A herpetologia no ensino fundamental : o que os alunos pensam e aprendem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luchese, Mariana Scalon
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/78078
Resumo: A educação básica, composta pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, é a única etapa obrigatória do ensino no Brasil. Foram lançados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, a fim de construir referências nacionais comuns ao processo educativo, sem desrespeitar as diferentes regiões, culturas e políticas do país. Segundo esses, as Ciências Naturais são divididas em eixos temáticos: Vida e Ambiente, Ser Humano e Saúde, Tecnologia e Sociedade e Terra e Universo. No sétimo ano, o eixo Vida e Ambiente abrange os conteúdos relacionados aos seres vivos, o que inclui o ensino dos anfíbios e répteis. Com o intuito de delinear quais as noções e percepções de estudantes e professores de ciências acerca da herpetofauna, foi realizada uma pesquisa baseada em um questionário estruturado contendo questões abertas e fechadas. No questionário, buscou-se contemplar temas relacionados à classificação, biologia, importância, valores e mitos sobre anfíbios e répteis. A pesquisa foi realizada com 34 alunos de oitavas séries e quatro professores de ciências de três escolas estaduais de Bento Gonçalves, sendo duas localizadas na zona rural e uma na zona urbana do município. Após a coleta dos dados, os mesmos foram tabelados em planilhas e analisados qualitativa e quantitativamente. Os resultados obtidos indicam que ainda persiste, dentre os estudantes e os docentes, uma mentalidade antropocêntrica, que apenas valoriza as espécies de acordo com a função que desempenham em prol do homem, tais como o controle de pragas e o uso na medicina. Além do mais, observou-se que cobras, lagartos, jacarés e anfíbios são vistos de maneira muito negativa, despertando medo e nojo, enquanto que tartarugas são percebidas de maneira positiva.
id UFRGS-2_dd27e1c7cff30243978e4dfbaace484c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78078
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Luchese, Mariana ScalonVerrastro Viñas, LauraRosa, Russel Teresinha Dutra da2013-09-17T01:46:13Z2013http://hdl.handle.net/10183/78078000897665A educação básica, composta pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, é a única etapa obrigatória do ensino no Brasil. Foram lançados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, a fim de construir referências nacionais comuns ao processo educativo, sem desrespeitar as diferentes regiões, culturas e políticas do país. Segundo esses, as Ciências Naturais são divididas em eixos temáticos: Vida e Ambiente, Ser Humano e Saúde, Tecnologia e Sociedade e Terra e Universo. No sétimo ano, o eixo Vida e Ambiente abrange os conteúdos relacionados aos seres vivos, o que inclui o ensino dos anfíbios e répteis. Com o intuito de delinear quais as noções e percepções de estudantes e professores de ciências acerca da herpetofauna, foi realizada uma pesquisa baseada em um questionário estruturado contendo questões abertas e fechadas. No questionário, buscou-se contemplar temas relacionados à classificação, biologia, importância, valores e mitos sobre anfíbios e répteis. A pesquisa foi realizada com 34 alunos de oitavas séries e quatro professores de ciências de três escolas estaduais de Bento Gonçalves, sendo duas localizadas na zona rural e uma na zona urbana do município. Após a coleta dos dados, os mesmos foram tabelados em planilhas e analisados qualitativa e quantitativamente. Os resultados obtidos indicam que ainda persiste, dentre os estudantes e os docentes, uma mentalidade antropocêntrica, que apenas valoriza as espécies de acordo com a função que desempenham em prol do homem, tais como o controle de pragas e o uso na medicina. Além do mais, observou-se que cobras, lagartos, jacarés e anfíbios são vistos de maneira muito negativa, despertando medo e nojo, enquanto que tartarugas são percebidas de maneira positiva.application/pdfporEnsino fundamentalHerpetologiaA herpetologia no ensino fundamental : o que os alunos pensam e aprendeminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2013Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000897665.pdf000897665.pdfTexto completoapplication/pdf1135330http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78078/1/000897665.pdf9d73b2255992b0dc6cc8be28cae07bd7MD51TEXT000897665.pdf.txt000897665.pdf.txtExtracted Texttext/plain108683http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78078/2/000897665.pdf.txt544dc44d844b9f32dfacca6c3fbacf29MD52THUMBNAIL000897665.pdf.jpg000897665.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78078/3/000897665.pdf.jpg04e56d4c1612ad160a5ccde070249be2MD5310183/780782018-10-15 08:21:30.272oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78078Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:21:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A herpetologia no ensino fundamental : o que os alunos pensam e aprendem
title A herpetologia no ensino fundamental : o que os alunos pensam e aprendem
spellingShingle A herpetologia no ensino fundamental : o que os alunos pensam e aprendem
Luchese, Mariana Scalon
Ensino fundamental
Herpetologia
title_short A herpetologia no ensino fundamental : o que os alunos pensam e aprendem
title_full A herpetologia no ensino fundamental : o que os alunos pensam e aprendem
title_fullStr A herpetologia no ensino fundamental : o que os alunos pensam e aprendem
title_full_unstemmed A herpetologia no ensino fundamental : o que os alunos pensam e aprendem
title_sort A herpetologia no ensino fundamental : o que os alunos pensam e aprendem
author Luchese, Mariana Scalon
author_facet Luchese, Mariana Scalon
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luchese, Mariana Scalon
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Verrastro Viñas, Laura
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
contributor_str_mv Verrastro Viñas, Laura
Rosa, Russel Teresinha Dutra da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Herpetologia
topic Ensino fundamental
Herpetologia
description A educação básica, composta pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, é a única etapa obrigatória do ensino no Brasil. Foram lançados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, a fim de construir referências nacionais comuns ao processo educativo, sem desrespeitar as diferentes regiões, culturas e políticas do país. Segundo esses, as Ciências Naturais são divididas em eixos temáticos: Vida e Ambiente, Ser Humano e Saúde, Tecnologia e Sociedade e Terra e Universo. No sétimo ano, o eixo Vida e Ambiente abrange os conteúdos relacionados aos seres vivos, o que inclui o ensino dos anfíbios e répteis. Com o intuito de delinear quais as noções e percepções de estudantes e professores de ciências acerca da herpetofauna, foi realizada uma pesquisa baseada em um questionário estruturado contendo questões abertas e fechadas. No questionário, buscou-se contemplar temas relacionados à classificação, biologia, importância, valores e mitos sobre anfíbios e répteis. A pesquisa foi realizada com 34 alunos de oitavas séries e quatro professores de ciências de três escolas estaduais de Bento Gonçalves, sendo duas localizadas na zona rural e uma na zona urbana do município. Após a coleta dos dados, os mesmos foram tabelados em planilhas e analisados qualitativa e quantitativamente. Os resultados obtidos indicam que ainda persiste, dentre os estudantes e os docentes, uma mentalidade antropocêntrica, que apenas valoriza as espécies de acordo com a função que desempenham em prol do homem, tais como o controle de pragas e o uso na medicina. Além do mais, observou-se que cobras, lagartos, jacarés e anfíbios são vistos de maneira muito negativa, despertando medo e nojo, enquanto que tartarugas são percebidas de maneira positiva.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-09-17T01:46:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/78078
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000897665
url http://hdl.handle.net/10183/78078
identifier_str_mv 000897665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78078/1/000897665.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78078/2/000897665.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78078/3/000897665.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d73b2255992b0dc6cc8be28cae07bd7
544dc44d844b9f32dfacca6c3fbacf29
04e56d4c1612ad160a5ccde070249be2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224452852154368