Utilização do GeoGebra na resolução de problemas físicos : uma possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Tiago Vencato
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Doering, Luisa Rodriguez, Bartz, Mauro Dinael Beilfuss
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170028
Resumo: Este artigo discute a abordagem da Lei de Resfriamento de Newton como possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação Básica. Propomos que os alunos desenvolvam modelos que não estariam ao seu alcance, em função dos sofisticados conhecimentos matemáticos que exigem, valendo-se de recursos da Modelagem Matemática e auxiliados pelo software GeoGebra. Aliando o uso da tecnologia ao ensino da álgebra, baseando-nos em bibliografias que apoiam esta associação, apresentamos como sugestão uma atividade experimentada no primeiro ano do Ensino Médio onde abordamos o ensino de funções. Nela apontamos que a adoção de uma metodologia apoiada por recursos tecnológicos pode colaborar no desenvolvimento de habilidades inerentes ao pensamento matemático, tais como: estabelecer relações, fazer conjecturas, realizar aproximações, previsões e resolver problemas.
id UFRGS-2_d8908c92e70e2295082dd21da3adc43c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170028
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martins, Tiago VencatoDoering, Luisa RodriguezBartz, Mauro Dinael Beilfuss2017-11-04T02:30:52Z20171517-6312http://hdl.handle.net/10183/170028001048127Este artigo discute a abordagem da Lei de Resfriamento de Newton como possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação Básica. Propomos que os alunos desenvolvam modelos que não estariam ao seu alcance, em função dos sofisticados conhecimentos matemáticos que exigem, valendo-se de recursos da Modelagem Matemática e auxiliados pelo software GeoGebra. Aliando o uso da tecnologia ao ensino da álgebra, baseando-nos em bibliografias que apoiam esta associação, apresentamos como sugestão uma atividade experimentada no primeiro ano do Ensino Médio onde abordamos o ensino de funções. Nela apontamos que a adoção de uma metodologia apoiada por recursos tecnológicos pode colaborar no desenvolvimento de habilidades inerentes ao pensamento matemático, tais como: estabelecer relações, fazer conjecturas, realizar aproximações, previsões e resolver problemas.This article discusses the use of the software GeoGebra as one more resource for the teacher develop works with mathematical modeling in basic education. Its use permits that the pupils make determinated models which they could not do without GeoGebra, because of the sophisticated knowledge required when there’s no technological aid. Adding technology to the teaching of algebra (with bibliographic references) we present, as an example of this, a little work done in the basic education. With such experience we would like to show that the adoption of a methodology supported by technological resources has facilitated the development of many inherent abilities to the mathematic thought, such as: doing relations, conjectures, making approaches and previsions. All of this in order of solving mathematic problems.application/pdfporThema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 14, n. 2 (2017), p. 225-235GeoGebra : SoftwareModelagem matemáticaEducação básicaMathematical modelingFunctionsGeoGebraUtilização do GeoGebra na resolução de problemas físicos : uma possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação BásicaUsing GeoGebra to troubleshoot physics : a possibility for Mathematical Modeling in Education Basicinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001048127.pdf001048127.pdfTexto completoapplication/pdf727591http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170028/1/001048127.pdf379d930023cef2e1e3d3f0b3cf1b67e5MD51TEXT001048127.pdf.txt001048127.pdf.txtExtracted Texttext/plain24352http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170028/2/001048127.pdf.txt1188ffeab2b0c3f2e581f042a0ec305aMD52THUMBNAIL001048127.pdf.jpg001048127.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1886http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170028/3/001048127.pdf.jpgb77909a02d0eebfb9cc1a7bb1be43001MD5310183/1700282018-10-30 08:06:06.064oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170028Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:06:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Utilização do GeoGebra na resolução de problemas físicos : uma possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação Básica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Using GeoGebra to troubleshoot physics : a possibility for Mathematical Modeling in Education Basic
title Utilização do GeoGebra na resolução de problemas físicos : uma possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação Básica
spellingShingle Utilização do GeoGebra na resolução de problemas físicos : uma possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação Básica
Martins, Tiago Vencato
GeoGebra : Software
Modelagem matemática
Educação básica
Mathematical modeling
Functions
GeoGebra
title_short Utilização do GeoGebra na resolução de problemas físicos : uma possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação Básica
title_full Utilização do GeoGebra na resolução de problemas físicos : uma possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação Básica
title_fullStr Utilização do GeoGebra na resolução de problemas físicos : uma possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação Básica
title_full_unstemmed Utilização do GeoGebra na resolução de problemas físicos : uma possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação Básica
title_sort Utilização do GeoGebra na resolução de problemas físicos : uma possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação Básica
author Martins, Tiago Vencato
author_facet Martins, Tiago Vencato
Doering, Luisa Rodriguez
Bartz, Mauro Dinael Beilfuss
author_role author
author2 Doering, Luisa Rodriguez
Bartz, Mauro Dinael Beilfuss
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Tiago Vencato
Doering, Luisa Rodriguez
Bartz, Mauro Dinael Beilfuss
dc.subject.por.fl_str_mv GeoGebra : Software
Modelagem matemática
Educação básica
topic GeoGebra : Software
Modelagem matemática
Educação básica
Mathematical modeling
Functions
GeoGebra
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematical modeling
Functions
GeoGebra
description Este artigo discute a abordagem da Lei de Resfriamento de Newton como possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação Básica. Propomos que os alunos desenvolvam modelos que não estariam ao seu alcance, em função dos sofisticados conhecimentos matemáticos que exigem, valendo-se de recursos da Modelagem Matemática e auxiliados pelo software GeoGebra. Aliando o uso da tecnologia ao ensino da álgebra, baseando-nos em bibliografias que apoiam esta associação, apresentamos como sugestão uma atividade experimentada no primeiro ano do Ensino Médio onde abordamos o ensino de funções. Nela apontamos que a adoção de uma metodologia apoiada por recursos tecnológicos pode colaborar no desenvolvimento de habilidades inerentes ao pensamento matemático, tais como: estabelecer relações, fazer conjecturas, realizar aproximações, previsões e resolver problemas.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-04T02:30:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/170028
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-6312
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001048127
identifier_str_mv 1517-6312
001048127
url http://hdl.handle.net/10183/170028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Thema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 14, n. 2 (2017), p. 225-235
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170028/1/001048127.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170028/2/001048127.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170028/3/001048127.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 379d930023cef2e1e3d3f0b3cf1b67e5
1188ffeab2b0c3f2e581f042a0ec305a
b77909a02d0eebfb9cc1a7bb1be43001
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447647841943552