A formação de administradores na Unicorreios : líderes ou gerentes?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/201757 |
Resumo: | A administração é operacionalizada de acordo com políticas, que buscam compreender o fenômeno em sua totalidade, configurando a prática administrativa conforme suas interpretações da realidade. Assim temos na gerência e na liderança, duas abordagens relevantes para a atualidade. A gerência é a abordagem dominante, seu modo operante, centrado na racionalidade legal (WEBER, 1982), é identificado nas mais diversas organizações, podendo ser entendida como um modelo totalizante, que acaba por cooptar todas as demais manifestações administrativas. Por outro lado, a liderança, centrada na dominação carismática (WEBER, 1982), pode ser vista como uma resposta para a gerência e sua forte hierarquia, principalmente no que tange a “motivação” do trabalhador. Assim, o fomento para desenvolvimento de lideranças, figura como meta na maioria das empresas. Contudo, as políticas que desenvolvem, sustentam e possibilitam a manutenção de cada abordagem são distintas e, em certo ponto, antagônicas. Desta forma, nos questionamos, se a formação proposta pela Universidade Corporativa dos Correios, busca formar líderes – conforme discurso – ou, formar gerentes, como o modelo hegemônico. Para verificar a hipótese, selecionamos a trilha de conhecimento Liderança, da qual uma amostragem, composta por três cursos, foi analisada a luz do conhecimento teórico das abordagens gerencialista e lideracionista. Desse modo, podemos confirmar que os programas de educação da UniCorreios estão em acordo com as políticas gerenciais e, consequentemente, formando gerentes. |
id |
UFRGS-2_dc96d1e62d2b3893b4d3c588ad187a30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201757 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Helen Pinho deAzevêdo, Ariston2019-11-14T03:54:52Z2018http://hdl.handle.net/10183/201757001090436A administração é operacionalizada de acordo com políticas, que buscam compreender o fenômeno em sua totalidade, configurando a prática administrativa conforme suas interpretações da realidade. Assim temos na gerência e na liderança, duas abordagens relevantes para a atualidade. A gerência é a abordagem dominante, seu modo operante, centrado na racionalidade legal (WEBER, 1982), é identificado nas mais diversas organizações, podendo ser entendida como um modelo totalizante, que acaba por cooptar todas as demais manifestações administrativas. Por outro lado, a liderança, centrada na dominação carismática (WEBER, 1982), pode ser vista como uma resposta para a gerência e sua forte hierarquia, principalmente no que tange a “motivação” do trabalhador. Assim, o fomento para desenvolvimento de lideranças, figura como meta na maioria das empresas. Contudo, as políticas que desenvolvem, sustentam e possibilitam a manutenção de cada abordagem são distintas e, em certo ponto, antagônicas. Desta forma, nos questionamos, se a formação proposta pela Universidade Corporativa dos Correios, busca formar líderes – conforme discurso – ou, formar gerentes, como o modelo hegemônico. Para verificar a hipótese, selecionamos a trilha de conhecimento Liderança, da qual uma amostragem, composta por três cursos, foi analisada a luz do conhecimento teórico das abordagens gerencialista e lideracionista. Desse modo, podemos confirmar que os programas de educação da UniCorreios estão em acordo com as políticas gerenciais e, consequentemente, formando gerentes.The administration is operationalized according to policies, which seek to understand the phenomenon in its entirety, configuring the administrative practice according to its interpretations of reality. Thus, in management and leadership, we have two relevant approaches for today. The management is the dominant approach, its mode of operation, centered on legal rationality (WEBER, 1982), it is identified in the most diverse organizations and can be understood as a totalizing model, which ends up coopting all other administrative manifestations. On the other hand, leadership, centered on charismatic domination (WEBER, 1982), can be seen as a response to management and its strong hierarchy, especially with regard to the "motivation" of the worker. Thus, the promotion of leadership development figures as a goal in most companies. However, the policies that develop, sustain and enable the maintenance of each approach are distinct and, at a certain point, antagonistic. Thus we question whether the training proposed by the Corporate University of Posts, seeks to train leaders - according to speech - or, to train managers, such as the hegemonic model. To verify the hypothesis we selected the Leadership knowledge track, from which a sample, composed of three courses, was analyzed in light of the theoretical knowledge of the managerialist and leadership approaches. In this way, we can confirm that UniCorreios' education programs are in accordance with the management policies and, consequently, training managers.application/pdfporAdministradorFormação profissionalAdministrationManagementLeadershipPost officeA formação de administradores na Unicorreios : líderes ou gerentes?