Proposta de sequência didática : ensino por investigação: alunos compreendem a importância da correta separação de lixo em suas residências?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257089 |
Resumo: | Separação de lixo é um tema essencial para o desenvolvimento de qualquer sociedade nos dias de hoje. Isso porque saber como separar o lixo corretamente é o primeiro passo para a destinação, a disposição e o tratamento adequado dos resíduos, que inclui reciclagem, incineração, entre outros. Poucos minutos de dedicação para a separação de lixo doméstico, hospitalar ou outro tipo de lixo podem evitar danos significativos às pessoas e ao ambiente; economizar energia, matéria-prima, água e espaço de aterros e lixões; e ainda gerar renda. O objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência didática, estruturada a partir dos três momentos pedagógicos e do ensino por investigação, que permitirá ao professor avaliar o comportamento dos alunos perante a separação do lixo doméstico. A abordagem propõe estratégias didáticas que propiciem a análise e compreensão dos conhecimentos e hábitos a respeito da produção e separação de resíduos domésticos dos alunos e seus familiares e se ocorreu uma possível mudança de comportamento dos estudantes e familiares como consequência da realização das atividades propostas. Como resultado essa atividade proporciona ao professor a possibilidade de vislumbrar a evolução e possíveis mudanças de comportamento dos estudantes perante as questões de consumismo, produção de resíduos, correto descarte e reutilização de materiais, que antes seriam desperdiçados. |
id |
UFRGS-2_d807360992197ef61b3c10408215e8fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257089 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Winter, Verônica XavierPavani, Daniela BorgesRockembach, Caroline Tuchtenhagen2023-04-14T03:28:26Z2021http://hdl.handle.net/10183/257089001166450Separação de lixo é um tema essencial para o desenvolvimento de qualquer sociedade nos dias de hoje. Isso porque saber como separar o lixo corretamente é o primeiro passo para a destinação, a disposição e o tratamento adequado dos resíduos, que inclui reciclagem, incineração, entre outros. Poucos minutos de dedicação para a separação de lixo doméstico, hospitalar ou outro tipo de lixo podem evitar danos significativos às pessoas e ao ambiente; economizar energia, matéria-prima, água e espaço de aterros e lixões; e ainda gerar renda. O objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência didática, estruturada a partir dos três momentos pedagógicos e do ensino por investigação, que permitirá ao professor avaliar o comportamento dos alunos perante a separação do lixo doméstico. A abordagem propõe estratégias didáticas que propiciem a análise e compreensão dos conhecimentos e hábitos a respeito da produção e separação de resíduos domésticos dos alunos e seus familiares e se ocorreu uma possível mudança de comportamento dos estudantes e familiares como consequência da realização das atividades propostas. Como resultado essa atividade proporciona ao professor a possibilidade de vislumbrar a evolução e possíveis mudanças de comportamento dos estudantes perante as questões de consumismo, produção de resíduos, correto descarte e reutilização de materiais, que antes seriam desperdiçados.Garbage separation is an essential theme for the development of any society nowadays. This is because knowing how to properly separate garbage is the first step towards the proper destination, disposal, and treatment of waste, which includes recycling, incineration, among others. A few minutes of dedication to sorting household, hospital or other waste can prevent significant damage to people and the environment; save energy, raw materials, water, and space in landfills and dumps; and still generate income. The objective of this work is to present a didactic sequence, structured from the three pedagogical moments and in the inquiry-based learning, which allows the teacher to assess the behavior of students when dealing with the separation of household waste. The approach proposes didactic strategies that provide the analysis and understanding of knowledge and habits regarding the production and separation of household waste and if there was a possible change in the behavior of students and families as a result of carrying out the proposed activities. As a result, this activity provides the teacher the possibility to see the evolution and possible changes in the behavior of students regarding issues of consumerism, waste production, correct disposal and reuse of materials that would otherwise be wasted.application/pdfporUso de resíduos sólidosResíduos sólidosGarbage separationDidatic sequenceGarbageProposta de sequência didática : ensino por investigação: alunos compreendem a importância da correta separação de lixo em suas residências?Teaching sequence proposal : teaching by research: can students correctly perform garbage separation in their residences?