Educação sexual : reflexões docentes sobre intervenção educacional sobre fatos, boatos e tabus da sexualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Juliana Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257033
Resumo: Este trabalho teve como objetivo relatar reflexões docentes sobre uma intervenção educacional acerca de fatos, boatos e tabus da sexualidade proposta para alunos do 8 ano do ensino fundamental. O modelo final a BNCC apresenta uma abordagem com ênfase nos mecanismos reprodutivos, deixando a temática da sexualidade envolvendo gênero, afeto cultura e comportamento fora de destaque, podendo-se dizer silenciados. O reflexo deste silenciamento é notado nas campanhas que se torna cada vez mais evidente, sendo uma vertente conta a abordagem da temática sexualidade, gênero e diversidade nas escolas. O papel da escola é de extrema importância na formação do aluno para a vida, pois possibilita reflexões para escolhas saudáveis, autoconhecimento, preparando-o e contribuindo à construção de sua autonomia e enfrentamentos de desafios. Neste estudo qualitativo observou-se as relações dos alunos com o tema, contextualizações e discussões durante a dinâmica de sexualidade (Fatos, boatos e tabus). Para a elaboração intervenção educacional foram utilizadas as dúvidas recolhidas dos próprios alunos, assuntos pertinentes presentes nas mídias sociais e nas bibliografias. A partir do material coletado realizou-se uma dinâmica onde o foco foi a participação e posicionamento dos alunos sobre os assuntos apresentados. Como resultado, foi possível reconhecer algumas das demandas dos alunos em relação a questão de sexualidade, refletir sobre a prática pedagógica e perceber a necessidade de diferentes abordagens para desenvolver atividades sobre sexualidade humana e buscar novas estratégias no desenvolvimento da temática que ocorra de forma natural e confortável aos estudantes.
id UFRGS-2_dc87546c22f678dcbd1943ecf5358581
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257033
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Juliana CostaMalysz, TaisGallon, Mônica da Silva2023-04-13T03:25:01Z2021http://hdl.handle.net/10183/257033001164896Este trabalho teve como objetivo relatar reflexões docentes sobre uma intervenção educacional acerca de fatos, boatos e tabus da sexualidade proposta para alunos do 8 ano do ensino fundamental. O modelo final a BNCC apresenta uma abordagem com ênfase nos mecanismos reprodutivos, deixando a temática da sexualidade envolvendo gênero, afeto cultura e comportamento fora de destaque, podendo-se dizer silenciados. O reflexo deste silenciamento é notado nas campanhas que se torna cada vez mais evidente, sendo uma vertente conta a abordagem da temática sexualidade, gênero e diversidade nas escolas. O papel da escola é de extrema importância na formação do aluno para a vida, pois possibilita reflexões para escolhas saudáveis, autoconhecimento, preparando-o e contribuindo à construção de sua autonomia e enfrentamentos de desafios. Neste estudo qualitativo observou-se as relações dos alunos com o tema, contextualizações e discussões durante a dinâmica de sexualidade (Fatos, boatos e tabus). Para a elaboração intervenção educacional foram utilizadas as dúvidas recolhidas dos próprios alunos, assuntos pertinentes presentes nas mídias sociais e nas bibliografias. A partir do material coletado realizou-se uma dinâmica onde o foco foi a participação e posicionamento dos alunos sobre os assuntos apresentados. Como resultado, foi possível reconhecer algumas das demandas dos alunos em relação a questão de sexualidade, refletir sobre a prática pedagógica e perceber a necessidade de diferentes abordagens para desenvolver atividades sobre sexualidade humana e buscar novas estratégias no desenvolvimento da temática que ocorra de forma natural e confortável aos estudantes.This paper aimed to report teachers' reflections on an educational intervention about facts, rumors and taboos of sexuality proposed for students in the 8th grade of elementary school. The final model the BNCC presents an approach with emphasis on reproductive mechanisms, leaving the theme of sexuality involving gender, affection, culture and behavior out of focus, one could say silenced. The reflection of this silencing is noticed in the campaigns that are becoming increasingly evident, with a focus on the approach to the theme of sexuality, gender and diversity in schools. The school's role is extremely important in the student's formation for life, as it enables reflections on healthy choices, self-knowledge, preparing him/her and contributing to the construction of his/her autonomy and facing challenges. In this qualitative study we observed the students' relations with the theme, contextualization and discussions during the sexuality dynamic (Facts, rumors and taboos). For the development of the educational intervention, we used the doubts collected from the students themselves, pertinent issues present in social media and in bibliographies. Based on the collected material, a dynamic was carried out where the focus was on the students' participation and positioning on the issues presented. As a result, it was possible to recognize some of the students' demands