games
Subject
Moral
Ethics
Esthetic
title_short Jogos de verdade na constituição do bom professor de matemática
title_full Jogos de verdade na constituição do bom professor de matemática
title_fullStr Jogos de verdade na constituição do bom professor de matemática
title_full_unstemmed Jogos de verdade na constituição do bom professor de matemática
title_sort Jogos de verdade na constituição do bom professor de matemática
author Aurich, Grace da Ré
author_facet Aurich, Grace da Ré
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aurich, Grace da Ré
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv López Bello, Samuel Edmundo
contributor_str_mv López Bello, Samuel Edmundo
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação
Matemática
Jogos
Linguagem
Ética
Moral
topic Professor
Formação
Matemática
Jogos
Linguagem
Ética
Moral
Teacher-education-mathematics
Mathematical education
Language games
Truth games
Subject
Moral
Ethics
Esthetic
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher-education-mathematics
Mathematical education
Language games
Truth games
Subject
Moral
Ethics
Esthetic
description Jogos de verdade na constituição do bom professor de matemática é uma dissertação de mestrado que tem como objetivo de estudo discutir a relação estabelecida entre sujeitos licenciandos/estagiários de matemática e as verdades pedagógicas que os constituem como sujeitos morais. Como material investigativo, são tomados os ditos e os escritos de alunos do curso de licenciatura em matemática da UFRGS, capturados da dissertação de mestrado de Lenzi (2008), intitulada “Prática de ensino em educação matemática: a constituição das práticas pedagógicas de futuros professores de matemática”, com foco nos estágios de docência da formação inicial de professores e que evidencia os efeitos das relações de poder e verdade, através de discursos pedagógicos, na constituição e regulação de práticas pedagógicas. A análise desses ditos e escritos é realizada entendendo o sujeito como constituído discursivamente, através da clave foucaultiana, tendo a noção de jogos de verdade, perpassada pelo conceito wittgensteiniano de jogos de linguagem, como principal ferramenta para uma analítica discursiva dos modos de dizer-se e ver-se como bom professor de matemática, no espaço interinstitucional universidade-escola e na educação matemática contemporânea. Como possibilidades composicionais de um professor de matemática ético, são discutidas as maneiras pelas quais prescrições de caráter moral podem ser transformadas em condutas de caráter ético com efeitos estéticos no modo de conduzir-se do futuro professor de matemática.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-17T01:19:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36395
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000817122
url http://hdl.handle.net/10183/36395
identifier_str_mv 000817122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36395/2/000817122.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36395/1/000817122.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36395/3/000817122.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4e71f7fcf7613442b588a8641b2d48a0
e853801c2c9d77a368b075549d59e930
a49178250d9e3ab811fa9395df7969d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085219651289088