Assolan, sapata, mulequinho : o bullying e as desigualdades sociais na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Marina Vasconcelos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174348
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso se propõe a investigar como jovens egressos/as da educação básica compreendem a sua experiência de bullying sofridas no espaço escolar. Também tem por objetivos analisar como eles/as relacionam o bullying com as desigualdades sociais e quais medidas foram tomadas pela escola para entender e combater este fenômeno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, inspirada no procedimento de história de vida de Minayo (2001). Sobre os procedimentos, foram realizadas entrevistas narrativas com 6 jovens, de 18 a 29 anos, egressos/as da educação básica em escolas públicas e privadas, que tinham sofrido bullying. Foram elaboradas quatro perguntas sobre tal experiência e outras duas sobre o bullying e as desigualdades sociais. As análises foram feitas de forma individual - expondo as respostas de cada participante e refletindo-as a partir de referenciais teóricos - e de forma globalizada, retomando questões que aparecem de forma regular nos relatos. A partir destas entrevistas, evidenciou-se que os/as jovens atribuíam a si a causa do bullying, justificando essa violência por conta de suas características - ter o cabelo crespo, ser negra, ter comportamentos e vestimentas consideradas masculinas, etc -. Também foi possível concluir que as escolas em que os/as jovens participantes desta pesquisa frequentaram não posicionaram-se para promover a prevenção e a proteção destes/as quanto ao bullying.
id UFRGS-2_dc97c9a59d441baebe94152378371980
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174348
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pinheiro, Marina VasconcelosGodinho, Ana Cláudia Ferreira2018-04-04T02:25:39Z2017http://hdl.handle.net/10183/174348001061623Este trabalho de conclusão de curso se propõe a investigar como jovens egressos/as da educação básica compreendem a sua experiência de bullying sofridas no espaço escolar. Também tem por objetivos analisar como eles/as relacionam o bullying com as desigualdades sociais e quais medidas foram tomadas pela escola para entender e combater este fenômeno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, inspirada no procedimento de história de vida de Minayo (2001). Sobre os procedimentos, foram realizadas entrevistas narrativas com 6 jovens, de 18 a 29 anos, egressos/as da educação básica em escolas públicas e privadas, que tinham sofrido bullying. Foram elaboradas quatro perguntas sobre tal experiência e outras duas sobre o bullying e as desigualdades sociais. As análises foram feitas de forma individual - expondo as respostas de cada participante e refletindo-as a partir de referenciais teóricos - e de forma globalizada, retomando questões que aparecem de forma regular nos relatos. A partir destas entrevistas, evidenciou-se que os/as jovens atribuíam a si a causa do bullying, justificando essa violência por conta de suas características - ter o cabelo crespo, ser negra, ter comportamentos e vestimentas consideradas masculinas, etc -. Também foi possível concluir que as escolas em que os/as jovens participantes desta pesquisa frequentaram não posicionaram-se para promover a prevenção e a proteção destes/as quanto ao bullying.application/pdfporBullyingDesigualdade socialGêneroRaçaEscolaAssolan, sapata, mulequinho : o bullying e as desigualdades sociais na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061623.pdf001061623.pdfTexto completoapplication/pdf917629http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174348/1/001061623.pdfd4ccd8ffdffa720b4dbfbb2ce2d8911aMD51TEXT001061623.pdf.txt001061623.pdf.txtExtracted Texttext/plain162484http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174348/2/001061623.pdf.txt70eb26ea3c27dade19ce75b84f1863fbMD52THUMBNAIL001061623.pdf.jpg001061623.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174348/3/001061623.pdf.jpge9ee9600d5fd9b006f8817f6b44e6c9cMD5310183/1743482018-10-25 09:53:43.324oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174348Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:53:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Assolan, sapata, mulequinho : o bullying e as desigualdades sociais na escola
title Assolan, sapata, mulequinho : o bullying e as desigualdades sociais na escola
spellingShingle Assolan, sapata, mulequinho : o bullying e as desigualdades sociais na escola
Pinheiro, Marina Vasconcelos
Bullying
Desigualdade social
Gênero
Raça
Escola
title_short Assolan, sapata, mulequinho : o bullying e as desigualdades sociais na escola
title_full Assolan, sapata, mulequinho : o bullying e as desigualdades sociais na escola
title_fullStr Assolan, sapata, mulequinho : o bullying e as desigualdades sociais na escola
title_full_unstemmed Assolan, sapata, mulequinho : o bullying e as desigualdades sociais na escola
title_sort Assolan, sapata, mulequinho : o bullying e as desigualdades sociais na escola
author Pinheiro, Marina Vasconcelos
author_facet Pinheiro, Marina Vasconcelos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Marina Vasconcelos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Godinho, Ana Cláudia Ferreira
contributor_str_mv Godinho, Ana Cláudia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Desigualdade social
Gênero
Raça
Escola
topic Bullying
Desigualdade social
Gênero
Raça
Escola
description Este trabalho de conclusão de curso se propõe a investigar como jovens egressos/as da educação básica compreendem a sua experiência de bullying sofridas no espaço escolar. Também tem por objetivos analisar como eles/as relacionam o bullying com as desigualdades sociais e quais medidas foram tomadas pela escola para entender e combater este fenômeno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, inspirada no procedimento de história de vida de Minayo (2001). Sobre os procedimentos, foram realizadas entrevistas narrativas com 6 jovens, de 18 a 29 anos, egressos/as da educação básica em escolas públicas e privadas, que tinham sofrido bullying. Foram elaboradas quatro perguntas sobre tal experiência e outras duas sobre o bullying e as desigualdades sociais. As análises foram feitas de forma individual - expondo as respostas de cada participante e refletindo-as a partir de referenciais teóricos - e de forma globalizada, retomando questões que aparecem de forma regular nos relatos. A partir destas entrevistas, evidenciou-se que os/as jovens atribuíam a si a causa do bullying, justificando essa violência por conta de suas características - ter o cabelo crespo, ser negra, ter comportamentos e vestimentas consideradas masculinas, etc -. Também foi possível concluir que as escolas em que os/as jovens participantes desta pesquisa frequentaram não posicionaram-se para promover a prevenção e a proteção destes/as quanto ao bullying.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-04T02:25:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174348
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001061623
url http://hdl.handle.net/10183/174348
identifier_str_mv 001061623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174348/1/001061623.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174348/2/001061623.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174348/3/001061623.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d4ccd8ffdffa720b4dbfbb2ce2d8911a
70eb26ea3c27dade19ce75b84f1863fb
e9ee9600d5fd9b006f8817f6b44e6c9c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447211838799872