Currículo de ciências da natureza : o processo de reconstrução do projeto político-pedagógico em escola pública de ensino médio e a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fenner, Roniere dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/109721
Resumo: A presente pesquisa teve a intencionalidade em investigar se o processo de reconstrução do Projeto Político-Pedagógico na Escola Pública Estadual do Estado do Rio Grande do Sul contribui para a construção de um currículo das Ciências da Natureza voltado para a realidade do estudante e, se esse movimento se constitui em uma formação contínua dos professores. A pesquisa tem a referencialidade conceitual em autores como: Maldaner (2000); Santos e Maldaner (2010); Santos e Schenetzler (2010); Chalmers (2011); Lopes e Macedo (2010, 2011); Cachapuz, Gil-Perez, Carvalho, Praia e Vilchez (2011), entre outros da literatura em Educação nas Ciências. É um estudo de caso qualitativo descritivo e a coleta das informações foi processada por meio de entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Colaboraram seis professores das Ciências da Natureza, três diretores de escola e três coordenadores pedagógicos. O processo analítico aplicado aos dados coletados a partir das entrevistas inspirou a organização de quatro categorias de análise fundamentada na Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2011): Currículo: construído de acordo com a realidade escolar; Planejamento: projetos pedagógicos norteando a aprendizagem; Tempo e espaço pedagógico: uma possibilidade de formação contínua de professores; Função social da escola: formar para a cidadania e alguns desafios. A pesquisa indica que os professores procuram trabalhar os conteúdos de acordo com cada realidade escolar. Sinaliza também que o movimento da reconstrução dos Projetos Político-Pedagógicos, a qual direciona a trabalhar com projetos de pesquisa em sala de aula é uma formação contínua de professores e que a interdisciplinaridade nas escolas ainda é um grande desafio para os professores.
id URGS_3f7e35a1057cf4f40da0df0aabe3e5cc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109721
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Fenner, Roniere dos SantosDel Pino, Jose Claudio2015-02-05T02:17:40Z2014http://hdl.handle.net/10183/109721000950680A presente pesquisa teve a intencionalidade em investigar se o processo de reconstrução do Projeto Político-Pedagógico na Escola Pública Estadual do Estado do Rio Grande do Sul contribui para a construção de um currículo das Ciências da Natureza voltado para a realidade do estudante e, se esse movimento se constitui em uma formação contínua dos professores. A pesquisa tem a referencialidade conceitual em autores como: Maldaner (2000); Santos e Maldaner (2010); Santos e Schenetzler (2010); Chalmers (2011); Lopes e Macedo (2010, 2011); Cachapuz, Gil-Perez, Carvalho, Praia e Vilchez (2011), entre outros da literatura em Educação nas Ciências. É um estudo de caso qualitativo descritivo e a coleta das informações foi processada por meio de entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Colaboraram seis professores das Ciências da Natureza, três diretores de escola e três coordenadores pedagógicos. O processo analítico aplicado aos dados coletados a partir das entrevistas inspirou a organização de quatro categorias de análise fundamentada na Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2011): Currículo: construído de acordo com a realidade escolar; Planejamento: projetos pedagógicos norteando a aprendizagem; Tempo e espaço pedagógico: uma possibilidade de formação contínua de professores; Função social da escola: formar para a cidadania e alguns desafios. A pesquisa indica que os professores procuram trabalhar os conteúdos de acordo com cada realidade escolar. Sinaliza também que o movimento da reconstrução dos Projetos Político-Pedagógicos, a qual direciona a trabalhar com projetos de pesquisa em sala de aula é uma formação contínua de professores e que a interdisciplinaridade nas escolas ainda é um grande desafio para os professores.Current research investigates whether the reconstruction process of the Political and Pedagogical Project in the public schools of the state of Rio Grande do Sul, Brazil, contributes towards the construction of a curriculum in Nature Sciences seeped in student´s world and whether this instance makes up the teachers´ continuous formation. Research is based on Maldaner (2000); Santos & Maldaner (2010); Santos & Schenetzler (2010); Chalmers (2011); Lopes & Macedo (2010, 2011); Cachapuz, Gil-Perez, Carvalho, Praia & Vilchez (2011) and other researchers in Science Education. The descriptive and quantitative case study is foregrounded on information processed by half-structured interviews and analysis of documents. Six Nature Science teachers, three headmasters and three pedagogical coordinators participated in the analysis. The analytic process applied to collected data were the bases of four categories of analysis foregrounded on Discursive Textual Analysis (MORAES & GALIAZZI, 2011), namely, Curriculum: following school reality; Planning: pedagogical projects directing learning; Pedagogical time and space: a possibility in the continuous formation of teachers; Social function of the school: preparation to citizenship and some challenges. Research shows that teachers try to comply with the contents according to the conditions of the school. It also means that the reconstruction of Political and Pedagogical Projects guiding research projects in the classroom is the teachers´ continuous formation. Interdisciplinarity in school is still the great challenge for teachers.application/pdfporCurrículoProjeto pedagógicoEnsino de ciênciasEnsino médioFormação de professoresCurriculum in nature sciencesTeachers´formationPolitical and pedagogical projectCurrículo de ciências da natureza : o processo de reconstrução do projeto político-pedagógico em escola pública de ensino médio e a formação de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2014doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000950680.pdf.txt000950680.pdf.txtExtracted Texttext/plain359550http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109721/2/000950680.pdf.txtb5dd526654fb5638386afa3d4c02c697MD52ORIGINAL000950680.pdf000950680.pdfTexto completoapplication/pdf1274994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109721/1/000950680.pdfb2e9d576100da459dc6e627deded9e2aMD51THUMBNAIL000950680.pdf.jpg000950680.