Produção audiovisual nas aulas de artes visuais: leitura, contextualização e criação artística a partir de elementos da linguagem visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Lucifrance Figueiredo da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55259
Resumo: Este artigo discute sobre a utilização de produções audiovisuais nacionais e estrangeiras pré-selecionadas para exibição em sala de aula, identificando nessas produções os elementos visuais: cor e luz. Tal estudo foi realizado nas turmas do 2º ano do curso técnico integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN –, na cidade de Apodi, entre meados dos anos de 2020 e 2021, compreendendo o período de isolamento ocasionado pela pandemia da COVID-19. Suscitado pelo interesse em pesquisar e sugerir uma proposta pedagógica que trabalhasse os elementos da linguagem visual a partir dos curtas, sendo esse o principal objetivo da pesquisa. Para alcançar tal propósito, foi realizada uma análise teórica das relações possíveis entre o audiovisual e os conteúdos das Artes Visuais que são passíveis de serem trabalhados a partir dele, além da identificação dos acertos e erros durante o percurso didático-pedagógico. Apoia-se nos escritos de Barbosa (2014), Pillar (1999) e Ostrower (2013) sobre estudos de imagens no ensino de arte: de; de Berle (2021), Ferreira (2010), Kielt (2020), Moraes (2021) e Vilaça (2013) no que concerne a reflexões sobre a utilização do audiovisual como recurso pedagógico; e, por fim, da tessitura de diálogos com autores que abordam o cinema na educação escolar, como Bergala (2008), Bazin (2018) e Fresquet (2017). Como metodologia, utiliza da pesquisa ex-post-facto para analisar, avaliar e refletir sobre o ensino de arte a partir do uso de produções audiovisuais no ensino remoto, ocorrido no período da pandemia. Como procedimentos técnicos, este estudo fez uso de questionário eletrônico e de análise documental. Como resultado, foi perceptível a necessidade de encontros presenciais frequentes, em quantidades maiores, para que a apreciação, discussão e análise de curtas pudessem ser efetivas, além de dar foco ao trabalho com outros elementos da linguagem visual. Outra conclusão foi a importância de uma maior quantidade e diversidade de produções audiovisuais para apreciação, servindo para aprimorar o olhar estético e a análise apurada das imagens em movimento, o que ainda auxiliaria na qualificação das produções dos estudantes.
id UFRN_19f950af7c979359c7fa6e086d4e5eb7
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55259
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Cunha, Lucifrance Figueiredo dahttp://lattes.cnpq.br/7657742407490633http://lattes.cnpq.br/7426037066308934Ledur, Rejane ReckziegelThomé, Renata Viana de Barroshttps://orcid.org/0009-0008-1503-2853http://lattes.cnpq.br/1230598383268415Sirino, Salete Paulina MachadoPetry, Arlete dos Santos2023-11-10T00:37:41Z2023-11-10T00:37:41Z2023-06-26CUNHA, Lucifrance Figueiredo da. Produção audiovisual nas aulas de artes visuais: leitura, contextualização e criação artística a partir de elementos da linguagem visual. Orientador: Dra. Arlete dos Santos Petry. 2023. 33f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55259Este artigo discute sobre a utilização de produções audiovisuais nacionais e estrangeiras pré-selecionadas para exibição em sala de aula, identificando nessas produções os elementos visuais: cor e luz. Tal estudo foi realizado nas turmas do 2º ano do curso técnico integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN –, na cidade de Apodi, entre meados dos anos de 2020 e 2021, compreendendo o período de isolamento ocasionado pela pandemia da COVID-19. Suscitado pelo interesse em pesquisar e sugerir uma proposta pedagógica que trabalhasse os elementos da linguagem visual a partir dos curtas, sendo esse o principal objetivo da pesquisa. Para alcançar tal propósito, foi realizada uma análise teórica das relações possíveis entre o audiovisual e os conteúdos das Artes Visuais que são passíveis de serem trabalhados a partir dele, além da identificação dos acertos e erros durante o percurso didático-pedagógico. Apoia-se nos escritos de Barbosa (2014), Pillar (1999) e Ostrower (2013) sobre estudos de imagens no ensino de arte: de; de Berle (2021), Ferreira (2010), Kielt (2020), Moraes (2021) e Vilaça (2013) no que concerne a reflexões sobre a utilização do audiovisual como recurso pedagógico; e, por fim, da tessitura de diálogos com autores que abordam o cinema na educação escolar, como Bergala (2008), Bazin (2018) e Fresquet (2017). Como metodologia, utiliza da pesquisa ex-post-facto para analisar, avaliar e refletir sobre o ensino de