A formação de administradores na Unicorreios : líderes ou gerentes?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Helen Pinho de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201757
Resumo: A administração é operacionalizada de acordo com políticas, que buscam compreender o fenômeno em sua totalidade, configurando a prática administrativa conforme suas interpretações da realidade. Assim temos na gerência e na liderança, duas abordagens relevantes para a atualidade. A gerência é a abordagem dominante, seu modo operante, centrado na racionalidade legal (WEBER, 1982), é identificado nas mais diversas organizações, podendo ser entendida como um modelo totalizante, que acaba por cooptar todas as demais manifestações administrativas. Por outro lado, a liderança, centrada na dominação carismática (WEBER, 1982), pode ser vista como uma resposta para a gerência e sua forte hierarquia, principalmente no que tange a “motivação” do trabalhador. Assim, o fomento para desenvolvimento de lideranças, figura como meta na maioria das empresas. Contudo, as políticas que desenvolvem, sustentam e possibilitam a manutenção de cada abordagem são distintas e, em certo ponto, antagônicas. Desta forma, nos questionamos, se a formação proposta pela Universidade Corporativa dos Correios, busca formar líderes – conforme discurso – ou, formar gerentes, como o modelo hegemônico. Para verificar a hipótese, selecionamos a trilha de conhecimento Liderança, da qual uma amostragem, composta por três cursos, foi analisada a luz do conhecimento teórico das abordagens gerencialista e lideracionista. Desse modo, podemos confirmar que os programas de educação da UniCorreios estão em acordo com as políticas gerenciais e, consequentemente, formando gerentes.
id UFRGS-2_dc96d1e62d2b3893b4d3c588ad187a30
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201757
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Helen Pinho deAzevêdo, Ariston2019-11-14T03:54:52Z2018http://hdl.handle.net/10183/201757001090436A administração é operacionalizada de acordo com políticas, que buscam compreender o fenômeno em sua totalidade, configurando a prática administrativa conforme suas interpretações da realidade. Assim temos na gerência e na liderança, duas abordagens relevantes para a atualidade. A gerência é a abordagem dominante, seu modo operante, centrado na racionalidade legal (WEBER, 1982), é identificado nas mais diversas organizações, podendo ser entendida como um modelo totalizante, que acaba por cooptar todas as demais manifestações administrativas. Por outro lado, a liderança, centrada na dominação carismática (WEBER, 1982), pode ser vista como uma resposta para a gerência e sua forte hierarquia, principalmente no que tange a “motivação” do trabalhador. Assim, o fomento para desenvolvimento de lideranças, figura como meta na maioria das empresas. Contudo, as políticas que desenvolvem, sustentam e possibilitam a manutenção de cada abordagem são distintas e, em certo ponto, antagônicas. Desta forma, nos questionamos, se a formação proposta pela Universidade Corporativa dos Correios, busca formar líderes – conforme discurso – ou, formar gerentes, como o modelo hegemônico. Para verificar a hipótese, selecionamos a trilha de conhecimento Liderança, da qual uma amostragem, composta por três cursos, foi analisada a luz do conhecimento teórico das abordagens gerencialista e lideracionista. Desse modo, podemos confirmar que os programas de educação da UniCorreios estão em acordo com as políticas gerenciais e, consequentemente, formando gerentes.The administration is operationalized according to policies, which seek to understand the phenomenon in its entirety, configuring the administrative practice according to its interpretations of reality. Thus, in management and leadership, we have two relevant approaches for today. The management is the dominant approach, its mode of operation, centered on legal rationality (WEBER, 1982), it is identified in the most diverse organizations and can be understood as a totalizing model, which ends up coopting all other administrative manifestations. On the other hand, leadership, centered on charismatic domination (WEBER, 1982), can be seen as a response to management and its strong hierarchy, especially with regard to the "motivation" of the worker. Thus, the promotion of leadership development figures as a goal in most companies. However, the policies that develop, sustain and enable the maintenance of each approach are distinct and, at a certain point, antagonistic. Thus we question whether the training proposed by the Corporate University of Posts, seeks to train leaders - according to speech - or, to train managers, such as the hegemonic model. To verify the hypothesis we selected the Leadership knowledge track, from which a sample, composed of three courses, was analyzed in light of the theoretical knowledge of the managerialist and leadership approaches. In this way, we can confirm that UniCorreios' education programs are in accordance with the management policies and, consequently, training managers.application/pdfporAdministradorFormação profissionalAdministrationManagementLeadershipPost officeA formação de administradores na Unicorreios : líderes ou gerentes?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoCurso de Especialização em Administração Pública e Contemporâneainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001090436.pdf.txt001090436.pdf.txtExtracted Texttext/plain121436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201757/2/001090436.pdf.txtc99504bae27c50c936df55d853484993MD52ORIGINAL001090436.pdfTexto completoapplication/pdf771668http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201757/1/001090436.pdfdd900b35a31cdccd84f267ce43274a54MD5110183/2017572019-11-15 04:51:59.295502oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201757Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-15T06:51:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação de administradores na Unicorreios : líderes ou gerentes?
