A experiência artística como um processo pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71641 |
Resumo: | Em consequência de minha atuação na educação formal e não-formal como artista e consumidora de arte, em virtude de um olhar atento às exigências da arte contemporânea para com seu público e às necessidades dos professores com relação à fruição e experienciação da arte em espaços culturais, apresentou-se como necessidade a reflexão acerca das ferramentas oferecidas por estes espaços para os educadores. A partir destas constatações desenvolvi o presente estudo, no qual são abordardas questões referentes à relevância do contato com a obra de arte, a experiência em espaços culturais, a mediação incluindo o papel do mediador de espaços culturais e do professor, relato de uma experiência a partir de uma prática e considerações a respeito do papel do mediador diante de uma proposta de um professor autor. Os estudos estão apoiados em autores provenientes dos campos da psicologia e educação (Fernando Hernández), história da arte (Anne Cauquelin, Arthur Danto), filosofia (Jonh Dewey), arte e educação (Harrell Fletcher) e mediação cultural (Ana Mae Barbosa e Miriam Celeste). |
id |
UFRGS-2_dbf5321adb7c725e7842924b8d36f15a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71641 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hamerski, Claudia InêsLoponte, Luciana Gruppelli2013-05-17T01:42:57Z2013http://hdl.handle.net/10183/71641000879425Em consequência de minha atuação na educação formal e não-formal como artista e consumidora de arte, em virtude de um olhar atento às exigências da arte contemporânea para com seu público e às necessidades dos professores com relação à fruição e experienciação da arte em espaços culturais, apresentou-se como necessidade a reflexão acerca das ferramentas oferecidas por estes espaços para os educadores. A partir destas constatações desenvolvi o presente estudo, no qual são abordardas questões referentes à relevância do contato com a obra de arte, a experiência em espaços culturais, a mediação incluindo o papel do mediador de espaços culturais e do professor, relato de uma experiência a partir de uma prática e considerações a respeito do papel do mediador diante de uma proposta de um professor autor. Os estudos estão apoiados em autores provenientes dos campos da psicologia e educação (Fernando Hernández), história da arte (Anne Cauquelin, Arthur Danto), filosofia (Jonh Dewey), arte e educação (Harrell Fletcher) e mediação cultural (Ana Mae Barbosa e Miriam Celeste).application/pdfporProfessorFormaçãoMediaçãoEducação não-formalA experiência artística como um processo pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de especialização em pedagogia da arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000879425.pdf000879425.pdfTexto completoapplication/pdf2694404http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71641/1/000879425.pdf6dfe5e2742b999f0d104d4bdd8c82147MD51TEXT000879425.pdf.txt000879425.pdf.txtExtracted Texttext/plain92130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71641/2/000879425.pdf.txt9aa94d3cb98857c4fcd313627e2320beMD52THUMBNAIL000879425.pdf.jpg000879425.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1695http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71641/3/000879425.pdf.jpg9a333b65ac6bfc1c650a9c3e6eb1ba26MD5310183/716412018-10-17 07:40:37.313oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71641Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:40:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A experiência artística como um processo pedagógico |
title |
A experiência artística como um processo pedagógico |
spellingShingle |
A experiência artística como um processo pedagógico Hamerski, Claudia Inês Professor Formação Mediação Educação não-formal |
title_short |
A experiência artística como um processo pedagógico |
title_full |
A experiência artística como um processo pedagógico |
title_fullStr |
A experiência artística como um processo pedagógico |
title_full_unstemmed |
A experiência artística como um processo pedagógico |
title_sort |
A experiência artística como um processo pedagógico |
author |
Hamerski, Claudia Inês |
author_facet |
Hamerski, Claudia Inês |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hamerski, Claudia Inês |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Loponte, Luciana Gruppelli |
contributor_str_mv |
Loponte, Luciana Gruppelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Formação Mediação Educação não-formal |
topic |
Professor Formação Mediação Educação não-formal |
description |
Em consequência de minha atuação na educação formal e não-formal como artista e consumidora de arte, em virtude de um olhar atento às exigências da arte contemporânea para com seu público e às necessidades dos professores com relação à fruição e experienciação da arte em espaços culturais, apresentou-se como necessidade a reflexão acerca das ferramentas oferecidas por estes espaços para os educadores. A partir destas constatações desenvolvi o presente estudo, no qual são abordardas questões referentes à relevância do contato com a obra de arte, a experiência em espaços culturais, a mediação incluindo o papel do mediador de espaços culturais e do professor, relato de uma experiência a partir de uma prática e considerações a respeito do papel do mediador diante de uma proposta de um professor autor. Os estudos estão apoiados em autores provenientes dos campos da psicologia e educação (Fernando Hernández), história da arte (Anne Cauquelin, Arthur Danto), filosofia (Jonh Dewey), arte e educação (Harrell Fletcher) e mediação cultural (Ana Mae Barbosa e Miriam Celeste). |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-17T01:42:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71641 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000879425 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71641 |
identifier_str_mv |
000879425 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71641/1/000879425.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71641/2/000879425.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71641/3/000879425.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6dfe5e2742b999f0d104d4bdd8c82147 9aa94d3cb98857c4fcd313627e2320be 9a333b65ac6bfc1c650a9c3e6eb1ba26 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224446747344896 |