Construção, movimento e registro : autoformação através da produção audiovisual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232599 |
Resumo: | O presente trabalho resulta de um projeto de arte audiovisual para o Ensino Médio durante a graduação de licenciatura em artes visuais. O processo aqui registrado entre uma proposição de cinema na sala de aula e uma adaptação para o estágio de docência no formato remoto estabelece a intenção primeira de explorar a experimentação fílmica com adolescentes. Considerando o amplo acesso recente a conteúdos audiovisuais diversos por meio de mídias digitais, trago neste trabalho de conclusão descrições das etapas de um pequeno projeto de ensino de cinema experimental. Apresento também relatos e impressões a respeito da execução real da proposta através de uma tutoria do Estágio Curricular Supervisionado de etapa três, modalidade adaptada em razão dos efeitos sociais da pandemia de COVID-19. Com isso, contextualizo o processo de desenvolvimento fílmico na escola, trazendo aspectos formativos de estudantes na fase da adolescência. |
id |
UFRGS-2_db559057fa6c750a77a67df55b86f731 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232599 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Gabriel Talian daRosa, Aline Nunes da2021-12-04T04:58:31Z2021http://hdl.handle.net/10183/232599001134491O presente trabalho resulta de um projeto de arte audiovisual para o Ensino Médio durante a graduação de licenciatura em artes visuais. O processo aqui registrado entre uma proposição de cinema na sala de aula e uma adaptação para o estágio de docência no formato remoto estabelece a intenção primeira de explorar a experimentação fílmica com adolescentes. Considerando o amplo acesso recente a conteúdos audiovisuais diversos por meio de mídias digitais, trago neste trabalho de conclusão descrições das etapas de um pequeno projeto de ensino de cinema experimental. Apresento também relatos e impressões a respeito da execução real da proposta através de uma tutoria do Estágio Curricular Supervisionado de etapa três, modalidade adaptada em razão dos efeitos sociais da pandemia de COVID-19. Com isso, contextualizo o processo de desenvolvimento fílmico na escola, trazendo aspectos formativos de estudantes na fase da adolescência.application/pdfporAdolescênciaAudiovisualArtes visuais : EnsinoEstágio supervisionadoConstrução, movimento e registro : autoformação através da produção audiovisualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2021Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134491.pdf.txt001134491.pdf.txtExtracted Texttext/plain78319http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232599/2/001134491.pdf.txt4a20eaecba860d42d0df6a22ea91225eMD52ORIGINAL001134491.pdfTexto completoapplication/pdf1571681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232599/1/001134491.pdf2064929b8cb61486cb2e9e2aca35331aMD5110183/2325992023-05-05 03:22:00.879047oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232599Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-05-05T06:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Construção, movimento e registro : autoformação através da produção audiovisual |
title |
Construção, movimento e registro : autoformação através da produção audiovisual |
spellingShingle |
Construção, movimento e registro : autoformação através da produção audiovisual Silva, Gabriel Talian da Adolescência Audiovisual Artes visuais : Ensino Estágio supervisionado |
title_short |
Construção, movimento e registro : autoformação através da produção audiovisual |
title_full |
Construção, movimento e registro : autoformação através da produção audiovisual |
title_fullStr |
Construção, movimento e registro : autoformação através da produção audiovisual |
title_full_unstemmed |
Construção, movimento e registro : autoformação através da produção audiovisual |
title_sort |
Construção, movimento e registro : autoformação através da produção audiovisual |
author |
Silva, Gabriel Talian da |
author_facet |
Silva, Gabriel Talian da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gabriel Talian da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rosa, Aline Nunes da |
contributor_str_mv |
Rosa, Aline Nunes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescência Audiovisual Artes visuais : Ensino Estágio supervisionado |
topic |
Adolescência Audiovisual Artes visuais : Ensino Estágio supervisionado |
description |
O presente trabalho resulta de um projeto de arte audiovisual para o Ensino Médio durante a graduação de licenciatura em artes visuais. O processo aqui registrado entre uma proposição de cinema na sala de aula e uma adaptação para o estágio de docência no formato remoto estabelece a intenção primeira de explorar a experimentação fílmica com adolescentes. Considerando o amplo acesso recente a conteúdos audiovisuais diversos por meio de mídias digitais, trago neste trabalho de conclusão descrições das etapas de um pequeno projeto de ensino de cinema experimental. Apresento também relatos e impressões a respeito da execução real da proposta através de uma tutoria do Estágio Curricular Supervisionado de etapa três, modalidade adaptada em razão dos efeitos sociais da pandemia de COVID-19. Com isso, contextualizo o processo de desenvolvimento fílmico na escola, trazendo aspectos formativos de estudantes na fase da adolescência. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-04T04:58:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/232599 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001134491 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/232599 |
identifier_str_mv |
001134491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232599/2/001134491.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232599/1/001134491.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4a20eaecba860d42d0df6a22ea91225e 2064929b8cb61486cb2e9e2aca35331a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724702724980736 |