Jogos de verdade na constituição do bom professor de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/36395 |
Resumo: | Jogos de verdade na constituição do bom professor de matemática é uma dissertação de mestrado que tem como objetivo de estudo discutir a relação estabelecida entre sujeitos licenciandos/estagiários de matemática e as verdades pedagógicas que os constituem como sujeitos morais. Como material investigativo, são tomados os ditos e os escritos de alunos do curso de licenciatura em matemática da UFRGS, capturados da dissertação de mestrado de Lenzi (2008), intitulada “Prática de ensino em educação matemática: a constituição das práticas pedagógicas de futuros professores de matemática”, com foco nos estágios de docência da formação inicial de professores e que evidencia os efeitos das relações de poder e verdade, através de discursos pedagógicos, na constituição e regulação de práticas pedagógicas. A análise desses ditos e escritos é realizada entendendo o sujeito como constituído discursivamente, através da clave foucaultiana, tendo a noção de jogos de verdade, perpassada pelo conceito wittgensteiniano de jogos de linguagem, como principal ferramenta para uma analítica discursiva dos modos de dizer-se e ver-se como bom professor de matemática, no espaço interinstitucional universidade-escola e na educação matemática contemporânea. Como possibilidades composicionais de um professor de matemática ético, são discutidas as maneiras pelas quais prescrições de caráter moral podem ser transformadas em condutas de caráter ético com efeitos estéticos no modo de conduzir-se do futuro professor de matemática. |
id |
URGS_54271fbf9d0c213aead32405b2a29717 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36395 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Aurich, Grace da RéLópez Bello, Samuel Edmundo2012-01-17T01:19:44Z2011http://hdl.handle.net/10183/36395000817122Jogos de verdade na constituição do bom professor de matemática é uma dissertação de mestrado que tem como objetivo de estudo discutir a relação estabelecida entre sujeitos licenciandos/estagiários de matemática e as verdades pedagógicas que os constituem como sujeitos morais. Como material investigativo, são tomados os ditos e os escritos de alunos do curso de licenciatura em matemática da UFRGS, capturados da dissertação de mestrado de Lenzi (2008), intitulada “Prática de ensino em educação matemática: a constituição das práticas pedagógicas de futuros professores de matemática”, com foco nos estágios de docência da formação inicial de professores e que evidencia os efeitos das relações de poder e verdade, através de discursos pedagógicos, na constituição e regulação de práticas pedagógicas. A análise desses ditos e escritos é realizada entendendo o sujeito como constituído discursivamente, através da clave foucaultiana, tendo a noção de jogos de verdade, perpassada pelo conceito wittgensteiniano de jogos de linguagem, como principal ferramenta para uma analítica discursiva dos modos de dizer-se e ver-se como bom professor de matemática, no espaço interinstitucional universidade-escola e na educação matemática contemporânea. Como possibilidades composicionais de um professor de matemática ético, são discutidas as maneiras pelas quais prescrições de caráter moral podem ser transformadas em condutas de caráter ético com efeitos estéticos no modo de conduzir-se do futuro professor de matemática.Truth games on the composition of a good mathematics teacher is a master dissertation which aims to discuss the relation between the mathematics students/trainee teachers and the pedagogical truths that constitute them as moral subjects. As research material, the students’ statements and writings from the teaching course in mathematics at UFRGS are analyzed, taken from Lenzi (2008) masters dissertation entitled "Practical learning in mathematics education: the constitution of the pedagogical practices of future math teachers." with a focus on teaching practice in the graduation course and that make evident the effects of the alliance between power and truth through pedagogical discourses in the constitution and regulation of pedagogical practices. The analysis of these statements and writings is made considering this subject as a discourse composition, through foucaultian clef, having the notion of truth games, over wittgensteinian concept of language games, as the main tool for a discourse analysis of the ways one says or sees him/herself as a good mathematics teacher in the university-school ambient and in the contemporary mathematical education. As compositional possibilities of an ethical mathematics teacher, it is discussed the ways in which prescriptions of moral character can be transformed in conducts of ethical character with esthetic effects in the way the math teacher to be can guide him/herself.application/pdfporProfessorFormaçãoMatemáticaJogosLinguagemÉticaMoralTeacher-education-mathematicsMathematical educationLanguage gamesTruth gamesSubjectMoralEthicsEstheticJogos de verdade na constituição do bom professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000817122.pdf.txt000817122.pdf.txtExtracted Texttext/plain257787http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36395/2/000817122.pdf.txt4e71f7fcf7613442b588a8641b2d48a0MD52ORIGINAL000817122.pdf000817122.pdfTexto completoapplication/pdf1635005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36395/1/000817122.pdfe853801c2c9d77a368b075549d59e930MD51THUMBNAIL000817122.pdf.jpg000817122.