Dilemas do audiovisual na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/171231 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta o registro da imersão de um professor estagiário com experiência profissional no mercado audiovisual dentro do universo escolar, experimentando durante esse curto período, as responsabilidades, dificuldades, alegrias e frustrações da vida docente. Com a popularização das mídias digitais devemos considerar os meios audiovisuais como importantes ferramentas de comunicação e difusão de ideias consolidadas e em constante evolução. Grande parte dos conteúdos audiovisuais é acessível aos estudantes que frequentam as redes escolares através da internet e dispositivos móveis. Contudo, é importante ter em mente que o acesso desses jovens à tecnologia não se traduz diretamente na garantia de conhecimento técnico a partir de sua utilização cotidiana, como muitos poderiam supor. Muito menos em desenvolvimento de senso crítico frente à diversidade de possibilidades e informações presentes neste meio. Partindo destas premissas, me propus a trabalhar com o audiovisual em sala de aula, tendo como base seu planejamento e construção básicos. A importância deste trabalho reside na busca de um processo de desmitificação da criação das peças fílmicas a partir de um projeto que visa propor conteúdos relativos à alfabetização audiovisual em uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental. Busquei trabalhar o audiovisual na escola a partir de um viés crítico, procurando ensinar suas técnicas básicas de construção de modo a viabilizar autonomia de criação dos estudantes, tendo como objetivo final a produção de uma história original. |
id |
UFRGS-2_9e5269b8779c05fbb54904f427ecca75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171231 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lauda, Bolívar AndradeZordan, Paola2017-12-15T02:24:11Z2017http://hdl.handle.net/10183/171231001054769O presente trabalho apresenta o registro da imersão de um professor estagiário com experiência profissional no mercado audiovisual dentro do universo escolar, experimentando durante esse curto período, as responsabilidades, dificuldades, alegrias e frustrações da vida docente. Com a popularização das mídias digitais devemos considerar os meios audiovisuais como importantes ferramentas de comunicação e difusão de ideias consolidadas e em constante evolução. Grande parte dos conteúdos audiovisuais é acessível aos estudantes que frequentam as redes escolares através da internet e dispositivos móveis. Contudo, é importante ter em mente que o acesso desses jovens à tecnologia não se traduz diretamente na garantia de conhecimento técnico a partir de sua utilização cotidiana, como muitos poderiam supor. Muito menos em desenvolvimento de senso crítico frente à diversidade de possibilidades e informações presentes neste meio. Partindo destas premissas, me propus a trabalhar com o audiovisual em sala de aula, tendo como base seu planejamento e construção básicos. A importância deste trabalho reside na busca de um processo de desmitificação da criação das peças fílmicas a partir de um projeto que visa propor conteúdos relativos à alfabetização audiovisual em uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental. Busquei trabalhar o audiovisual na escola a partir de um viés crítico, procurando ensinar suas técnicas básicas de construção de modo a viabilizar autonomia de criação dos estudantes, tendo como objetivo final a produção de uma história original.application/pdfporProfessorPrática pedagógicaArtes visuais : EnsinoAudiovisualDilemas do audiovisual na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2017Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001054769.pdf001054769.pdfTexto completoapplication/pdf1731210http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171231/1/001054769.pdf0dcdda544176342fa58f430cdc90d640MD51TEXT001054769.pdf.txt001054769.pdf.txtExtracted Texttext/plain135611http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171231/2/001054769.pdf.txtc835a053bd3fcae8802e6974bd0275e6MD52THUMBNAIL001054769.pdf.jpg001054769.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1071http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171231/3/001054769.pdf.jpg2ff010bfed66d522b703b76dd610c7eaMD5310183/1712312018-10-09 09:08:02.184oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171231Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:08:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dilemas do audiovisual na escola |
title |
Dilemas do audiovisual na escola |
spellingShingle |
Dilemas do audiovisual na escola Lauda, Bolívar Andrade Professor Prática pedagógica Artes visuais : Ensino Audiovisual |
title_short |
Dilemas do audiovisual na escola |
title_full |
Dilemas do audiovisual na escola |
title_fullStr |
Dilemas do audiovisual na escola |
title_full_unstemmed |
Dilemas do audiovisual na escola |
title_sort |
Dilemas do audiovisual na escola |
author |
Lauda, Bolívar Andrade |
author_facet |
Lauda, Bolívar Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lauda, Bolívar Andrade |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zordan, Paola |
contributor_str_mv |
Zordan, Paola |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Prática pedagógica Artes visuais : Ensino Audiovisual |
topic |
Professor Prática pedagógica Artes visuais : Ensino Audiovisual |
description |
O presente trabalho apresenta o registro da imersão de um professor estagiário com experiência profissional no mercado audiovisual dentro do universo escolar, experimentando durante esse curto período, as responsabilidades, dificuldades, alegrias e frustrações da vida docente. Com a popularização das mídias digitais devemos considerar os meios audiovisuais como importantes ferramentas de comunicação e difusão de ideias consolidadas e em constante evolução. Grande parte dos conteúdos audiovisuais é acessível aos estudantes que frequentam as redes escolares através da internet e dispositivos móveis. Contudo, é importante ter em mente que o acesso desses jovens à tecnologia não se traduz diretamente na garantia de conhecimento técnico a partir de sua utilização cotidiana, como muitos poderiam supor. Muito menos em desenvolvimento de senso crítico frente à diversidade de possibilidades e informações presentes neste meio. Partindo destas premissas, me propus a trabalhar com o audiovisual em sala de aula, tendo como base seu planejamento e construção básicos. A importância deste trabalho reside na busca de um processo de desmitificação da criação das peças fílmicas a partir de um projeto que visa propor conteúdos relativos à alfabetização audiovisual em uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental. Busquei trabalhar o audiovisual na escola a partir de um viés crítico, procurando ensinar suas técnicas básicas de construção de modo a viabilizar autonomia de criação dos estudantes, tendo como objetivo final a produção de uma história original. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-12-15T02:24:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/171231 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001054769 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/171231 |
identifier_str_mv |
001054769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171231/1/001054769.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171231/2/001054769.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171231/3/001054769.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0dcdda544176342fa58f430cdc90d640 c835a053bd3fcae8802e6974bd0275e6 2ff010bfed66d522b703b76dd610c7ea |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224541759864832 |