Assolan, sapata, mulequinho : o bullying e as desigualdades sociais na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174348 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso se propõe a investigar como jovens egressos/as da educação básica compreendem a sua experiência de bullying sofridas no espaço escolar. Também tem por objetivos analisar como eles/as relacionam o bullying com as desigualdades sociais e quais medidas foram tomadas pela escola para entender e combater este fenômeno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, inspirada no procedimento de história de vida de Minayo (2001). Sobre os procedimentos, foram realizadas entrevistas narrativas com 6 jovens, de 18 a 29 anos, egressos/as da educação básica em escolas públicas e privadas, que tinham sofrido bullying. Foram elaboradas quatro perguntas sobre tal experiência e outras duas sobre o bullying e as desigualdades sociais. As análises foram feitas de forma individual - expondo as respostas de cada participante e refletindo-as a partir de referenciais teóricos - e de forma globalizada, retomando questões que aparecem de forma regular nos relatos. A partir destas entrevistas, evidenciou-se que os/as jovens atribuíam a si a causa do bullying, justificando essa violência por conta de suas características - ter o cabelo crespo, ser negra, ter comportamentos e vestimentas consideradas masculinas, etc -. Também foi possível concluir que as escolas em que os/as jovens participantes desta pesquisa frequentaram não posicionaram-se para promover a prevenção e a proteção destes/as quanto ao bullying. |
id |
UFRGS-2_dc97c9a59d441baebe94152378371980 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174348 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pinheiro, Marina VasconcelosGodinho, Ana Cláudia Ferreira2018-04-04T02:25:39Z2017http://hdl.handle.net/10183/174348001061623Este trabalho de conclusão de curso se propõe a investigar como jovens egressos/as da educação básica compreendem a sua experiência de bullying sofridas no espaço escolar. Também tem por objetivos analisar como eles/as relacionam o bullying com as desigualdades sociais e quais medidas foram tomadas pela escola para entender e combater este fenômeno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, inspirada no procedimento de história de vida de Minayo (2001). Sobre os procedimentos, foram realizadas entrevistas narrativas com 6 jovens, de 18 a 29 anos, egressos/as da educação básica em escolas públicas e privadas, que tinham sofrido bullying. Foram elaboradas quatro perguntas sobre tal experiência e outras duas sobre o bullying e as desigualdades sociais. As análises foram feitas de forma individual - expondo as respostas de cada participante e refletindo-as a partir de referenciais teóricos - e de forma globalizada, retomando questões que aparecem de forma regular nos relatos. A partir destas entrevistas, evidenciou-se que os/as jovens atribuíam a si a causa do bullying, justificando essa violência por conta de suas características - ter o cabelo crespo, ser negra, ter comportamentos e vestimentas consideradas masculinas, etc -. Também foi possível concluir que as escolas em que os/as jovens participantes desta pesquisa frequentaram não posicionaram-se para promover a prevenção e a proteção destes/as quanto ao bullying.application/pdfporBullyingDesigualdade socialGêneroRaçaEscolaAssolan, sapata, mulequinho : o bullying e as desigualdades sociais na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061623.pdf001061623.pdfTexto completoapplication/pdf917629http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174348/1/001061623.pdfd4ccd8ffdffa720b4dbfbb2ce2d8911aMD51TEXT001061623.pdf.txt001061623.pdf.txtExtracted Texttext/plain162484http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174348/2/001061623.pdf.txt70eb26ea3c27dade19ce75b84f1863fbMD52THUMBNAIL001061623.pdf.jpg001061623.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg966http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174348/3/001061623.pdf.jpge9ee9600d5fd9b006f8817f6b44e6c9cMD5310183/1743482018-10-25 09:53:43.324oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174348Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:53:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Assolan, sapata, mulequinho : o bullying e as desigualdades sociais na escola |
title |
Assolan, sapata, mulequinho : o bullying e as desigualdades sociais na escola |
spellingShingle |
Assolan, sapata, mulequinho : o bullying e as desigualdades sociais na escola Pinheiro, Marina Vasconcelos Bullying Desigualdade social Gênero Raça Escola |
title_short |
Assolan, sapata, mulequinho : o bullying e as desigualdades sociais na escola |
title_full |
Assolan, sapata, mulequinho : o bullying e as desigualdades sociais na escola |
title_fullStr |
Assolan, sapata, mulequinho : o bullying e as desigualdades sociais na escola |
title_full_unstemmed |
Assolan, sapata, mulequinho : o bullying e as desigualdades sociais na escola |
title_sort |
Assolan, sapata, mulequinho : o bullying e as desigualdades sociais na escola |
author |
Pinheiro, Marina Vasconcelos |
author_facet |
Pinheiro, Marina Vasconcelos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Marina Vasconcelos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Godinho, Ana Cláudia Ferreira |
contributor_str_mv |
Godinho, Ana Cláudia Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Desigualdade social Gênero Raça Escola |
topic |
Bullying Desigualdade social Gênero Raça Escola |
description |
Este trabalho de conclusão de curso se propõe a investigar como jovens egressos/as da educação básica compreendem a sua experiência de bullying sofridas no espaço escolar. Também tem por objetivos analisar como eles/as relacionam o bullying com as desigualdades sociais e quais medidas foram tomadas pela escola para entender e combater este fenômeno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, inspirada no procedimento de história de vida de Minayo (2001). Sobre os procedimentos, foram realizadas entrevistas narrativas com 6 jovens, de 18 a 29 anos, egressos/as da educação básica em escolas públicas e privadas, que tinham sofrido bullying. Foram elaboradas quatro perguntas sobre tal experiência e outras duas sobre o bullying e as desigualdades sociais. As análises foram feitas de forma individual - expondo as respostas de cada participante e refletindo-as a partir de referenciais teóricos - e de forma globalizada, retomando questões que aparecem de forma regular nos relatos. A partir destas entrevistas, evidenciou-se que os/as jovens atribuíam a si a causa do bullying, justificando essa violência por conta de suas características - ter o cabelo crespo, ser negra, ter comportamentos e vestimentas consideradas masculinas, etc -. Também foi possível concluir que as escolas em que os/as jovens participantes desta pesquisa frequentaram não posicionaram-se para promover a prevenção e a proteção destes/as quanto ao bullying. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-04T02:25:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/174348 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001061623 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/174348 |
identifier_str_mv |
001061623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174348/1/001061623.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174348/2/001061623.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174348/3/001061623.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d4ccd8ffdffa720b4dbfbb2ce2d8911a 70eb26ea3c27dade19ce75b84f1863fb e9ee9600d5fd9b006f8817f6b44e6c9c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447211838799872 |