A experiência artística como um processo pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hamerski, Claudia Inês
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71641
Resumo: Em consequência de minha atuação na educação formal e não-formal como artista e consumidora de arte, em virtude de um olhar atento às exigências da arte contemporânea para com seu público e às necessidades dos professores com relação à fruição e experienciação da arte em espaços culturais, apresentou-se como necessidade a reflexão acerca das ferramentas oferecidas por estes espaços para os educadores. A partir destas constatações desenvolvi o presente estudo, no qual são abordardas questões referentes à relevância do contato com a obra de arte, a experiência em espaços culturais, a mediação incluindo o papel do mediador de espaços culturais e do professor, relato de uma experiência a partir de uma prática e considerações a respeito do papel do mediador diante de uma proposta de um professor autor. Os estudos estão apoiados em autores provenientes dos campos da psicologia e educação (Fernando Hernández), história da arte (Anne Cauquelin, Arthur Danto), filosofia (Jonh Dewey), arte e educação (Harrell Fletcher) e mediação cultural (Ana Mae Barbosa e Miriam Celeste).
id UFRGS-2_dbf5321adb7c725e7842924b8d36f15a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71641
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hamerski, Claudia InêsLoponte, Luciana Gruppelli2013-05-17T01:42:57Z2013http://hdl.handle.net/10183/71641000879425Em consequência de minha atuação na educação formal e não-formal como artista e consumidora de arte, em virtude de um olhar atento às exigências da arte contemporânea para com seu público e às necessidades dos professores com relação à fruição e experienciação da arte em espaços culturais, apresentou-se como necessidade a reflexão acerca das ferramentas oferecidas por estes espaços para os educadores. A partir destas constatações desenvolvi o presente estudo, no qual são abordardas questões referentes à relevância do contato com a obra de arte, a experiência em espaços culturais, a mediação incluindo o papel do mediador de espaços culturais e do professor, relato de uma experiência a partir de uma prática e considerações a respeito do papel do mediador diante de uma proposta de um professor autor. Os estudos estão apoiados em autores provenientes dos campos da psicologia e educação (Fernando Hernández), história da arte (Anne Cauquelin, Arthur Danto), filosofia (Jonh Dewey), arte e educação (Harrell Fletcher) e mediação cultural (Ana Mae Barbosa e Miriam Celeste).application/pdfporProfessorFormaçãoMediaçãoEducação não-formalA experiência artística como um processo pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de especialização em pedagogia da arteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000879425.pdf000879425.pdfTexto completoapplication/pdf2694404http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71641/1/000879425.pdf6dfe5e2742b999f0d104d4bdd8c82147MD51TEXT000879425.pdf.txt000879425.pdf.txtExtracted Texttext/plain92130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71641/2/000879425.pdf.txt9aa94d3cb98857c4fcd313627e2320beMD52THUMBNAIL000879425.pdf.jpg000879425.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1695http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71641/3/000879425.pdf.jpg9a333b65ac6bfc1c650a9c3e6eb1ba26MD5310183/716412018-10-17 07:40:37.313oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71641Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:40:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A experiência artística como um processo pedagógico
title A experiência artística como um processo pedagógico
spellingShingle A experiência artística como um processo pedagógico
Hamerski, Claudia Inês
Professor
Formação
Mediação
Educação não-formal
title_short A experiência artística como um processo pedagógico
title_full A experiência artística como um processo pedagógico
title_fullStr A experiência artística como um processo pedagógico
title_full_unstemmed A experiência artística como um processo pedagógico
title_sort A experiência artística como um processo pedagógico
author Hamerski, Claudia Inês
author_facet Hamerski, Claudia Inês
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hamerski, Claudia Inês
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Loponte, Luciana Gruppelli
contributor_str_mv Loponte, Luciana Gruppelli
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação
Mediação
Educação não-formal
topic Professor
Formação
Mediação
Educação não-formal
description Em consequência de minha atuação na educação formal e não-formal como artista e consumidora de arte, em virtude de um olhar atento às exigências da arte contemporânea para com seu público e às necessidades dos professores com relação à fruição e experienciação da arte em espaços culturais, apresentou-se como necessidade a reflexão acerca das ferramentas oferecidas por estes espaços para os educadores. A partir destas constatações desenvolvi o presente estudo, no qual são abordardas questões referentes à relevância do contato com a obra de arte, a experiência em espaços culturais, a mediação incluindo o papel do mediador de espaços culturais e do professor, relato de uma experiência a partir de uma prática e considerações a respeito do papel do mediador diante de uma proposta de um professor autor. Os estudos estão apoiados em autores provenientes dos campos da psicologia e educação (Fernando Hernández), história da arte (Anne Cauquelin, Arthur Danto), filosofia (Jonh Dewey), arte e educação (Harrell Fletcher) e mediação cultural (Ana Mae Barbosa e Miriam Celeste).
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-17T01:42:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71641
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000879425
url http://hdl.handle.net/10183/71641
identifier_str_mv 000879425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71641/1/000879425.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71641/2/000879425.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71641/3/000879425.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6dfe5e2742b999f0d104d4bdd8c82147
9aa94d3cb98857c4fcd313627e2320be
9a333b65ac6bfc1c650a9c3e6eb1ba26
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224446747344896