Aspectos no ensino de animais na educação básica: análise de materiais paradidáticos sobre herpetologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruela, Jady de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237833
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
id UFSC_dd0ff921fc243dbb482efd52d18b53e3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/237833
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aspectos no ensino de animais na educação básica: análise de materiais paradidáticos sobre herpetologiaEnsino de CiênciasHerpetologiaMateriais ParadidáticosTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.Este trabalho teve como objetivo identificar materiais paradidáticos voltados para o ensino básico que tratam de anfíbios e/ou répteis e discutir aspectos sobre o ensino de animais presentes nestes. Os materiais foram buscados em sites de laboratórios das universidades federais brasileiras, de projetos ambientais relacionados a anfíbios e répteis, instituições voltadas para a proteção e conservação destes animais, sendo selecionados materiais de acesso livre, em português e publicados entre 2018 e 2022. Foram encontrados 45 materiais, sendo eles, livros, vídeos, jogos, guias fotográficos e atividades. A partir da identificação destes materiais, foi possível desenvolver uma planilha de base de dados a fim de organizá-los e disponibilizá-los para alunos e professores do ensino básico. Para a análise, foram estabelecidos critérios assinalados na própria planilha da base de dados: categoria de materiais, temas, formação dos autores e ano de publicação e, através destes, discutir os aspetos presentes no ensino de animais: valores estéticos, humanização e utilidade. Em relação a categorias de materiais, os livros e vídeos foram os mais numerosos, sendo a principal característica entre eles a utilização de histórias. Quanto à formação dos autores, os coordenadores ou supervisores dos projetos e laboratórios vinculados ao material, possuem a graduação e experiência nas áreas abordadas pelas obras, o que expressa uma maior confiabilidade sobre o conteúdo destes materiais. Em relação à presença de aspectos relativos ao ensino de animais, verificou-se que a utilidade não estava presente em nenhum dos materiais, a atribuição de valores estéticos apareceu somente uma vez e a humanização foi o aspecto mais encontrado, em 35 materiais. Os materiais paradidáticos que mais humanizaram os animais foram os livros e, faziam isto, principalmente, através da utilização de histórias. Assim, constatou-se que o ensino de animais é produto dos animais humanos para outros animais humanos, deste modo, todos os aspectos discutidos neste trabalho existem em decorrência do antropocentrismo. Ainda, verificou-se que os materiais identificados possuem uma preocupação em trazer informações corretas de acordo com os conhecimentos científicos mais recentes.This work aimed to identify paradidatic materials aimed at basic education that deal with amphibians and/or reptiles and discuss aspects of teaching animals present in these. The materials were searched on the websites of laboratories of the Brazilian federal universities, of environmental projects related to amphibians and reptiles, institutions focused on the protection and conservation of these animals, being selected materials of free access in Portuguese and published between 2018 and 2022. From the identification of these materials, it was possible to develop a database spreadsheet in order to organize them and make them available to students and teachers in basic education. For the analysis, criteria were set which were flagged in the database worksheet itself: category of materials, subjects, training of authors and year of publication and, through these, discuss the aspects present in animal education: aesthetic values, humanization, and utility. In relation to categories of materials, books and videos were the most numerous, the main feature among them being storytelling. As for the training of the authors, the coordinators or supervisors of the projects and laboratories linked to the material have the degree and experience in the areas covered by the works, which expresses a greater reliability about the content of these materials. With regard to the presence of aspects related to the teaching of animals, it was found that the utility was not present in any of the materials, the attribution of aesthetic values appeared only once and humanization was the most found aspect, in 35 materials. The paradidatic materials that most humanized animals were books, and they did this mainly through storytelling. Thus, it was found that the teaching of animals is the product of human animals to other human animals, so all aspects discussed in this work exist as a result of anthropocentrism. Furthermore, it was found that the identified materials have a concern to bring correct information in accordance with the most recent scientific knowledge.Florianópolis, SC.Mohr, AdrianaUniversidade Federal de Santa CatarinaRuela, Jady de Souza2022-08-04T16:54:13Z2022-08-04T16:54:13Z2022-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis80 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237833info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-08-04T16:54:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/237833Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-04T16:54:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos no ensino de animais na educação básica: análise de materiais paradidáticos sobre herpetologia
title Aspectos no ensino de animais na educação básica: análise de materiais paradidáticos sobre herpetologia
spellingShingle Aspectos no ensino de animais na educação básica: análise de materiais paradidáticos sobre herpetologia
Ruela, Jady de Souza
Ensino de Ciências
Herpetologia
Materiais Paradidáticos
title_short Aspectos no ensino de animais na educação básica: análise de materiais paradidáticos sobre herpetologia
title_full Aspectos no ensino de animais na educação básica: análise de materiais paradidáticos sobre herpetologia
title_fullStr Aspectos no ensino de animais na educação básica: análise de materiais paradidáticos sobre herpetologia
title_full_unstemmed Aspectos no ensino de animais na educação básica: análise de materiais paradidáticos sobre herpetologia
title_sort Aspectos no ensino de animais na educação básica: análise de materiais paradidáticos sobre herpetologia
author Ruela, Jady de Souza
author_facet Ruela, Jady de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mohr, Adriana
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruela, Jady de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Herpetologia
Materiais Paradidáticos
topic Ensino de Ciências
Herpetologia
Materiais Paradidáticos
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-04T16:54:13Z
2022-08-04T16:54:13Z
2022-07-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237833
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 80 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652002986557440