title A formação de administradores na Unicorreios : líderes ou gerentes?
spellingShingle A formação de administradores na Unicorreios : líderes ou gerentes?
Souza, Helen Pinho de
Administrador
Formação profissional
Administration
Management
Leadership
Post office
title_short A formação de administradores na Unicorreios : líderes ou gerentes?
title_full A formação de administradores na Unicorreios : líderes ou gerentes?
title_fullStr A formação de administradores na Unicorreios : líderes ou gerentes?
title_full_unstemmed A formação de administradores na Unicorreios : líderes ou gerentes?
title_sort A formação de administradores na Unicorreios : líderes ou gerentes?
author Souza, Helen Pinho de
author_facet Souza, Helen Pinho de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Helen Pinho de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azevêdo, Ariston
contributor_str_mv Azevêdo, Ariston
dc.subject.por.fl_str_mv Administrador
Formação profissional
topic Administrador
Formação profissional
Administration
Management
Leadership
Post office
dc.subject.eng.fl_str_mv Administration
Management
Leadership
Post office
description A administração é operacionalizada de acordo com políticas, que buscam compreender o fenômeno em sua totalidade, configurando a prática administrativa conforme suas interpretações da realidade. Assim temos na gerência e na liderança, duas abordagens relevantes para a atualidade. A gerência é a abordagem dominante, seu modo operante, centrado na racionalidade legal (WEBER, 1982), é identificado nas mais diversas organizações, podendo ser entendida como um modelo totalizante, que acaba por cooptar todas as demais manifestações administrativas. Por outro lado, a liderança, centrada na dominação carismática (WEBER, 1982), pode ser vista como uma resposta para a gerência e sua forte hierarquia, principalmente no que tange a “motivação” do trabalhador. Assim, o fomento para desenvolvimento de lideranças, figura como meta na maioria das empresas. Contudo, as políticas que desenvolvem, sustentam e possibilitam a manutenção de cada abordagem são distintas e, em certo ponto, antagônicas. Desta forma, nos questionamos, se a formação proposta pela Universidade Corporativa dos Correios, busca formar líderes – conforme discurso – ou, formar gerentes, como o modelo hegemônico. Para verificar a hipótese, selecionamos a trilha de conhecimento Liderança, da qual uma amostragem, composta por três cursos, foi analisada a luz do conhecimento teórico das abordagens gerencialista e lideracionista. Desse modo, podemos confirmar que os programas de educação da UniCorreios estão em acordo com as políticas gerenciais e, consequentemente, formando gerentes.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-14T03:54:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/201757
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001090436
url http://hdl.handle.net/10183/201757
identifier_str_mv 001090436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201757/2/001090436.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201757/1/001090436.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c99504bae27c50c936df55d853484993
dd900b35a31cdccd84f267ce43274a54
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447255456415744