A defasagem do desenvolvimento das habilidades socioemocionais na educação do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uranga, Paulo Ricardo Ricco
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/116207
Resumo: A qualidade da educação sempre tem levantado controvérsias entre as diferentes linhas de pensamento. Este trabalho tratará do enfoque não cognitivo e suas implicações na educação brasileira. Na primeira parte se trata da discussão das diferentes teorias da economia sobre a educação e suas implicações nas habilidades não cognitivas. A segunda parte procura traçar uma linha histórica da educação brasileira e como decorreram as políticas públicas de educação nos diferentes períodos. A terceira parte dedica-se a discussão do atual modelo de monitoramento da educação e o enfoque alternativo de avaliação não cognitiva.
id UFRGS-2_da79d89ed0d4a5b28f7898c6453539d2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116207
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Uranga, Paulo Ricardo RiccoComim, Flavio Vasconcellos2015-05-14T02:00:52Z2014http://hdl.handle.net/10183/116207000954642A qualidade da educação sempre tem levantado controvérsias entre as diferentes linhas de pensamento. Este trabalho tratará do enfoque não cognitivo e suas implicações na educação brasileira. Na primeira parte se trata da discussão das diferentes teorias da economia sobre a educação e suas implicações nas habilidades não cognitivas. A segunda parte procura traçar uma linha histórica da educação brasileira e como decorreram as políticas públicas de educação nos diferentes períodos. A terceira parte dedica-se a discussão do atual modelo de monitoramento da educação e o enfoque alternativo de avaliação não cognitiva.The quality of education has always raised controversy between the different lines of thought. The present work will consider the non cognitive approach and its implications in Brazilian education. In the first part of this work it comes to the discussion of the different theories of the economy about the education and its implications on non-cognitive skills. The second part delineate a historical line of Brazilian education and how the public education policies were conducted in different periods. The third part is dedicated to discussion of the current education monitoring model and the alternative approach of non-cognitive evaluation.application/pdfporEconomiaEducationQuality of educationCapabilityNon-cognitive skillsEducation evaluationHeckmanNussbaumA defasagem do desenvolvimento das habilidades socioemocionais na educação do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2014Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000954642.pdf000954642.pdfTexto completoapplication/pdf1374014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116207/1/000954642.pdf1afd7c9653c39ac0d04ddcb341d67794MD51TEXT000954642.pdf.txt000954642.pdf.txtExtracted Texttext/plain183940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116207/2/000954642.pdf.txtafbe45aa3a270c83f7106d0beeee0497MD52THUMBNAIL000954642.pdf.jpg000954642.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116207/3/000954642.pdf.jpgf132e656b714020c618f347c967664dbMD5310183/1162072018-10-22 08:05:46.006oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116207Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:05:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A defasagem do desenvolvimento das habilidades socioemocionais na educação do Brasil
title A defasagem do desenvolvimento das habilidades socioemocionais na educação do Brasil
spellingShingle A defasagem do desenvolvimento das habilidades socioemocionais na educação do Brasil
Uranga, Paulo Ricardo Ricco
Economia
Education
Quality of education
Capability
Non-cognitive skills
Education evaluation
Heckman
Nussbaum
title_short A defasagem do desenvolvimento das habilidades socioemocionais na educação do Brasil
title_full A defasagem do desenvolvimento das habilidades socioemocionais na educação do Brasil
title_fullStr A defasagem do desenvolvimento das habilidades socioemocionais na educação do Brasil
title_full_unstemmed A defasagem do desenvolvimento das habilidades socioemocionais na educação do Brasil
title_sort A defasagem do desenvolvimento das habilidades socioemocionais na educação do Brasil
author Uranga, Paulo Ricardo Ricco
author_facet Uranga, Paulo Ricardo Ricco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Uranga, Paulo Ricardo Ricco
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Comim, Flavio Vasconcellos
contributor_str_mv Comim, Flavio Vasconcellos
dc.subject.por.fl_str_mv Economia
topic Economia
Education
Quality of education
Capability
Non-cognitive skills
Education evaluation
Heckman
Nussbaum
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Quality of education
Capability
Non-cognitive skills
Education evaluation
Heckman
Nussbaum
description A qualidade da educação sempre tem levantado controvérsias entre as diferentes linhas de pensamento. Este trabalho tratará do enfoque não cognitivo e suas implicações na educação brasileira. Na primeira parte se trata da discussão das diferentes teorias da economia sobre a educação e suas implicações nas habilidades não cognitivas. A segunda parte procura traçar uma linha histórica da educação brasileira e como decorreram as políticas públicas de educação nos diferentes períodos. A terceira parte dedica-se a discussão do atual modelo de monitoramento da educação e o enfoque alternativo de avaliação não cognitiva.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-14T02:00:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/116207
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000954642
url http://hdl.handle.net/10183/116207
identifier_str_mv 000954642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116207/1/000954642.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116207/2/000954642.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116207/3/000954642.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1afd7c9653c39ac0d04ddcb341d67794
afbe45aa3a270c83f7106d0beeee0497
f132e656b714020c618f347c967664db
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224485157732352