Dilemas do audiovisual na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lauda, Bolívar Andrade
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/171231
Resumo: O presente trabalho apresenta o registro da imersão de um professor estagiário com experiência profissional no mercado audiovisual dentro do universo escolar, experimentando durante esse curto período, as responsabilidades, dificuldades, alegrias e frustrações da vida docente. Com a popularização das mídias digitais devemos considerar os meios audiovisuais como importantes ferramentas de comunicação e difusão de ideias consolidadas e em constante evolução. Grande parte dos conteúdos audiovisuais é acessível aos estudantes que frequentam as redes escolares através da internet e dispositivos móveis. Contudo, é importante ter em mente que o acesso desses jovens à tecnologia não se traduz diretamente na garantia de conhecimento técnico a partir de sua utilização cotidiana, como muitos poderiam supor. Muito menos em desenvolvimento de senso crítico frente à diversidade de possibilidades e informações presentes neste meio. Partindo destas premissas, me propus a trabalhar com o audiovisual em sala de aula, tendo como base seu planejamento e construção básicos. A importância deste trabalho reside na busca de um processo de desmitificação da criação das peças fílmicas a partir de um projeto que visa propor conteúdos relativos à alfabetização audiovisual em uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental. Busquei trabalhar o audiovisual na escola a partir de um viés crítico, procurando ensinar suas técnicas básicas de construção de modo a viabilizar autonomia de criação dos estudantes, tendo como objetivo final a produção de uma história original.
id UFRGS-2_9e5269b8779c05fbb54904f427ecca75
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171231
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lauda, Bolívar AndradeZordan, Paola2017-12-15T02:24:11Z2017http://hdl.handle.net/10183/171231001054769O presente trabalho apresenta o registro da imersão de um professor estagiário com experiência profissional no mercado audiovisual dentro do universo escolar, experimentando durante esse curto período, as responsabilidades, dificuldades, alegrias e frustrações da vida docente. Com a popularização das mídias digitais devemos considerar os meios audiovisuais como importantes ferramentas de comunicação e difusão de ideias consolidadas e em constante evolução. Grande parte dos conteúdos audiovisuais é acessível aos estudantes que frequentam as redes escolares através da internet e dispositivos móveis. Contudo, é importante ter em mente que o acesso desses jovens à tecnologia não se traduz diretamente na garantia de conhecimento técnico a partir de sua utilização cotidiana, como muitos poderiam supor. Muito menos em desenvolvimento de senso crítico frente à diversidade de possibilidades e informações presentes neste meio. Partindo destas premissas, me propus a trabalhar com o audiovisual em sala de aula, tendo como base seu planejamento e construção básicos. A importância deste trabalho reside na busca de um processo de desmitificação da criação das peças fílmicas a partir de um projeto que visa propor conteúdos relativos à alfabetização audiovisual em uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental. Busquei trabalhar o audiovisual na escola a partir de um viés crítico, procurando ensinar suas técnicas básicas de construção de modo a viabilizar autonomia de criação dos estudantes, tendo como objetivo final a produção de uma história original.application/pdfporProfessorPrática pedagógicaArtes visuais : EnsinoAudiovisualDilemas do audiovisual na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2017Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001054769.pdf001054769.pdfTexto completoapplication/pdf1731210http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171231/1/001054769.pdf0dcdda544176342fa58f430cdc90d640MD51TEXT001054769.pdf.txt001054769.pdf.txtExtracted Texttext/plain135611http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171231/2/001054769.pdf.txtc835a053bd3fcae8802e6974bd0275e6MD52THUMBNAIL001054769.pdf.jpg001054769.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1071http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171231/3/001054769.pdf.jpg2ff010bfed66d522b703b76dd610c7eaMD5310183/1712312018-10-09 09:08:02.184oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171231Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:08:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dilemas do audiovisual na escola
title Dilemas do audiovisual na escola
spellingShingle Dilemas do audiovisual na escola
Lauda, Bolívar Andrade
Professor
Prática pedagógica
Artes visuais : Ensino
Audiovisual
title_short Dilemas do audiovisual na escola
title_full Dilemas do audiovisual na escola
title_fullStr Dilemas do audiovisual na escola
title_full_unstemmed Dilemas do audiovisual na escola
title_sort Dilemas do audiovisual na escola
author Lauda, Bolívar Andrade
author_facet Lauda, Bolívar Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lauda, Bolívar Andrade
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zordan, Paola
contributor_str_mv Zordan, Paola
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Prática pedagógica
Artes visuais : Ensino
Audiovisual
topic Professor
Prática pedagógica
Artes visuais : Ensino
Audiovisual
description O presente trabalho apresenta o registro da imersão de um professor estagiário com experiência profissional no mercado audiovisual dentro do universo escolar, experimentando durante esse curto período, as responsabilidades, dificuldades, alegrias e frustrações da vida docente. Com a popularização das mídias digitais devemos considerar os meios audiovisuais como importantes ferramentas de comunicação e difusão de ideias consolidadas e em constante evolução. Grande parte dos conteúdos audiovisuais é acessível aos estudantes que frequentam as redes escolares através da internet e dispositivos móveis. Contudo, é importante ter em mente que o acesso desses jovens à tecnologia não se traduz diretamente na garantia de conhecimento técnico a partir de sua utilização cotidiana, como muitos poderiam supor. Muito menos em desenvolvimento de senso crítico frente à diversidade de possibilidades e informações presentes neste meio. Partindo destas premissas, me propus a trabalhar com o audiovisual em sala de aula, tendo como base seu planejamento e construção básicos. A importância deste trabalho reside na busca de um processo de desmitificação da criação das peças fílmicas a partir de um projeto que visa propor conteúdos relativos à alfabetização audiovisual em uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental. Busquei trabalhar o audiovisual na escola a partir de um viés crítico, procurando ensinar suas técnicas básicas de construção de modo a viabilizar autonomia de criação dos estudantes, tendo como objetivo final a produção de uma história original.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-15T02:24:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/171231
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001054769
url http://hdl.handle.net/10183/171231
identifier_str_mv 001054769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171231/1/001054769.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171231/2/001054769.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171231/3/001054769.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0dcdda544176342fa58f430cdc90d640
c835a053bd3fcae8802e6974bd0275e6
2ff010bfed66d522b703b76dd610c7ea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224541759864832