Adaptação de livro infantil com recursos de comunicação aumentativa e alternativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoffmann, Anelise Todeschini
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cardoso, Eduardo
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232899
Resumo: Os livros de literatura infantil são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e cultural. Tendo vista essa importância, mostra-se imprescindível sua disponibilidade em multiformato, incluindo versão em comunicação aumentativa e alternativa (CAA) para o público com deficiência ou com transtornos de comunicação e de linguagem. O uso de recursos como a escrita simples e com símbolos pictográficos de comunicação de forma integrada promove a compreensão conforme as capacidades de cada indivíduo. Permite-se, assim, que cada indivíduo se aproprie das obras considerando as diferenças humanas e possibilidades de fruição e aprendizagem. Todavia, materiais nesse formato, principalmente em circuito comercial, ainda são de difícil acesso. Nesse sentido, este trabalho apresenta algumas diretrizes importantes para a aplicação da linguagem simples e do uso de pictogramas na adaptação de um livro infantil e mostra que, seguindo alguns critérios simples, utilizando softwares comuns, como editor de texto ou de apresentação, é possível criar um material adaptado para tal público, aumentando assim suas possibilidades de comunicação e de interação tanto social quanto com o livro e a leitura. Evidencia, ainda, que a metodologia utilizada neste trabalho pode ser empregada em outros contextos e produtos para a produção de materiais variados e, dessa forma, potencializar sua disseminação através de multiplicadores, produzindo mais materiais adaptados ou criados diretamente utilizando CAA.
id UFRGS-2_dd70878503a072014753ee468944b4de
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232899
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hoffmann, Anelise TodeschiniCardoso, Eduardo2021-12-14T04:27:04Z2021http://hdl.handle.net/10183/232899001133877Os livros de literatura infantil são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e cultural. Tendo vista essa importância, mostra-se imprescindível sua disponibilidade em multiformato, incluindo versão em comunicação aumentativa e alternativa (CAA) para o público com deficiência ou com transtornos de comunicação e de linguagem. O uso de recursos como a escrita simples e com símbolos pictográficos de comunicação de forma integrada promove a compreensão conforme as capacidades de cada indivíduo. Permite-se, assim, que cada indivíduo se aproprie das obras considerando as diferenças humanas e possibilidades de fruição e aprendizagem. Todavia, materiais nesse formato, principalmente em circuito comercial, ainda são de difícil acesso. Nesse sentido, este trabalho apresenta algumas diretrizes importantes para a aplicação da linguagem simples e do uso de pictogramas na adaptação de um livro infantil e mostra que, seguindo alguns critérios simples, utilizando softwares comuns, como editor de texto ou de apresentação, é possível criar um material adaptado para tal público, aumentando assim suas possibilidades de comunicação e de interação tanto social quanto com o livro e a leitura. Evidencia, ainda, que a metodologia utilizada neste trabalho pode ser empregada em outros contextos e produtos para a produção de materiais variados e, dessa forma, potencializar sua disseminação através de multiplicadores, produzindo mais materiais adaptados ou criados diretamente utilizando CAA.application/pdfporNunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 4. Porto Alegre : Marcavisual, 2021. p. 68-88DesignLivro infantilAcessibilidadeAdaptação de livro infantil com recursos de comunicação aumentativa e alternativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133877.pdf.txt001133877.pdf.txtExtracted Texttext/plain40302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232899/2/001133877.pdf.txt49ebcaf63a11a28d321dbc49f5b74c63MD52ORIGINAL001133877.pdfCapítulo 4application/pdf2654022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232899/1/001133877.pdfc993c768d30901bb35f2ddae2d910c02MD5110183/2328992021-12-20 05:30:12.808626oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232899Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-20T07:30:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adaptação de livro infantil com recursos de comunicação aumentativa e alternativa
title Adaptação de livro infantil com recursos de comunicação aumentativa e alternativa
spellingShingle Adaptação de livro infantil com recursos de comunicação aumentativa e alternativa
Hoffmann, Anelise Todeschini
Design
Livro infantil
Acessibilidade
title_short Adaptação de livro infantil com recursos de comunicação aumentativa e alternativa
title_full Adaptação de livro infantil com recursos de comunicação aumentativa e alternativa
title_fullStr Adaptação de livro infantil com recursos de comunicação aumentativa e alternativa
title_full_unstemmed Adaptação de livro infantil com recursos de comunicação aumentativa e alternativa
title_sort Adaptação de livro infantil com recursos de comunicação aumentativa e alternativa
author Hoffmann, Anelise Todeschini
author_facet Hoffmann, Anelise Todeschini
Cardoso, Eduardo
author_role author
author2 Cardoso, Eduardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoffmann, Anelise Todeschini
Cardoso, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Livro infantil
Acessibilidade
topic Design
Livro infantil
Acessibilidade
description Os livros de literatura infantil são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e cultural. Tendo vista essa importância, mostra-se imprescindível sua disponibilidade em multiformato, incluindo versão em comunicação aumentativa e alternativa (CAA) para o público com deficiência ou com transtornos de comunicação e de linguagem. O uso de recursos como a escrita simples e com símbolos pictográficos de comunicação de forma integrada promove a compreensão conforme as capacidades de cada indivíduo. Permite-se, assim, que cada indivíduo se aproprie das obras considerando as diferenças humanas e possibilidades de fruição e aprendizagem. Todavia, materiais nesse formato, principalmente em circuito comercial, ainda são de difícil acesso. Nesse sentido, este trabalho apresenta algumas diretrizes importantes para a aplicação da linguagem simples e do uso de pictogramas na adaptação de um livro infantil e mostra que, seguindo alguns critérios simples, utilizando softwares comuns, como editor de texto ou de apresentação, é possível criar um material adaptado para tal público, aumentando assim suas possibilidades de comunicação e de interação tanto social quanto com o livro e a leitura. Evidencia, ainda, que a metodologia utilizada neste trabalho pode ser empregada em outros contextos e produtos para a produção de materiais variados e, dessa forma, potencializar sua disseminação através de multiplicadores, produzindo mais materiais adaptados ou criados diretamente utilizando CAA.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-14T04:27:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232899
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001133877
url http://hdl.handle.net/10183/232899
identifier_str_mv 001133877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Nunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 4. Porto Alegre : Marcavisual, 2021. p. 68-88
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232899/2/001133877.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232899/1/001133877.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 49ebcaf63a11a28d321dbc49f5b74c63
c993c768d30901bb35f2ddae2d910c02
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225045951905792