Utilização do GeoGebra na resolução de problemas físicos : uma possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/170028 |
Resumo: | Este artigo discute a abordagem da Lei de Resfriamento de Newton como possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação Básica. Propomos que os alunos desenvolvam modelos que não estariam ao seu alcance, em função dos sofisticados conhecimentos matemáticos que exigem, valendo-se de recursos da Modelagem Matemática e auxiliados pelo software GeoGebra. Aliando o uso da tecnologia ao ensino da álgebra, baseando-nos em bibliografias que apoiam esta associação, apresentamos como sugestão uma atividade experimentada no primeiro ano do Ensino Médio onde abordamos o ensino de funções. Nela apontamos que a adoção de uma metodologia apoiada por recursos tecnológicos pode colaborar no desenvolvimento de habilidades inerentes ao pensamento matemático, tais como: estabelecer relações, fazer conjecturas, realizar aproximações, previsões e resolver problemas. |
id |
UFRGS-2_d8908c92e70e2295082dd21da3adc43c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170028 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, Tiago VencatoDoering, Luisa RodriguezBartz, Mauro Dinael Beilfuss2017-11-04T02:30:52Z20171517-6312http://hdl.handle.net/10183/170028001048127Este artigo discute a abordagem da Lei de Resfriamento de Newton como possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação Básica. Propomos que os alunos desenvolvam modelos que não estariam ao seu alcance, em função dos sofisticados conhecimentos matemáticos que exigem, valendo-se de recursos da Modelagem Matemática e auxiliados pelo software GeoGebra. Aliando o uso da tecnologia ao ensino da álgebra, baseando-nos em bibliografias que apoiam esta associação, apresentamos como sugestão uma atividade experimentada no primeiro ano do Ensino Médio onde abordamos o ensino de funções. Nela apontamos que a adoção de uma metodologia apoiada por recursos tecnológicos pode colaborar no desenvolvimento de habilidades inerentes ao pensamento matemático, tais como: estabelecer relações, fazer conjecturas, realizar aproximações, previsões e resolver problemas.This article discusses the use of the software GeoGebra as one more resource for the teacher develop works with mathematical modeling in basic education. Its use permits that the pupils make determinated models which they could not do without GeoGebra, because of the sophisticated knowledge required when there’s no technological aid. Adding technology to the teaching of algebra (with bibliographic references) we present, as an example of this, a little work done in the basic education. With such experience we would like to show that the adoption of a methodology supported by technological resources has facilitated the development of many inherent abilities to the mathematic thought, such as: doing relations, conjectures, making approaches and previsions. All of this in order of solving mathematic problems.application/pdfporThema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 14, n. 2 (2017), p. 225-235GeoGebra : SoftwareModelagem matemáticaEducação básicaMathematical modelingFunctionsGeoGebraUtilização do GeoGebra na resolução de problemas físicos : uma possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação BásicaUsing GeoGebra to troubleshoot physics : a possibility for Mathematical Modeling in Education Basicinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001048127.pdf001048127.pdfTexto completoapplication/pdf727591http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170028/1/001048127.pdf379d930023cef2e1e3d3f0b3cf1b67e5MD51TEXT001048127.pdf.txt001048127.pdf.txtExtracted Texttext/plain24352http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170028/2/001048127.pdf.txt1188ffeab2b0c3f2e581f042a0ec305aMD52THUMBNAIL001048127.pdf.jpg001048127.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1886http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170028/3/001048127.pdf.jpgb77909a02d0eebfb9cc1a7bb1be43001MD5310183/1700282018-10-30 08:06:06.064oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170028Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:06:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Utilização do GeoGebra na resolução de problemas físicos : uma possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação Básica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Using GeoGebra to troubleshoot physics : a possibility for Mathematical Modeling in Education Basic |
title |
Utilização do GeoGebra na resolução de problemas físicos : uma possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação Básica |
spellingShingle |
Utilização do GeoGebra na resolução de problemas físicos : uma possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação Básica Martins, Tiago Vencato GeoGebra : Software Modelagem matemática Educação básica Mathematical modeling Functions GeoGebra |
title_short |
Utilização do GeoGebra na resolução de problemas físicos : uma possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação Básica |
title_full |
Utilização do GeoGebra na resolução de problemas físicos : uma possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação Básica |
title_fullStr |
Utilização do GeoGebra na resolução de problemas físicos : uma possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação Básica |
title_full_unstemmed |
Utilização do GeoGebra na resolução de problemas físicos : uma possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação Básica |
title_sort |
Utilização do GeoGebra na resolução de problemas físicos : uma possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação Básica |
author |
Martins, Tiago Vencato |
author_facet |
Martins, Tiago Vencato Doering, Luisa Rodriguez Bartz, Mauro Dinael Beilfuss |
author_role |
author |
author2 |
Doering, Luisa Rodriguez Bartz, Mauro Dinael Beilfuss |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Tiago Vencato Doering, Luisa Rodriguez Bartz, Mauro Dinael Beilfuss |
dc.subject.por.fl_str_mv |
GeoGebra : Software Modelagem matemática Educação básica |
topic |
GeoGebra : Software Modelagem matemática Educação básica Mathematical modeling Functions GeoGebra |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematical modeling Functions GeoGebra |
description |
Este artigo discute a abordagem da Lei de Resfriamento de Newton como possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação Básica. Propomos que os alunos desenvolvam modelos que não estariam ao seu alcance, em função dos sofisticados conhecimentos matemáticos que exigem, valendo-se de recursos da Modelagem Matemática e auxiliados pelo software GeoGebra. Aliando o uso da tecnologia ao ensino da álgebra, baseando-nos em bibliografias que apoiam esta associação, apresentamos como sugestão uma atividade experimentada no primeiro ano do Ensino Médio onde abordamos o ensino de funções. Nela apontamos que a adoção de uma metodologia apoiada por recursos tecnológicos pode colaborar no desenvolvimento de habilidades inerentes ao pensamento matemático, tais como: estabelecer relações, fazer conjecturas, realizar aproximações, previsões e resolver problemas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-11-04T02:30:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/170028 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1517-6312 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001048127 |
identifier_str_mv |
1517-6312 001048127 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/170028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Thema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 14, n. 2 (2017), p. 225-235 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170028/1/001048127.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170028/2/001048127.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170028/3/001048127.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
379d930023cef2e1e3d3f0b3cf1b67e5 1188ffeab2b0c3f2e581f042a0ec305a b77909a02d0eebfb9cc1a7bb1be43001 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447647841943552 |