arte a partir do uso de produções audiovisuais no ensino remoto, ocorrido no período da pandemia. Como procedimentos técnicos, este estudo fez uso de questionário eletrônico e de análise documental. Como resultado, foi perceptível a necessidade de encontros presenciais frequentes, em quantidades maiores, para que a apreciação, discussão e análise de curtas pudessem ser efetivas, além de dar foco ao trabalho com outros elementos da linguagem visual. Outra conclusão foi a importância de uma maior quantidade e diversidade de produções audiovisuais para apreciação, servindo para aprimorar o olhar estético e a análise apurada das imagens em movimento, o que ainda auxiliaria na qualificação das produções dos estudantes.This article discusses the use of pre-selected national and foreign audiovisual productions for display in the classroom, identifying the visual elements in these productions: color and light. This study was carried out in the 2nd year classes of the integrated technical course in IT at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte – IFRN –, in the city of Apodi, between mid-2020 and 2021, comprising the period of isolation caused by the COVID-19 pandemic. Aroused by the interest in researching and suggesting a pedagogical proposal that would work on the elements of visual language based on short films, this being the main objective of the research. To achieve this purpose, a theoretical analysis was carried out of the possible relationships between the audiovisual and the contents of the Visual Arts that can be worked on from it, in addition to the identification of successes and errors during the didactic-pedagogical journey. It is based on the writings of Barbosa (2014), Pillar (1999) and Ostrower (2013) on image studies in art teaching: de; de Berle (2021), Ferreira (2010), Kielt (2020), Moraes (2021) and Vilaça (2013) regarding reflections on the use of audiovisual as a pedagogical resource; and, finally, the creation of dialogues with authors who address cinema in school education, such as Bergala (2008), Bazin (2018) and Fresquet (2017). As a methodology, it uses ex-post-facto research to analyze, evaluate and reflect on art teaching based on the use of audiovisual productions in remote teaching, which occurred during the pandemic period. As technical procedures, this study used an electronic questionnaire and document analysis. As a result, there was a noticeable need for frequent face-to-face meetings, in larger quantities, so that the appreciation, discussion and analysis of short films could be effective, in addition to focusing on work with other elements of visual language. Another conclusion was the importance of a greater quantity and diversity of audiovisual productions for appreciation, serving to improve the aesthetic look and accurate analysis of moving images, which would also help in the qualification of student productions.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONALUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESArtes visuais - ensino de artes visuais - produção audiovisualArtes visuais - estudo e ensino - ensino médioProdução audiovisual nas aulas de artes visuais: leitura, contextualização e criação artística a partir de elementos da linguagem visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProducaoaudiovisualaulas_Cunha_2023.pdfapplication/pdf8073861https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55259/1/Producaoaudiovisualaulas_Cunha_2023.pdfb2a9fb88703ac22d889626118909f183MD51123456789/552592023-11-09 21:38:16.743oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55259Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-11-10T00:38:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Produção audiovisual nas aulas de artes visuais: leitura, contextualização e criação artística a partir de elementos da linguagem visual
title Produção audiovisual nas aulas de artes visuais: leitura, contextualização e criação artística a partir de elementos da linguagem visual
spellingShingle Produção audiovisual nas aulas de artes visuais: leitura, contextualização e criação artística a partir de elementos da linguagem visual
Cunha, Lucifrance Figueiredo da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Artes visuais - ensino de artes visuais - produção audiovisual
Artes visuais - estudo e ensino - ensino médio
title_short Produção audiovisual nas aulas de artes visuais: leitura, contextualização e criação artística a partir de elementos da linguagem visual
title_full Produção audiovisual nas aulas de artes visuais: leitura, contextualização e criação artística a partir de elementos da linguagem visual
