RPG, Ensino e Geografia : as diversas formas de construir uma história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223148 |
Resumo: | O presente trabalho visa apresentar uma proposta alternativa para atividades durante o período de ensino remoto na pandemia da Covid-19. Através deste, busca-se desenvolver uma ferramenta interativa e que possibilite a construção de conhecimentos de forma ativa por meio de um RPG (Role-Playing Game) pedagógico. A metodologia utilizada permite ao aluno participar da resolução de problemas que podem ser encontrados fora das “grades” das escolas. O modelo de RPG desenvolvido neste trabalho foi o da Aventura Solo. O que possibilitou a realização da atividade de forma individual e estimulou, também, o hábito de leitura, de pesquisa e da criatividade dos alunos. Dessa forma, a pesquisa buscou desenvolver uma metodologia de ensino que insere o aluno nestas que são ações fundamentais para sua construção cidadã e crítica da sociedade atual. |
id |
UFRGS-2_dcbc10015a25a9b9a44203cf6665085e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223148 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vianna, Gabriel MoraesVieira, Lucimar de Fátima dos Santos2021-07-06T04:44:52Z2021http://hdl.handle.net/10183/223148001127764O presente trabalho visa apresentar uma proposta alternativa para atividades durante o período de ensino remoto na pandemia da Covid-19. Através deste, busca-se desenvolver uma ferramenta interativa e que possibilite a construção de conhecimentos de forma ativa por meio de um RPG (Role-Playing Game) pedagógico. A metodologia utilizada permite ao aluno participar da resolução de problemas que podem ser encontrados fora das “grades” das escolas. O modelo de RPG desenvolvido neste trabalho foi o da Aventura Solo. O que possibilitou a realização da atividade de forma individual e estimulou, também, o hábito de leitura, de pesquisa e da criatividade dos alunos. Dessa forma, a pesquisa buscou desenvolver uma metodologia de ensino que insere o aluno nestas que são ações fundamentais para sua construção cidadã e crítica da sociedade atual.The present work aims to present an alternative proposal for the activities during the period of remote teaching in the pandemic season of Covid-19. Through this, seeks to develop an interactive tool, wich allows the construction of knowledges in a active form through a pedagogical RPG (Role-Playing Game). This methodology allows the student to participate in a singular form on the resolution of problems that may be founded outside the “grids” of the schools. The RPG model developed on this work was the Solo Adventure. Wich had possibilited the accomplishment of the activity in a individual form e stimulated, also, the habit of reading, of searching and creativity of the students. And so, the research sought to develop a teaching methodology that inserts the students in this fundamental actions for their citizen construction and critical of society.application/pdfporJogos educativosRole Playing Game (RPG)Ensino Remoto Emergencial (ERE)Geografia : EnsinoGeography TeachingRemote TeachingPedagogical RPGSolo AdventureRPG, Ensino e Geografia : as diversas formas de construir uma históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2021Geografia – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127764.pdf.txt001127764.pdf.txtExtracted Texttext/plain100766http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223148/2/001127764.pdf.txt44f3964bc604db8e69f3bc644a61d2fcMD52ORIGINAL001127764.pdfTexto completoapplication/pdf2594605http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223148/1/001127764.pdf69fa0086df314a6e2e6d2de1bd9168d9MD5110183/2231482021-08-04 04:32:49.155435oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223148Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-04T07:32:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
RPG, Ensino e Geografia : as diversas formas de construir uma história |
title |
RPG, Ensino e Geografia : as diversas formas de construir uma história |
spellingShingle |
RPG, Ensino e Geografia : as diversas formas de construir uma história Vianna, Gabriel Moraes Jogos educativos Role Playing Game (RPG) Ensino Remoto Emergencial (ERE) Geografia : Ensino Geography Teaching Remote Teaching Pedagogical RPG Solo Adventure |
title_short |
RPG, Ensino e Geografia : as diversas formas de construir uma história |
title_full |
RPG, Ensino e Geografia : as diversas formas de construir uma história |
title_fullStr |
RPG, Ensino e Geografia : as diversas formas de construir uma história |
title_full_unstemmed |
RPG, Ensino e Geografia : as diversas formas de construir uma história |
title_sort |
RPG, Ensino e Geografia : as diversas formas de construir uma história |
author |
Vianna, Gabriel Moraes |
author_facet |
Vianna, Gabriel Moraes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vianna, Gabriel Moraes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vieira, Lucimar de Fátima dos Santos |
contributor_str_mv |
Vieira, Lucimar de Fátima dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos educativos Role Playing Game (RPG) Ensino Remoto Emergencial (ERE) Geografia : Ensino |
topic |
Jogos educativos Role Playing Game (RPG) Ensino Remoto Emergencial (ERE) Geografia : Ensino Geography Teaching Remote Teaching Pedagogical RPG Solo Adventure |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Geography Teaching Remote Teaching Pedagogical RPG Solo Adventure |
description |
O presente trabalho visa apresentar uma proposta alternativa para atividades durante o período de ensino remoto na pandemia da Covid-19. Através deste, busca-se desenvolver uma ferramenta interativa e que possibilite a construção de conhecimentos de forma ativa por meio de um RPG (Role-Playing Game) pedagógico. A metodologia utilizada permite ao aluno participar da resolução de problemas que podem ser encontrados fora das “grades” das escolas. O modelo de RPG desenvolvido neste trabalho foi o da Aventura Solo. O que possibilitou a realização da atividade de forma individual e estimulou, também, o hábito de leitura, de pesquisa e da criatividade dos alunos. Dessa forma, a pesquisa buscou desenvolver uma metodologia de ensino que insere o aluno nestas que são ações fundamentais para sua construção cidadã e crítica da sociedade atual. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-06T04:44:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/223148 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001127764 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/223148 |
identifier_str_mv |
001127764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223148/2/001127764.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223148/1/001127764.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
44f3964bc604db8e69f3bc644a61d2fc 69fa0086df314a6e2e6d2de1bd9168d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447277838270464 |