As percepções dos alunos do quinto ano do ensino fundamental acerca da aprendizagem de matemática quando estão construindo no Scratch

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martini, Ana Lúcia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220611
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade investigar as programações construídas pelos alunos com o software Scratch, buscando associações com a matemática. A pergunta diretriz que orienta o trabalho é: “Quais as percepções dos alunos acerca da aprendizagem de matemática quando estão programando com o Scratch?” O software utilizado permitiu a programação/criação de jogos e/ou animações digitais. O viés investigativo adotado foi o qualitativo. Para analisar as percepções dos alunos, foi elaborado um questionário que envolvia questionamentos acerca da sequência de tarefas aplicada em alunos do quinto ano do Ensino Fundamental I, de uma escola particular de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Devido à situação de isolamento social ocasionada pela pandemia da covid-19, as aulas foram feitas de modo remoto. Para fins de registro e segurança de dados, todas as atividades desenvolvidas foram realizadas nas plataformas institucionais próprias da rede de ensino. Como referenciais teóricos abordados, buscamos trazer as ideias de Construcionismo, de Papert (1985), e de Literacia Digital, de Jenkins et al. (2009). Os resultados apontam indícios das habilidades de simulação, apropriação e performance, apresentadas por Jenkins et al. (2009). No que diz respeito à visão de Resnick (2009) sobre Aprendizagem Criativa, foi possível perceber alguns sinais de que os estudantes conseguiram assumir o papel de autores, criando e construindo conceitos matemáticos. Destacamos que esses aspectos fizeram parte do processo de construção do conhecimento matemático que envolveu, conforme a percepção dos alunos, os conceitos de plano cartesiano, operações básicas como soma e multiplicação, geometria e ângulos. A análise ainda demonstrou que alguns dos conceitos percebidos pelos alunos estiveram explicitamente presentes nas construções feitas, como foi o caso dos assuntos relacionados a plano cartesiano, geometria e ângulos.
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Para fins de registro e segurança de dados, todas as atividades desenvolvidas foram realizadas nas plataformas institucionais próprias da rede de ensino. Como referenciais teóricos abordados, buscamos trazer as ideias de Construcionismo, de Papert (1985), e de Literacia Digital, de Jenkins et al. (2009). Os resultados apontam indícios das habilidades de simulação, apropriação e performance, apresentadas por Jenkins et al. (2009). No que diz respeito à visão de Resnick (2009) sobre Aprendizagem Criativa, foi possível perceber alguns sinais de que os estudantes conseguiram assumir o papel de autores, criando e construindo conceitos matemáticos. Destacamos que esses aspectos fizeram parte do processo de construção do conhecimento matemático que envolveu, conforme a percepção dos alunos, os conceitos de plano cartesiano, operações básicas como soma e multiplicação, geometria e ângulos. A análise ainda demonstrou que alguns dos conceitos percebidos pelos alunos estiveram explicitamente presentes nas construções feitas, como foi o caso dos assuntos relacionados a plano cartesiano, geometria e ângulos.This paper aims to investigate the programming made by students with the Scratch software, making associations with mathematics. This work's guiding question is the following: "What are students' perceptions about the learning of math when they are programming with Scratch?". The software used in the activities allowed the programming/creation of games and/or digital animations. The qualitative method was the method used in this investigation. To analyze students' perceptions, it was created a questionnaire with questions regarding the sequence of tasks administered to elementary school fifth-grade students from a private school in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Due to social isolation caused by the pandemic of the covid-19, classes were conducted remotely. For data registration and security purposes, all activities were carried out on the school chain's institutional platforms. Ideas of Constructionism, by Papert and Maltempi (1985), and Digital Literacy, by Jenkins et al. (2009), are the theoretical background of this paper. The results show evidence of simulation, appropriation, and performance skills, presented by Jenkins et al. (2009). With regard to Resnick's (2009) view on Creative Learning, it was possible to notice that students were able to take the role of authors, creating and constructing mathematical concepts. We emphasize that these aspects were part of the process of construction of mathematical knowledge that involved, according to students' perception, the concepts of the Cartesian plane, basic operations such as addition and multiplication, geometry, and angles. The analysis also showed that some of the concepts grasped by the students were explicitly present in the constructions made, as in the case related to topics connected to the Cartesian plane, geometry, and angles.application/pdfporEducação MatemáticaTecnologiaEnsino Remoto Emergencial (ERE)Scratch (software)ConstructionismTechnologyRemote learningAs percepções dos alunos do quinto ano do ensino fundamental acerca da aprendizagem de matemática quando estão construindo no Scratchinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2020Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125108.pdf.txt001125108.pdf.txtExtracted Texttext/plain123960http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220611/2/001125108.pdf.txte8e41c3e393c51bbfb4559fb1fffe0e4MD52ORIGINAL001125108.pdfTexto completoapplication/pdf2896060http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220611/1/001125108.pdfffa5387e301ab2a16ecf65f2f7cf044cMD5110183/2206112021-10-04 04:22:18.959536oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220611Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-04T07:22:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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