regarding the issue of sexuality, reflect on the pedagogical practice, and realize the need for different approaches to develop activities on human sexuality, besides seeking new strategies to develop the theme in a natural and comfortable way for the students.application/pdfporEducação sexualSexualidadePrática pedagógicaSexual EducationSexualityReflective ProfessorEducação sexual : reflexões docentes sobre intervenção educacional sobre fatos, boatos e tabus da sexualidadeSex education : teachers' reflections on educational intervention about facts, rumors and taboos of sexualityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001164896.pdf.txt001164896.pdf.txtExtracted Texttext/plain24542http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257033/2/001164896.pdf.txta3dd73a051e41abe36165a6fbda9af17MD52ORIGINAL001164896.pdfTexto completoapplication/pdf488409http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257033/1/001164896.pdfa638fd7817a4d02d4be4fb6d4a910cbbMD5110183/2570332023-08-03 03:35:00.190893oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257033Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação sexual : reflexões docentes sobre intervenção educacional sobre fatos, boatos e tabus da sexualidade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Sex education : teachers' reflections on educational intervention about facts, rumors and taboos of sexuality
title Educação sexual : reflexões docentes sobre intervenção educacional sobre fatos, boatos e tabus da sexualidade
spellingShingle Educação sexual : reflexões docentes sobre intervenção educacional sobre fatos, boatos e tabus da sexualidade
Rodrigues, Juliana Costa
Educação sexual
Sexualidade
Prática pedagógica
Sexual Education
Sexuality
Reflective Professor
title_short Educação sexual : reflexões docentes sobre intervenção educacional sobre fatos, boatos e tabus da sexualidade
title_full Educação sexual : reflexões docentes sobre intervenção educacional sobre fatos, boatos e tabus da sexualidade
title_fullStr Educação sexual : reflexões docentes sobre intervenção educacional sobre fatos, boatos e tabus da sexualidade
title_full_unstemmed Educação sexual : reflexões docentes sobre intervenção educacional sobre fatos, boatos e tabus da sexualidade
title_sort Educação sexual : reflexões docentes sobre intervenção educacional sobre fatos, boatos e tabus da sexualidade
author Rodrigues, Juliana Costa
author_facet Rodrigues, Juliana Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Juliana Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Malysz, Tais
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Gallon, Mônica da Silva
contributor_str_mv Malysz, Tais
Gallon, Mônica da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação sexual
Sexualidade
Prática pedagógica
topic Educação sexual
Sexualidade
Prática pedagógica
Sexual Education
Sexuality
Reflective Professor
dc.subject.eng.fl_str_mv Sexual Education
Sexuality
Reflective Professor
description Este trabalho teve como objetivo relatar reflexões docentes sobre uma intervenção educacional acerca de fatos, boatos e tabus da sexualidade proposta para alunos do 8 ano do ensino fundamental. O modelo final a BNCC apresenta uma abordagem com ênfase nos mecanismos reprodutivos, deixando a temática da sexualidade envolvendo gênero, afeto cultura e comportamento fora de destaque, podendo-se dizer silenciados. O reflexo deste silenciamento é notado nas campanhas que se torna cada vez mais evidente, sendo uma vertente conta a abordagem da temática sexualidade, gênero e diversidade nas escolas. O papel da escola é de extrema importância na formação do aluno para a vida, pois possibilita reflexões para escolhas saudáveis, autoconhecimento, preparando-o e contribuindo à construção de sua autonomia e enfrentamentos de desafios. Neste estudo qualitativo observou-se as relações dos alunos com o tema, contextualizações e discussões durante a dinâmica de sexualidade (Fatos, boatos e tabus). Para a elaboração intervenção educacional foram utilizadas as dúvidas recolhidas dos próprios alunos, assuntos pertinentes presentes nas mídias sociais e nas bibliografias. A partir do material coletado realizou-se uma dinâmica onde o foco foi a participação e posicionamento dos alunos sobre os assuntos apresentados. Como resultado, foi possível reconhecer algumas das demandas dos alunos em relação a questão de sexualidade, refletir sobre a prática pedagógica e perceber a necessidade de diferentes abordagens para desenvolver atividades sobre sexualidade humana e buscar novas estratégias no desenvolvimento da temática que ocorra de forma natural e confortável aos estudantes.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-13T03:25:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257033
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001164896
url http://hdl.handle.net/10183/257033
identifier_str_mv 001164896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257033/2/001164896.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257033/1/001164896.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a3dd73a051e41abe36165a6fbda9af17
a638fd7817a4d02d4be4fb6d4a910cbb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447337010462720