A educação permanente : dispositivo para a atenção psicossocial na Estratégia Saúde da Família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Camila Coelho de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/24876
Resumo: Este é um estudo qualitativo do tipo estudo de caso, vinculado à pesquisa “Ações de Saúde Mental da Estratégia de Saúde da Família: um estudo avaliativo, em que se estuda a Reforma Psiquiátrica que propõe uma mudança de paradigma em saúde mental, em que o sujeito com transtorno psiquiátrico deve ser atendido no território e inserido em uma rede social. O encontro entre a saúde mental e a atenção básica, por meio da ESF, pode auxiliar o indivíduo com transtorno mental em sua reinserção social na comunidade. O objetivo do estudo é o de analisar a educação permanente na ESF como dispositivo para a atenção psicossocial a partir da perspectiva dos profissionais. As informações foram coletadas mediante o registro de entrevistas semiestruturadas com os 14 profissionais de 2 equipes da ESF, no ano de 2008. Da análise emergiram três categorias empíricas: a) necessidade da educação permanente em saúde mental; b) dificuldades para realizar o cuidado em saúde mental; c) o trabalho na ESF e a educação permanente em saúde mental. Os resultados revelam a necessidade de educação permanente, pois prevalece a orientação do modelo biomédico nas ações de saúde mental, e o preconceito sobre transtornos psiquiátricos. Conclui-se, a partir da análise dos dados, que a educação permanente é um dispositivo que pode propiciar a transformação do processo de trabalho dos profissionais da ESF, para que ocorra o avanço do modelo psicossocial, fortalecendo ações de atenção psicossocial no espaço do território.
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