A defasagem do desenvolvimento das habilidades socioemocionais na educação do Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/116207 |
Resumo: | A qualidade da educação sempre tem levantado controvérsias entre as diferentes linhas de pensamento. Este trabalho tratará do enfoque não cognitivo e suas implicações na educação brasileira. Na primeira parte se trata da discussão das diferentes teorias da economia sobre a educação e suas implicações nas habilidades não cognitivas. A segunda parte procura traçar uma linha histórica da educação brasileira e como decorreram as políticas públicas de educação nos diferentes períodos. A terceira parte dedica-se a discussão do atual modelo de monitoramento da educação e o enfoque alternativo de avaliação não cognitiva. |
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Uranga, Paulo Ricardo RiccoComim, Flavio Vasconcellos2015-05-14T02:00:52Z2014http://hdl.handle.net/10183/116207000954642A qualidade da educação sempre tem levantado controvérsias entre as diferentes linhas de pensamento. Este trabalho tratará do enfoque não cognitivo e suas implicações na educação brasileira. Na primeira parte se trata da discussão das diferentes teorias da economia sobre a educação e suas implicações nas habilidades não cognitivas. A segunda parte procura traçar uma linha histórica da educação brasileira e como decorreram as políticas públicas de educação nos diferentes períodos. A terceira parte dedica-se a discussão do atual modelo de monitoramento da educação e o enfoque alternativo de avaliação não cognitiva.The quality of education has always raised controversy between the different lines of thought. The present work will consider the non cognitive approach and its implications in Brazilian education. In the first part of this work it comes to the discussion of the different theories of the economy about the education and its implications on non-cognitive skills. The second part delineate a historical line of Brazilian education and how the public education policies were conducted in different periods. The third part is dedicated to discussion of the current education monitoring model and the alternative approach of non-cognitive evaluation.application/pdfporEconomiaEducationQuality of educationCapabilityNon-cognitive skillsEducation evaluationHeckmanNussbaumA defasagem do desenvolvimento das habilidades socioemocionais na educação do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2014Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000954642.pdf000954642.pdfTexto completoapplication/pdf1374014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116207/1/000954642.pdf1afd7c9653c39ac0d04ddcb341d67794MD51TEXT000954642.pdf.txt000954642.pdf.txtExtracted Texttext/plain183940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116207/2/000954642.pdf.txtafbe45aa3a270c83f7106d0beeee0497MD52THUMBNAIL000954642.pdf.jpg000954642.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116207/3/000954642.pdf.jpgf132e656b714020c618f347c967664dbMD5310183/1162072018-10-22 08:05:46.006oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116207Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:05:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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