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166450.pdf.txt001166450.pdf.txtExtracted Texttext/plain38051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257089/2/001166450.pdf.txt8ddc7dd1a1fe1777aa8372eac6afe54aMD52ORIGINAL001166450.pdfTexto completoapplication/pdf382481http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257089/1/001166450.pdf9cc0ccb504af725b01b355460cb4ce57MD5110183/2570892023-08-03 03:35:08.580689oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257089Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:35:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta de sequência didática : ensino por investigação: alunos compreendem a importância da correta separação de lixo em suas residências? |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teaching sequence proposal : teaching by research: can students correctly perform garbage separation in their residences? |
title |
Proposta de sequência didática : ensino por investigação: alunos compreendem a importância da correta separação de lixo em suas residências? |
spellingShingle |
Proposta de sequência didática : ensino por investigação: alunos compreendem a importância da correta separação de lixo em suas residências? Winter, Verônica Xavier Uso de resíduos sólidos Resíduos sólidos Garbage separation Didatic sequence Garbage |
title_short |
Proposta de sequência didática : ensino por investigação: alunos compreendem a importância da correta separação de lixo em suas residências? |
title_full |
Proposta de sequência didática : ensino por investigação: alunos compreendem a importância da correta separação de lixo em suas residências? |
title_fullStr |
Proposta de sequência didática : ensino por investigação: alunos compreendem a importância da correta separação de lixo em suas residências? |
title_full_unstemmed |
Proposta de sequência didática : ensino por investigação: alunos compreendem a importância da correta separação de lixo em suas residências? |
title_sort |
Proposta de sequência didática : ensino por investigação: alunos compreendem a importância da correta separação de lixo em suas residências? |
author |
Winter, Verônica Xavier |
author_facet |
Winter, Verônica Xavier |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Winter, Verônica Xavier |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pavani, Daniela Borges |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Rockembach, Caroline Tuchtenhagen |
contributor_str_mv |
Pavani, Daniela Borges Rockembach, Caroline Tuchtenhagen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Uso de resíduos sólidos Resíduos sólidos |
topic |
Uso de resíduos sólidos Resíduos sólidos Garbage separation Didatic sequence Garbage |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Garbage separation Didatic sequence Garbage |
description |
Separação de lixo é um tema essencial para o desenvolvimento de qualquer sociedade nos dias de hoje. Isso porque saber como separar o lixo corretamente é o primeiro passo para a destinação, a disposição e o tratamento adequado dos resíduos, que inclui reciclagem, incineração, entre outros. Poucos minutos de dedicação para a separação de lixo doméstico, hospitalar ou outro tipo de lixo podem evitar danos significativos às pessoas e ao ambiente; economizar energia, matéria-prima, água e espaço de aterros e lixões; e ainda gerar renda. O objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência didática, estruturada a partir dos três momentos pedagógicos e do ensino por investigação, que permitirá ao professor avaliar o comportamento dos alunos perante a separação do lixo doméstico. A abordagem propõe estratégias didáticas que propiciem a análise e compreensão dos conhecimentos e hábitos a respeito da produção e separação de resíduos domésticos dos alunos e seus familiares e se ocorreu uma possível mudança de comportamento dos estudantes e familiares como consequência da realização das atividades propostas. Como resultado essa atividade proporciona ao professor a possibilidade de vislumbrar a evolução e possíveis mudanças de comportamento dos estudantes perante as questões de consumismo, produção de resíduos, correto descarte e reutilização de materiais, que antes seriam desperdiçados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-14T03:28:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/257089 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001166450 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/257089 |
identifier_str_mv |
001166450 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257089/2/001166450.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257089/1/001166450.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8ddc7dd1a1fe1777aa8372eac6afe54a 9cc0ccb504af725b01b355460cb4ce57 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224657646387200 |