RPG, Ensino e Geografia : as diversas formas de construir uma história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna, Gabriel Moraes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223148
Resumo: O presente trabalho visa apresentar uma proposta alternativa para atividades durante o período de ensino remoto na pandemia da Covid-19. Através deste, busca-se desenvolver uma ferramenta interativa e que possibilite a construção de conhecimentos de forma ativa por meio de um RPG (Role-Playing Game) pedagógico. A metodologia utilizada permite ao aluno participar da resolução de problemas que podem ser encontrados fora das “grades” das escolas. O modelo de RPG desenvolvido neste trabalho foi o da Aventura Solo. O que possibilitou a realização da atividade de forma individual e estimulou, também, o hábito de leitura, de pesquisa e da criatividade dos alunos. Dessa forma, a pesquisa buscou desenvolver uma metodologia de ensino que insere o aluno nestas que são ações fundamentais para sua construção cidadã e crítica da sociedade atual.
id UFRGS-2_dcbc10015a25a9b9a44203cf6665085e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223148
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vianna, Gabriel MoraesVieira, Lucimar de Fátima dos Santos2021-07-06T04:44:52Z2021http://hdl.handle.net/10183/223148001127764O presente trabalho visa apresentar uma proposta alternativa para atividades durante o período de ensino remoto na pandemia da Covid-19. Através deste, busca-se desenvolver uma ferramenta interativa e que possibilite a construção de conhecimentos de forma ativa por meio de um RPG (Role-Playing Game) pedagógico. A metodologia utilizada permite ao aluno participar da resolução de problemas que podem ser encontrados fora das “grades” das escolas. O modelo de RPG desenvolvido neste trabalho foi o da Aventura Solo. O que possibilitou a realização da atividade de forma individual e estimulou, também, o hábito de leitura, de pesquisa e da criatividade dos alunos. Dessa forma, a pesquisa buscou desenvolver uma metodologia de ensino que insere o aluno nestas que são ações fundamentais para sua construção cidadã e crítica da sociedade atual.The present work aims to present an alternative proposal for the activities during the period of remote teaching in the pandemic season of Covid-19. Through this, seeks to develop an interactive tool, wich allows the construction of knowledges in a active form through a pedagogical RPG (Role-Playing Game). This methodology allows the student to participate in a singular form on the resolution of problems that may be founded outside the “grids” of the schools. The RPG model developed on this work was the Solo Adventure. Wich had possibilited the accomplishment of the activity in a individual form e stimulated, also, the habit of reading, of searching and creativity of the students. And so, the research sought to develop a teaching methodology that inserts the students in this fundamental actions for their citizen construction and critical of society.application/pdfporJogos educativosRole Playing Game (RPG)Ensino Remoto Emergencial (ERE)Geografia : EnsinoGeography TeachingRemote TeachingPedagogical RPGSolo AdventureRPG, Ensino e Geografia : as diversas formas de construir uma históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2021Geografia – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127764.pdf.txt001127764.pdf.txtExtracted Texttext/plain100766http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223148/2/001127764.pdf.txt44f3964bc604db8e69f3bc644a61d2fcMD52ORIGINAL001127764.pdfTexto completoapplication/pdf2594605http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223148/1/001127764.pdf69fa0086df314a6e2e6d2de1bd9168d9MD5110183/2231482021-08-04 04:32:49.155435oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223148Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-04T07:32:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv RPG, Ensino e Geografia : as diversas formas de construir uma história
title RPG, Ensino e Geografia : as diversas formas de construir uma história
spellingShingle RPG, Ensino e Geografia : as diversas formas de construir uma história
Vianna, Gabriel Moraes
Jogos educativos
Role Playing Game (RPG)
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Geografia : Ensino
Geography Teaching
Remote Teaching
Pedagogical RPG
Solo Adventure
title_short RPG, Ensino e Geografia : as diversas formas de construir uma história
title_full RPG, Ensino e Geografia : as diversas formas de construir uma história
title_fullStr RPG, Ensino e Geografia : as diversas formas de construir uma história
title_full_unstemmed RPG, Ensino e Geografia : as diversas formas de construir uma história
title_sort RPG, Ensino e Geografia : as diversas formas de construir uma história
author Vianna, Gabriel Moraes
author_facet Vianna, Gabriel Moraes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vianna, Gabriel Moraes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Lucimar de Fátima dos Santos
contributor_str_mv Vieira, Lucimar de Fátima dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos educativos
Role Playing Game (RPG)
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Geografia : Ensino
topic Jogos educativos
Role Playing Game (RPG)
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Geografia : Ensino
Geography Teaching
Remote Teaching
Pedagogical RPG
Solo Adventure
dc.subject.eng.fl_str_mv Geography Teaching
Remote Teaching
Pedagogical RPG
Solo Adventure
description O presente trabalho visa apresentar uma proposta alternativa para atividades durante o período de ensino remoto na pandemia da Covid-19. Através deste, busca-se desenvolver uma ferramenta interativa e que possibilite a construção de conhecimentos de forma ativa por meio de um RPG (Role-Playing Game) pedagógico. A metodologia utilizada permite ao aluno participar da resolução de problemas que podem ser encontrados fora das “grades” das escolas. O modelo de RPG desenvolvido neste trabalho foi o da Aventura Solo. O que possibilitou a realização da atividade de forma individual e estimulou, também, o hábito de leitura, de pesquisa e da criatividade dos alunos. Dessa forma, a pesquisa buscou desenvolver uma metodologia de ensino que insere o aluno nestas que são ações fundamentais para sua construção cidadã e crítica da sociedade atual.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-06T04:44:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223148
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001127764
url http://hdl.handle.net/10183/223148
identifier_str_mv 001127764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223148/2/001127764.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223148/1/001127764.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 44f3964bc604db8e69f3bc644a61d2fc
69fa0086df314a6e2e6d2de1bd9168d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447277838270464