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36395/3/000817122.pdf.jpga49178250d9e3ab811fa9395df7969d0MD5310183/363952018-10-09 08:26:55.072oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36395Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:26:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Jogos de verdade na constituição do bom professor de matemática |
title |
Jogos de verdade na constituição do bom professor de matemática |
spellingShingle |
Jogos de verdade na constituição do bom professor de matemática Aurich, Grace da Ré Professor Formação Matemática Jogos Linguagem Ética Moral Teacher-education-mathematics Mathematical education Language games Truth games Subject Moral Ethics Esthetic |
title_short |
Jogos de verdade na constituição do bom professor de matemática |
title_full |
Jogos de verdade na constituição do bom professor de matemática |
title_fullStr |
Jogos de verdade na constituição do bom professor de matemática |
title_full_unstemmed |
Jogos de verdade na constituição do bom professor de matemática |
title_sort |
Jogos de verdade na constituição do bom professor de matemática |
author |
Aurich, Grace da Ré |
author_facet |
Aurich, Grace da Ré |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aurich, Grace da Ré |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
López Bello, Samuel Edmundo |
contributor_str_mv |
López Bello, Samuel Edmundo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Formação Matemática Jogos Linguagem Ética Moral |
topic |
Professor Formação Matemática Jogos Linguagem Ética Moral Teacher-education-mathematics Mathematical education Language games Truth games Subject Moral Ethics Esthetic |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher-education-mathematics Mathematical education Language games Truth games Subject Moral Ethics Esthetic |
description |
Jogos de verdade na constituição do bom professor de matemática é uma dissertação de mestrado que tem como objetivo de estudo discutir a relação estabelecida entre sujeitos licenciandos/estagiários de matemática e as verdades pedagógicas que os constituem como sujeitos morais. Como material investigativo, são tomados os ditos e os escritos de alunos do curso de licenciatura em matemática da UFRGS, capturados da dissertação de mestrado de Lenzi (2008), intitulada “Prática de ensino em educação matemática: a constituição das práticas pedagógicas de futuros professores de matemática”, com foco nos estágios de docência da formação inicial de professores e que evidencia os efeitos das relações de poder e verdade, através de discursos pedagógicos, na constituição e regulação de práticas pedagógicas. A análise desses ditos e escritos é realizada entendendo o sujeito como constituído discursivamente, através da clave foucaultiana, tendo a noção de jogos de verdade, perpassada pelo conceito wittgensteiniano de jogos de linguagem, como principal ferramenta para uma analítica discursiva dos modos de dizer-se e ver-se como bom professor de matemática, no espaço interinstitucional universidade-escola e na educação matemática contemporânea. Como possibilidades composicionais de um professor de matemática ético, são discutidas as maneiras pelas quais prescrições de caráter moral podem ser transformadas em condutas de caráter ético com efeitos estéticos no modo de conduzir-se do futuro professor de matemática. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-01-17T01:19:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/36395 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000817122 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/36395 |
identifier_str_mv |
000817122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36395/2/000817122.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36395/1/000817122.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36395/3/000817122.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4e71f7fcf7613442b588a8641b2d48a0 e853801c2c9d77a368b075549d59e930 a49178250d9e3ab811fa9395df7969d0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085219651289088 |