Plano de marketing para um escritório de contabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gigoski, Natália Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256932
Resumo: O presente estudo tem o objetivo de elaborar um plano de marketing para um escritório de contabilidade localizado na Zona Sul de Porto Alegre. A empresa está em funcionamento há cinco anos, e é gerida por dois sócios. O plano foi desenvolvido buscando substituir a forma intuitiva realizada pelos sócios nas ações de marketing, traçando objetivos e definindo as ações. Para isso, foram realizadas análises internas e externas da organização, por meio da coleta de dados, entrevista com os sócios, e visitas à empresa, com o intuito de identificar seus pontos fortes e fracos, assim como as oportunidades e ameaças presentes no mercado. A partir disso, estabeleceu-se uma matriz SWOT e, com base nesta, foram definidos os objetivos, relacionados ao investimento em mídias sociais, comunicação com futuros e atuais clientes e networking com outras empresas. Para alcançar estes objetivos, uma estratégia e planos de ação foram elaborados. O plano proposto foi projetado, definindo os custos e prazos de execução, e visa a direcionar a empresa no atingimento dos seus objetivos.
id UFRGS-2_dda6d51d6f1c8f68beed3a479d06beb6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256932
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gigoski, Natália SouzaSilveira, Cleo Schmitt2023-04-12T03:26:12Z2022http://hdl.handle.net/10183/256932001165989O presente estudo tem o objetivo de elaborar um plano de marketing para um escritório de contabilidade localizado na Zona Sul de Porto Alegre. A empresa está em funcionamento há cinco anos, e é gerida por dois sócios. O plano foi desenvolvido buscando substituir a forma intuitiva realizada pelos sócios nas ações de marketing, traçando objetivos e definindo as ações. Para isso, foram realizadas análises internas e externas da organização, por meio da coleta de dados, entrevista com os sócios, e visitas à empresa, com o intuito de identificar seus pontos fortes e fracos, assim como as oportunidades e ameaças presentes no mercado. A partir disso, estabeleceu-se uma matriz SWOT e, com base nesta, foram definidos os objetivos, relacionados ao investimento em mídias sociais, comunicação com futuros e atuais clientes e networking com outras empresas. Para alcançar estes objetivos, uma estratégia e planos de ação foram elaborados. O plano proposto foi projetado, definindo os custos e prazos de execução, e visa a direcionar a empresa no atingimento dos seus objetivos.The present study has the objective of elaborating a marketing plan for an accounting firm located in the South Zone of Porto Alegre. The company has been in operation for five years and is managed by two partners. The plan was developed seeking to replace the intuitive way practiced by the partners in marketing actions, outlining goals and defining actions. For this, internal and external analyses of the organization were carried out, through data collection, interviews with the partners, and visits to the company, in order to identify its strengths and weaknesses, as well as the opportunities and threats present in the market. From this, a SWOT matrix was established and, based on it, objectives were defined, related to investment in social media, communication with future and current customers, and networking with other companies. To achieve these goals, a strategy and action plans were developed. The proposed plan was designed, defining the costs and execution deadlines, in order to direct the company to achieve its goals.application/pdfporMarketingPlano de marketingAdministração de empresasSWOT analysisMarketing planStrategyAction planPlano de marketing para um escritório de contabilidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2022/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165989.pdf.txt001165989.pdf.txtExtracted Texttext/plain82300http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256932/2/001165989.pdf.txt73c864e2bc772f5a61451652101bbed6MD52ORIGINAL001165989.pdfTexto completoapplication/pdf410556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256932/1/001165989.pdfc3a12a6ecd296b457957aafa300a3a67MD5110183/2569322023-04-13 03:25:14.670873oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256932Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-13T06:25:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Plano de marketing para um escritório de contabilidade
title Plano de marketing para um escritório de contabilidade
spellingShingle Plano de marketing para um escritório de contabilidade
Gigoski, Natália Souza
Marketing
Plano de marketing
Administração de empresas
SWOT analysis
Marketing plan
Strategy
Action plan
title_short Plano de marketing para um escritório de contabilidade
title_full Plano de marketing para um escritório de contabilidade
title_fullStr Plano de marketing para um escritório de contabilidade
title_full_unstemmed Plano de marketing para um escritório de contabilidade
title_sort Plano de marketing para um escritório de contabilidade
author Gigoski, Natália Souza
author_facet Gigoski, Natália Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gigoski, Natália Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Cleo Schmitt
contributor_str_mv Silveira, Cleo Schmitt
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Plano de marketing
Administração de empresas
topic Marketing
Plano de marketing
Administração de empresas
SWOT analysis
Marketing plan
Strategy
Action plan
dc.subject.eng.fl_str_mv SWOT analysis
Marketing plan
Strategy
Action plan
description O presente estudo tem o objetivo de elaborar um plano de marketing para um escritório de contabilidade localizado na Zona Sul de Porto Alegre. A empresa está em funcionamento há cinco anos, e é gerida por dois sócios. O plano foi desenvolvido buscando substituir a forma intuitiva realizada pelos sócios nas ações de marketing, traçando objetivos e definindo as ações. Para isso, foram realizadas análises internas e externas da organização, por meio da coleta de dados, entrevista com os sócios, e visitas à empresa, com o intuito de identificar seus pontos fortes e fracos, assim como as oportunidades e ameaças presentes no mercado. A partir disso, estabeleceu-se uma matriz SWOT e, com base nesta, foram definidos os objetivos, relacionados ao investimento em mídias sociais, comunicação com futuros e atuais clientes e networking com outras empresas. Para alcançar estes objetivos, uma estratégia e planos de ação foram elaborados. O plano proposto foi projetado, definindo os custos e prazos de execução, e visa a direcionar a empresa no atingimento dos seus objetivos.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-12T03:26:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256932
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001165989
url http://hdl.handle.net/10183/256932
identifier_str_mv 001165989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256932/2/001165989.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256932/1/001165989.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 73c864e2bc772f5a61451652101bbed6
c3a12a6ecd296b457957aafa300a3a67
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447336261779456