A formação de administradores na Unicorreios : líderes ou gerentes?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Helen Pinho de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201757
Resumo: A administração é operacionalizada de acordo com políticas, que buscam compreender o fenômeno em sua totalidade, configurando a prática administrativa conforme suas interpretações da realidade. Assim temos na gerência e na liderança, duas abordagens relevantes para a atualidade. A gerência é a abordagem dominante, seu modo operante, centrado na racionalidade legal (WEBER, 1982), é identificado nas mais diversas organizações, podendo ser entendida como um modelo totalizante, que acaba por cooptar todas as demais manifestações administrativas. Por outro lado, a liderança, centrada na dominação carismática (WEBER, 1982), pode ser vista como uma resposta para a gerência e sua forte hierarquia, principalmente no que tange a “motivação” do trabalhador. Assim, o fomento para desenvolvimento de lideranças, figura como meta na maioria das empresas. Contudo, as políticas que desenvolvem, sustentam e possibilitam a manutenção de cada abordagem são distintas e, em certo ponto, antagônicas. Desta forma, nos questionamos, se a formação proposta pela Universidade Corporativa dos Correios, busca formar líderes – conforme discurso – ou, formar gerentes, como o modelo hegemônico. Para verificar a hipótese, selecionamos a trilha de conhecimento Liderança, da qual uma amostragem, composta por três cursos, foi analisada a luz do conhecimento teórico das abordagens gerencialista e lideracionista. Desse modo, podemos confirmar que os programas de educação da UniCorreios estão em acordo com as políticas gerenciais e, consequentemente, formando gerentes.
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