Desvio de percurso : caminhos possíveis para o ensino de línguas a partir do ciclo de ensino/aprendizagem Reading to Learn
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/235346 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral elaborar uma proposta de ensino de leitura e escrita que tem como base as orientações teóricas do Ciclo de Aprendizagem do Programa Reading to Learn (R2L) que foi desenvolvido pela Escola de Sydney em sua Pedagogia com base em Gêneros (PG). O trabalho pretende mostrar como a Linguística Sistêmico Funcional (LSF) pode ser o ponto de partida para uma atividade de ensino que busca discutir sobre o papel dos gêneros de textos e sobre como abordá-los no trabalho em sala de aula e ainda, entender a importância do texto e de como ele realiza e é realizado de acordo com os contextos social, cultural e de situação. Para isso, usou-se os pressupostos da teoria de M.A.K. Halliday que fundamentam a LSF e veem que a linguagem precisa ser analisada dentro de seus contextos culturais e de situação para que se compreenda o registro. Também buscou-se usar a PG, desenvolvida por Martin e Rose (2012, apud SANTORUM, 2019) porque ela é capaz de mostrar como os gêneros são processos sociais que possuem propósitos e se manifestam conforme o contexto. Assim sendo, o trabalho faz referência a Fuzer e Cabral (2014), Fuzer (2018), Pires (2017), Rottava, Santos e Troian (2021), Santorum (2019) e Vian Jr. e Ikeda (2009). Diante disso, adotou-se uma metodologia bibliográfica interpretativa por meio de uma proposta de ensino que tem na LSF sua base e conta com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como balizadora para a definição do ensino fundamental como campo de aplicação. Desse modo, a proposta trabalha com um texto do gênero poesia (de acordo com a BNCC) ou de explicações sequencial (para a PG) e se desenrola de acordo com as nove estratégias de leitura e escrita do Ciclo de Ensino/Aprendizagem do Programa Ler para Aprender (R2L). Como resultados, pode-se concluir que uma atividade de ensino de leitura e escrita que parte do texto para falar do contexto pode ajudar o aluno a construir significados, melhor se apropriar do que está sendo aprendido na escola e desenvolver as competências linguísticas. Além disso, percebe-se que a LSF é, não apenas o ponto de partida, como também o veículo que guia toda a construção pedagógica da proposta de ensino. Por fim, esta pesquisa contribui para a formação de futuros docentes através de uma proposta de ensino prática, que pode ser trabalhada no ensino fundamental e que tem como propósito garantir mais autonomia e independência para os alunos. |
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Weber, FernandaRottava, Lucia2022-02-19T04:41:23Z2021http://hdl.handle.net/10183/235346001137132Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral elaborar uma proposta de ensino de leitura e escrita que tem como base as orientações teóricas do Ciclo de Aprendizagem do Programa Reading to Learn (R2L) que foi desenvolvido pela Escola de Sydney em sua Pedagogia com base em Gêneros (PG). O trabalho pretende mostrar como a Linguística Sistêmico Funcional (LSF) pode ser o ponto de partida para uma atividade de ensino que busca discutir sobre o papel dos gêneros de textos e sobre como abordá-los no trabalho em sala de aula e ainda, entender a importância do texto e de como ele realiza e é realizado de acordo com os contextos social, cultural e de situação. Para isso, usou-se os pressupostos da teoria de M.A.K. Halliday que fundamentam a LSF e veem que a linguagem precisa ser analisada dentro de seus contextos culturais e de situação para que se compreenda o registro. Também buscou-se usar a PG, desenvolvida por Martin e Rose (2012, apud SANTORUM, 2019) porque ela é capaz de mostrar como os gêneros são processos sociais que possuem propósitos e se manifestam conforme o contexto. Assim sendo, o trabalho faz referência a Fuzer e Cabral (2014), Fuzer (2018), Pires (2017), Rottava, Santos e Troian (2021), Santorum (2019) e Vian Jr. e Ikeda (2009). Diante disso, adotou-se uma metodologia bibliográfica interpretativa por meio de uma proposta de ensino que tem na LSF sua base e conta com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como balizadora para a definição do ensino fundamental como campo de aplicação. Desse modo, a proposta trabalha com um texto do gênero poesia (de acordo com a BNCC) ou de explicações sequencial (para a PG) e se desenrola de acordo com as nove estratégias de leitura e escrita do Ciclo de Ensino/Aprendizagem do Programa Ler para Aprender (R2L). Como resultados, pode-se concluir que uma atividade de ensino de leitura e escrita que parte do texto para falar do contexto pode ajudar o aluno a construir significados, melhor se apropriar do que está sendo aprendido na escola e desenvolver as competências linguísticas. Além disso, percebe-se que a LSF é, não apenas o ponto de partida, como também o veículo que guia toda a construção pedagógica da proposta de ensino. Por fim, esta pesquisa contribui para a formação de futuros docentes através de uma proposta de ensino prática, que pode ser trabalhada no ensino fundamental e que tem como propósito garantir mais autonomia e independência para os alunos.This term paper elaborates an education proposal for reading and writing based on the theoretical guidelines from the Learning and Teaching Cycle from the Reading to Learn Program (R2L), which has been developed by Genres Pedagogy (GP) from the Sydney School. This work intends to show how the Systemic-Functional