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoCurso de Especialização em Administração Pública e Contemporâneainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001090436.pdf.txt001090436.pdf.txtExtracted Texttext/plain121436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201757/2/001090436.pdf.txtc99504bae27c50c936df55d853484993MD52ORIGINAL001090436.pdfTexto completoapplication/pdf771668http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201757/1/001090436.pdfdd900b35a31cdccd84f267ce43274a54MD5110183/2017572019-11-15 04:51:59.295502oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201757Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-15T06:51:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A formação de administradores na Unicorreios : líderes ou gerentes? |
title |
A formação de administradores na Unicorreios : líderes ou gerentes? |
spellingShingle |
A formação de administradores na Unicorreios : líderes ou gerentes? Souza, Helen Pinho de Administrador Formação profissional Administration Management Leadership Post office |
title_short |
A formação de administradores na Unicorreios : líderes ou gerentes? |
title_full |
A formação de administradores na Unicorreios : líderes ou gerentes? |
title_fullStr |
A formação de administradores na Unicorreios : líderes ou gerentes? |
title_full_unstemmed |
A formação de administradores na Unicorreios : líderes ou gerentes? |
title_sort |
A formação de administradores na Unicorreios : líderes ou gerentes? |
author |
Souza, Helen Pinho de |
author_facet |
Souza, Helen Pinho de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Helen Pinho de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Azevêdo, Ariston |
contributor_str_mv |
Azevêdo, Ariston |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administrador Formação profissional |
topic |
Administrador Formação profissional Administration Management Leadership Post office |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Administration Management Leadership Post office |
description |
A administração é operacionalizada de acordo com políticas, que buscam compreender o fenômeno em sua totalidade, configurando a prática administrativa conforme suas interpretações da realidade. Assim temos na gerência e na liderança, duas abordagens relevantes para a atualidade. A gerência é a abordagem dominante, seu modo operante, centrado na racionalidade legal (WEBER, 1982), é identificado nas mais diversas organizações, podendo ser entendida como um modelo totalizante, que acaba por cooptar todas as demais manifestações administrativas. Por outro lado, a liderança, centrada na dominação carismática (WEBER, 1982), pode ser vista como uma resposta para a gerência e sua forte hierarquia, principalmente no que tange a “motivação” do trabalhador. Assim, o fomento para desenvolvimento de lideranças, figura como meta na maioria das empresas. Contudo, as políticas que desenvolvem, sustentam e possibilitam a manutenção de cada abordagem são distintas e, em certo ponto, antagônicas. Desta forma, nos questionamos, se a formação proposta pela Universidade Corporativa dos Correios, busca formar líderes – conforme discurso – ou, formar gerentes, como o modelo hegemônico. Para verificar a hipótese, selecionamos a trilha de conhecimento Liderança, da qual uma amostragem, composta por três cursos, foi analisada a luz do conhecimento teórico das abordagens gerencialista e lideracionista. Desse modo, podemos confirmar que os programas de educação da UniCorreios estão em acordo com as políticas gerenciais e, consequentemente, formando gerentes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-14T03:54:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/201757 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001090436 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/201757 |
identifier_str_mv |
001090436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201757/2/001090436.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201757/1/001090436.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c99504bae27c50c936df55d853484993 dd900b35a31cdccd84f267ce43274a54 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447255456415744 |