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1173http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109721/3/000950680.pdf.jpg83492d1c065b631dec505acb58110974MD5310183/1097212022-08-17 04:49:46.183706oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109721Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-17T07:49:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Currículo de ciências da natureza : o processo de reconstrução do projeto político-pedagógico em escola pública de ensino médio e a formação de professores
title Currículo de ciências da natureza : o processo de reconstrução do projeto político-pedagógico em escola pública de ensino médio e a formação de professores
spellingShingle Currículo de ciências da natureza : o processo de reconstrução do projeto político-pedagógico em escola pública de ensino médio e a formação de professores
Fenner, Roniere dos Santos
Currículo
Projeto pedagógico
Ensino de ciências
Ensino médio
Formação de professores
Curriculum in nature sciences
Teachers´formation
Political and pedagogical project
title_short Currículo de ciências da natureza : o processo de reconstrução do projeto político-pedagógico em escola pública de ensino médio e a formação de professores
title_full Currículo de ciências da natureza : o processo de reconstrução do projeto político-pedagógico em escola pública de ensino médio e a formação de professores
title_fullStr Currículo de ciências da natureza : o processo de reconstrução do projeto político-pedagógico em escola pública de ensino médio e a formação de professores
title_full_unstemmed Currículo de ciências da natureza : o processo de reconstrução do projeto político-pedagógico em escola pública de ensino médio e a formação de professores
title_sort Currículo de ciências da natureza : o processo de reconstrução do projeto político-pedagógico em escola pública de ensino médio e a formação de professores
author Fenner, Roniere dos Santos
author_facet Fenner, Roniere dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fenner, Roniere dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Del Pino, Jose Claudio
contributor_str_mv Del Pino, Jose Claudio
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Projeto pedagógico
Ensino de ciências
Ensino médio
Formação de professores
topic Currículo
Projeto pedagógico
Ensino de ciências
Ensino médio
Formação de professores
Curriculum in nature sciences
Teachers´formation
Political and pedagogical project
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum in nature sciences
Teachers´formation
Political and pedagogical project
description A presente pesquisa teve a intencionalidade em investigar se o processo de reconstrução do Projeto Político-Pedagógico na Escola Pública Estadual do Estado do Rio Grande do Sul contribui para a construção de um currículo das Ciências da Natureza voltado para a realidade do estudante e, se esse movimento se constitui em uma formação contínua dos professores. A pesquisa tem a referencialidade conceitual em autores como: Maldaner (2000); Santos e Maldaner (2010); Santos e Schenetzler (2010); Chalmers (2011); Lopes e Macedo (2010, 2011); Cachapuz, Gil-Perez, Carvalho, Praia e Vilchez (2011), entre outros da literatura em Educação nas Ciências. É um estudo de caso qualitativo descritivo e a coleta das informações foi processada por meio de entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Colaboraram seis professores das Ciências da Natureza, três diretores de escola e três coordenadores pedagógicos. O processo analítico aplicado aos dados coletados a partir das entrevistas inspirou a organização de quatro categorias de análise fundamentada na Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2011): Currículo: construído de acordo com a realidade escolar; Planejamento: projetos pedagógicos norteando a aprendizagem; Tempo e espaço pedagógico: uma possibilidade de formação contínua de professores; Função social da escola: formar para a cidadania e alguns desafios. A pesquisa indica que os professores procuram trabalhar os conteúdos de acordo com cada realidade escolar. Sinaliza também que o movimento da reconstrução dos Projetos Político-Pedagógicos, a qual direciona a trabalhar com projetos de pesquisa em sala de aula é uma formação contínua de professores e que a interdisciplinaridade nas escolas ainda é um grande desafio para os professores.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-05T02:17:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/109721
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000950680
url http://hdl.handle.net/10183/109721
identifier_str_mv 000950680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109721/2/000950680.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109721/1/000950680.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109721/3/000950680.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b5dd526654fb5638386afa3d4c02c697
b2e9d576100da459dc6e627deded9e2a
83492d1c065b631dec505acb58110974
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309059720577024