title_fullStr Produção audiovisual nas aulas de artes visuais: leitura, contextualização e criação artística a partir de elementos da linguagem visual
title_full_unstemmed Produção audiovisual nas aulas de artes visuais: leitura, contextualização e criação artística a partir de elementos da linguagem visual
title_sort Produção audiovisual nas aulas de artes visuais: leitura, contextualização e criação artística a partir de elementos da linguagem visual
author Cunha, Lucifrance Figueiredo da
author_facet Cunha, Lucifrance Figueiredo da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7657742407490633
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7426037066308934
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Ledur, Rejane Reckziegel
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Thomé, Renata Viana de Barros
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0009-0008-1503-2853
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1230598383268415
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Sirino, Salete Paulina Machado
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Lucifrance Figueiredo da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Petry, Arlete dos Santos
contributor_str_mv Petry, Arlete dos Santos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Artes visuais - ensino de artes visuais - produção audiovisual
Artes visuais - estudo e ensino - ensino médio
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais - ensino de artes visuais - produção audiovisual
Artes visuais - estudo e ensino - ensino médio
description Este artigo discute sobre a utilização de produções audiovisuais nacionais e estrangeiras pré-selecionadas para exibição em sala de aula, identificando nessas produções os elementos visuais: cor e luz. Tal estudo foi realizado nas turmas do 2º ano do curso técnico integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN –, na cidade de Apodi, entre meados dos anos de 2020 e 2021, compreendendo o período de isolamento ocasionado pela pandemia da COVID-19. Suscitado pelo interesse em pesquisar e sugerir uma proposta pedagógica que trabalhasse os elementos da linguagem visual a partir dos curtas, sendo esse o principal objetivo da pesquisa. Para alcançar tal propósito, foi realizada uma análise teórica das relações possíveis entre o audiovisual e os conteúdos das Artes Visuais que são passíveis de serem trabalhados a partir dele, além da identificação dos acertos e erros durante o percurso didático-pedagógico. Apoia-se nos escritos de Barbosa (2014), Pillar (1999) e Ostrower (2013) sobre estudos de imagens no ensino de arte: de; de Berle (2021), Ferreira (2010), Kielt (2020), Moraes (2021) e Vilaça (2013) no que concerne a reflexões sobre a utilização do audiovisual como recurso pedagógico; e, por fim, da tessitura de diálogos com autores que abordam o cinema na educação escolar, como Bergala (2008), Bazin (2018) e Fresquet (2017). Como metodologia, utiliza da pesquisa ex-post-facto para analisar, avaliar e refletir sobre o ensino de arte a partir do uso de produções audiovisuais no ensino remoto, ocorrido no período da pandemia. Como procedimentos técnicos, este estudo fez uso de questionário eletrônico e de análise documental. Como resultado, foi perceptível a necessidade de encontros presenciais frequentes, em quantidades maiores, para que a apreciação, discussão e análise de curtas pudessem ser efetivas, além de dar foco ao trabalho com outros elementos da linguagem visual. Outra conclusão foi a importância de uma maior quantidade e diversidade de produções audiovisuais para apreciação, servindo para aprimorar o olhar estético e a análise apurada das imagens em movimento, o que ainda auxiliaria na qualificação das produções dos estudantes.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-10T00:37:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-10T00:37:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CUNHA, Lucifrance Figueiredo da. Produção audiovisual nas aulas de artes visuais: leitura, contextualização e criação artística a partir de elementos da linguagem visual. Orientador: Dra. Arlete dos Santos Petry. 2023. 33f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55259
identifier_str_mv CUNHA, Lucifrance Figueiredo da. Produção audiovisual nas aulas de artes visuais: leitura, contextualização e criação artística a partir de elementos da linguagem visual. Orientador: Dra. Arlete dos Santos Petry. 2023. 33f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55259/1/Producaoaudiovisualaulas_Cunha_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b2a9fb88703ac22d889626118909f183
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117847179067392