Linguistics (SFL) can be a starting point to an education proposal that aims to discuss the role of textual genres and how they are addressed in the classroom, and also understand the importance of texts and how to analyze them by the perspective of the language system according to the social, cultural, and situational contexts. The premises followed in this work are from which is the base of SFL. They claim that languages need to be analyzed considering their cultural contexts and the context of the situation to understand their register better. The GP proposed by Martin and Rose (2012, apud SANTORUM, 2019) was also used, which shows how the genres are social processes that have porpuses and express themselves according to the context. Then, this work refers to Fuzer and Cabral (2014), Fuzer (2018), Pires (2017), Rottava, Santos and Troian (2021), Santorum (2019), and Vian Jr. and Ikeda (2009). This work used an interpretative bibliographic methodology for proposing an education proposal, which is based on the SFL. This proposal considers the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) guidelines to define the elementary school as the ideal environment for its deployment. This proposal studies a text, which is phonetic genre according to BNCC or sequential explanation according to GP, based on the nine strategies of reading and writing from the R2L Cycle. As a result, it is possible to conclude that an education proposal for reading and writing that relies on texts to refer to the context may help the student understand the meanings, build a solid foundation of what they are learning at school, and develop their linguistic skills. Besides, the results show that the SFL is not restricted to just the starting point but also the guidance for the pedagogic development of the education proposal. Lastly, this work contributes to the training of future teachers through an education proposal, which can be used in elementary school and aims to ensure the students become independent and self-sufficient.application/pdfporProposta didáticaLinguística sistêmico-funcionalLeitura e escritaGêneros textuaisCompetência linguísticaEducation proposalLearning and teaching cycleProgram Reading to LearnGenres pedagogySystemic functional linguisticDesvio de percurso : caminhos possíveis para o ensino de línguas a partir do ciclo de ensino/aprendizagem Reading to Learninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2021Letras: Português e Francês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137132.pdf.txt001137132.pdf.txtExtracted Texttext/plain99640http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235346/2/001137132.pdf.txtd35dddff654e848b0de721c815989d71MD52ORIGINAL001137132.pdfTexto completoapplication/pdf1947333http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235346/1/001137132.pdf175c31dd70684afec09b701a84de728eMD5110183/2353462024-06-07 06:17:05.530286oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235346Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-06-07T09:17:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral elaborar uma proposta de ensino de leitura e escrita que tem como base as orientações teóricas do Ciclo de Aprendizagem do Programa Reading to Learn (R2L) que foi desenvolvido pela Escola de Sydney em sua Pedagogia com base em Gêneros (PG). O trabalho pretende mostrar como a Linguística Sistêmico Funcional (LSF) pode ser o ponto de partida para uma atividade de ensino que busca discutir sobre o papel dos gêneros de textos e sobre como abordá-los no trabalho em sala de aula e ainda, entender a importância do texto e de como ele realiza e é realizado de acordo com os contextos social, cultural e de situação. Para isso, usou-se os pressupostos da teoria de M.A.K. Halliday que fundamentam a LSF e veem que a linguagem precisa ser analisada dentro de seus contextos culturais e de situação para que se compreenda o registro. Também buscou-se usar a PG, desenvolvida por Martin e Rose (2012, apud SANTORUM, 2019) porque ela é capaz de mostrar como os gêneros são processos sociais que possuem propósitos e se manifestam conforme o contexto. Assim sendo, o trabalho faz referência a Fuzer e Cabral (2014), Fuzer (2018), Pires (2017), Rottava, Santos e Troian (2021), Santorum (2019) e Vian Jr. e Ikeda (2009). Diante disso, adotou-se uma metodologia bibliográfica interpretativa por meio de uma proposta de ensino que tem na LSF sua base e conta com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como balizadora para a definição do ensino fundamental como campo de aplicação. Desse modo, a proposta trabalha com um texto do gênero poesia (de acordo com a BNCC) ou de explicações sequencial (para a PG) e se desenrola de acordo com as nove estratégias de leitura e escrita do Ciclo de Ensino/Aprendizagem do Programa Ler para Aprender (R2L). Como resultados, pode-se concluir que uma atividade de ensino de leitura e escrita que parte do texto para falar do contexto pode ajudar o aluno a construir significados, melhor se apropriar do que está sendo aprendido na escola e desenvolver as competências linguísticas. Além disso, percebe-se que a LSF é, não apenas o ponto de partida, como também o veículo que guia toda a construção pedagógica da proposta de ensino. Por fim, esta pesquisa contribui para a formação de futuros docentes através de uma proposta de ensino prática, que pode ser trabalhada no ensino fundamental e que tem como propósito garantir mais autonomia e independência para os alunos. |
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