Educação sexual : reflexões docentes sobre intervenção educacional sobre fatos, boatos e tabus da sexualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Juliana Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257033
Resumo: Este trabalho teve como objetivo relatar reflexões docentes sobre uma intervenção educacional acerca de fatos, boatos e tabus da sexualidade proposta para alunos do 8 ano do ensino fundamental. O modelo final a BNCC apresenta uma abordagem com ênfase nos mecanismos reprodutivos, deixando a temática da sexualidade envolvendo gênero, afeto cultura e comportamento fora de destaque, podendo-se dizer silenciados. O reflexo deste silenciamento é notado nas campanhas que se torna cada vez mais evidente, sendo uma vertente conta a abordagem da temática sexualidade, gênero e diversidade nas escolas. O papel da escola é de extrema importância na formação do aluno para a vida, pois possibilita reflexões para escolhas saudáveis, autoconhecimento, preparando-o e contribuindo à construção de sua autonomia e enfrentamentos de desafios. Neste estudo qualitativo observou-se as relações dos alunos com o tema, contextualizações e discussões durante a dinâmica de sexualidade (Fatos, boatos e tabus). Para a elaboração intervenção educacional foram utilizadas as dúvidas recolhidas dos próprios alunos, assuntos pertinentes presentes nas mídias sociais e nas bibliografias. A partir do material coletado realizou-se uma dinâmica onde o foco foi a participação e posicionamento dos alunos sobre os assuntos apresentados. Como resultado, foi possível reconhecer algumas das demandas dos alunos em relação a questão de sexualidade, refletir sobre a prática pedagógica e perceber a necessidade de diferentes abordagens para desenvolver atividades sobre sexualidade humana e buscar novas estratégias no desenvolvimento da temática que ocorra de forma natural e confortável aos estudantes.
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