A herpetologia no ensino fundamental : o que os alunos pensam e aprendem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/78078 |
Resumo: | A educação básica, composta pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, é a única etapa obrigatória do ensino no Brasil. Foram lançados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, a fim de construir referências nacionais comuns ao processo educativo, sem desrespeitar as diferentes regiões, culturas e políticas do país. Segundo esses, as Ciências Naturais são divididas em eixos temáticos: Vida e Ambiente, Ser Humano e Saúde, Tecnologia e Sociedade e Terra e Universo. No sétimo ano, o eixo Vida e Ambiente abrange os conteúdos relacionados aos seres vivos, o que inclui o ensino dos anfíbios e répteis. Com o intuito de delinear quais as noções e percepções de estudantes e professores de ciências acerca da herpetofauna, foi realizada uma pesquisa baseada em um questionário estruturado contendo questões abertas e fechadas. No questionário, buscou-se contemplar temas relacionados à classificação, biologia, importância, valores e mitos sobre anfíbios e répteis. A pesquisa foi realizada com 34 alunos de oitavas séries e quatro professores de ciências de três escolas estaduais de Bento Gonçalves, sendo duas localizadas na zona rural e uma na zona urbana do município. Após a coleta dos dados, os mesmos foram tabelados em planilhas e analisados qualitativa e quantitativamente. Os resultados obtidos indicam que ainda persiste, dentre os estudantes e os docentes, uma mentalidade antropocêntrica, que apenas valoriza as espécies de acordo com a função que desempenham em prol do homem, tais como o controle de pragas e o uso na medicina. Além do mais, observou-se que cobras, lagartos, jacarés e anfíbios são vistos de maneira muito negativa, despertando medo e nojo, enquanto que tartarugas são percebidas de maneira positiva. |
id |
UFRGS-2_dd27e1c7cff30243978e4dfbaace484c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78078 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Luchese, Mariana ScalonVerrastro Viñas, LauraRosa, Russel Teresinha Dutra da2013-09-17T01:46:13Z2013http://hdl.handle.net/10183/78078000897665A educação básica, composta pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, é a única etapa obrigatória do ensino no Brasil. Foram lançados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, a fim de construir referências nacionais comuns ao processo educativo, sem desrespeitar as diferentes regiões, culturas e políticas do país. Segundo esses, as Ciências Naturais são divididas em eixos temáticos: Vida e Ambiente, Ser Humano e Saúde, Tecnologia e Sociedade e Terra e Universo. No sétimo ano, o eixo Vida e Ambiente abrange os conteúdos relacionados aos seres vivos, o que inclui o ensino dos anfíbios e répteis. Com o intuito de delinear quais as noções e percepções de estudantes e professores de ciências acerca da herpetofauna, foi realizada uma pesquisa baseada em um questionário estruturado contendo questões abertas e fechadas. No questionário, buscou-se contemplar temas relacionados à classificação, biologia, importância, valores e mitos sobre anfíbios e répteis. A pesquisa foi realizada com 34 alunos de oitavas séries e quatro professores de ciências de três escolas estaduais de Bento Gonçalves, sendo duas localizadas na zona rural e uma na zona urbana do município. Após a coleta dos dados, os mesmos foram tabelados em planilhas e analisados qualitativa e quantitativamente. Os resultados obtidos indicam que ainda persiste, dentre os estudantes e os docentes, uma mentalidade antropocêntrica, que apenas valoriza as espécies de acordo com a função que desempenham em prol do homem, tais como o controle de pragas e o uso na medicina. Além do mais, observou-se que cobras, lagartos, jacarés e anfíbios são vistos de maneira muito negativa, despertando medo e nojo, enquanto que tartarugas são percebidas de maneira positiva.application/pdfporEnsino fundamentalHerpetologiaA herpetologia no ensino fundamental : o que os alunos pensam e aprendeminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2013Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000897665.pdf000897665.pdfTexto completoapplication/pdf1135330http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78078/1/000897665.pdf9d73b2255992b0dc6cc8be28cae07bd7MD51TEXT000897665.pdf.txt000897665.pdf.txtExtracted Texttext/plain108683http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78078/2/000897665.pdf.txt544dc44d844b9f32dfacca6c3fbacf29MD52THUMBNAIL000897665.pdf.jpg000897665.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78078/3/000897665.pdf.jpg04e56d4c1612ad160a5ccde070249be2MD5310183/780782018-10-15 08:21:30.272oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78078Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:21:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A herpetologia no ensino fundamental : o que os alunos pensam e aprendem |
title |
A herpetologia no ensino fundamental : o que os alunos pensam e aprendem |
spellingShingle |
A herpetologia no ensino fundamental : o que os alunos pensam e aprendem Luchese, Mariana Scalon Ensino fundamental Herpetologia |
title_short |
A herpetologia no ensino fundamental : o que os alunos pensam e aprendem |
title_full |
A herpetologia no ensino fundamental : o que os alunos pensam e aprendem |
title_fullStr |
A herpetologia no ensino fundamental : o que os alunos pensam e aprendem |
title_full_unstemmed |
A herpetologia no ensino fundamental : o que os alunos pensam e aprendem |
title_sort |
A herpetologia no ensino fundamental : o que os alunos pensam e aprendem |
author |
Luchese, Mariana Scalon |
author_facet |
Luchese, Mariana Scalon |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luchese, Mariana Scalon |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Verrastro Viñas, Laura |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Rosa, Russel Teresinha Dutra da |
contributor_str_mv |
Verrastro Viñas, Laura Rosa, Russel Teresinha Dutra da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Herpetologia |
topic |
Ensino fundamental Herpetologia |
description |
A educação básica, composta pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, é a única etapa obrigatória do ensino no Brasil. Foram lançados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, a fim de construir referências nacionais comuns ao processo educativo, sem desrespeitar as diferentes regiões, culturas e políticas do país. Segundo esses, as Ciências Naturais são divididas em eixos temáticos: Vida e Ambiente, Ser Humano e Saúde, Tecnologia e Sociedade e Terra e Universo. No sétimo ano, o eixo Vida e Ambiente abrange os conteúdos relacionados aos seres vivos, o que inclui o ensino dos anfíbios e répteis. Com o intuito de delinear quais as noções e percepções de estudantes e professores de ciências acerca da herpetofauna, foi realizada uma pesquisa baseada em um questionário estruturado contendo questões abertas e fechadas. No questionário, buscou-se contemplar temas relacionados à classificação, biologia, importância, valores e mitos sobre anfíbios e répteis. A pesquisa foi realizada com 34 alunos de oitavas séries e quatro professores de ciências de três escolas estaduais de Bento Gonçalves, sendo duas localizadas na zona rural e uma na zona urbana do município. Após a coleta dos dados, os mesmos foram tabelados em planilhas e analisados qualitativa e quantitativamente. Os resultados obtidos indicam que ainda persiste, dentre os estudantes e os docentes, uma mentalidade antropocêntrica, que apenas valoriza as espécies de acordo com a função que desempenham em prol do homem, tais como o controle de pragas e o uso na medicina. Além do mais, observou-se que cobras, lagartos, jacarés e anfíbios são vistos de maneira muito negativa, despertando medo e nojo, enquanto que tartarugas são percebidas de maneira positiva. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-09-17T01:46:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/78078 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000897665 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/78078 |
identifier_str_mv |
000897665 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78078/1/000897665.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78078/2/000897665.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78078/3/000897665.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9d73b2255992b0dc6cc8be28cae07bd7 544dc44d844b9f32dfacca6c3fbacf29 04e56d4c1612ad160a5ccde070249be2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447113045114880 |