Análise e reestruturação de uma empresa de autopeças visando à implantação de um novo canal de vendas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fritsch, Guilherme Orlandini
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/276098
Resumo: O trabalho desenvolvido procurou identificar necessidades de uma organização e estabelecer os processos necessários para a padronização de informações sobre as reservas de mercadoria, com a finalidade de projetá-la ao comércio digital. Adicionalmente, foram comparadas diversas opções de softwares e, então, eleitos quais dariam suporte ao projeto de ecommerce, que busca aumentar o alcance da empresa. O palco para tal estudo foi uma empresa de pequeno porte, varejista de autopeças de linha pesada que atua em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e atende, principalmente, frotistas de transporte coletivo da região. A pesquisa acadêmica, aliada à análise dos ambientes interno e externo da organização, possibilitou identificar muitos aspectos relevantes para o alcance dos objetivos estabelecidos. Através de uma revisão teórica sobre os temas, questionários para os gestores e clientes, e a observação das características dos estoques e das peculiaridades do ramo e da empresa em si, foram criados os métodos e escolhidos os meios que estão levando a organização a uma nova etapa. Resultados preliminares já indicam que o empreendimento pode trazer muitos frutos, pois percebeu-se uma melhora na dinâmica do trabalho dentro da empresa.
id UFRGS-2_de25d3e3a5c6f0630737d8622e70497b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276098
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fritsch, Guilherme OrlandiniBandeira, Denise Lindstrom2024-07-05T06:02:00Z2022http://hdl.handle.net/10183/276098001160386O trabalho desenvolvido procurou identificar necessidades de uma organização e estabelecer os processos necessários para a padronização de informações sobre as reservas de mercadoria, com a finalidade de projetá-la ao comércio digital. Adicionalmente, foram comparadas diversas opções de softwares e, então, eleitos quais dariam suporte ao projeto de ecommerce, que busca aumentar o alcance da empresa. O palco para tal estudo foi uma empresa de pequeno porte, varejista de autopeças de linha pesada que atua em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e atende, principalmente, frotistas de transporte coletivo da região. A pesquisa acadêmica, aliada à análise dos ambientes interno e externo da organização, possibilitou identificar muitos aspectos relevantes para o alcance dos objetivos estabelecidos. Através de uma revisão teórica sobre os temas, questionários para os gestores e clientes, e a observação das características dos estoques e das peculiaridades do ramo e da empresa em si, foram criados os métodos e escolhidos os meios que estão levando a organização a uma nova etapa. Resultados preliminares já indicam que o empreendimento pode trazer muitos frutos, pois percebeu-se uma melhora na dinâmica do trabalho dentro da empresa.The following study aimed to identify the needs of an organization and establish the processes to implement uniform standards about the information of its inventory, with the final goal of project the institution to the digital market. Additionally, were compared some softwares to elect the ones that would support this ecommerce project, that seeks improvements to the company’s range. The stage of the work is a small sized business that retails heavy duty auto parts and operates in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, supplying, mainly, to public transport fleets of the region. The academic research, allied to internal and external analysis of the organization, made possible to identify many relevant aspects to reach the placed objectives. Through the literature review, questionnaires to the managers and clients, and the observation of the characteristics of the product stocks and the quirks of the specific market and the business itself, methods were developed, as well as chosen the means to take the organization a step above. Primary results already seem to imply that the enterprise can enhance the job dynamic inside the company.application/pdfporComércio eletrônicoCanais de distribuiçãoVendaVarejoMarketingAnálise e reestruturação de uma empresa de autopeças visando à implantação de um novo canal de vendasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2021/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001160386.pdf.txt001160386.pdf.txtExtracted Texttext/plain153208http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276098/2/001160386.pdf.txt365c41cb5e8bcc1e15c4da77cde1a7e2MD52ORIGINAL001160386.pdfTexto completoapplication/pdf1294765http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276098/1/001160386.pdf3e01412243de395de52b42c384736105MD5110183/2760982024-07-06 01:01:08.593355oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276098Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-07-06T04:01:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise e reestruturação de uma empresa de autopeças visando à implantação de um novo canal de vendas
title Análise e reestruturação de uma empresa de autopeças visando à implantação de um novo canal de vendas
spellingShingle Análise e reestruturação de uma empresa de autopeças visando à implantação de um novo canal de vendas
Fritsch, Guilherme Orlandini
Comércio eletrônico
Canais de distribuição
Venda
Varejo
Marketing
title_short Análise e reestruturação de uma empresa de autopeças visando à implantação de um novo canal de vendas
title_full Análise e reestruturação de uma empresa de autopeças visando à implantação de um novo canal de vendas
title_fullStr Análise e reestruturação de uma empresa de autopeças visando à implantação de um novo canal de vendas
title_full_unstemmed Análise e reestruturação de uma empresa de autopeças visando à implantação de um novo canal de vendas
title_sort Análise e reestruturação de uma empresa de autopeças visando à implantação de um novo canal de vendas
author Fritsch, Guilherme Orlandini
author_facet Fritsch, Guilherme Orlandini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fritsch, Guilherme Orlandini
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bandeira, Denise Lindstrom
contributor_str_mv Bandeira, Denise Lindstrom
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrônico
Canais de distribuição
Venda
Varejo
Marketing
topic Comércio eletrônico
Canais de distribuição
Venda
Varejo
Marketing
description O trabalho desenvolvido procurou identificar necessidades de uma organização e estabelecer os processos necessários para a padronização de informações sobre as reservas de mercadoria, com a finalidade de projetá-la ao comércio digital. Adicionalmente, foram comparadas diversas opções de softwares e, então, eleitos quais dariam suporte ao projeto de ecommerce, que busca aumentar o alcance da empresa. O palco para tal estudo foi uma empresa de pequeno porte, varejista de autopeças de linha pesada que atua em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e atende, principalmente, frotistas de transporte coletivo da região. A pesquisa acadêmica, aliada à análise dos ambientes interno e externo da organização, possibilitou identificar muitos aspectos relevantes para o alcance dos objetivos estabelecidos. Através de uma revisão teórica sobre os temas, questionários para os gestores e clientes, e a observação das características dos estoques e das peculiaridades do ramo e da empresa em si, foram criados os métodos e escolhidos os meios que estão levando a organização a uma nova etapa. Resultados preliminares já indicam que o empreendimento pode trazer muitos frutos, pois percebeu-se uma melhora na dinâmica do trabalho dentro da empresa.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-07-05T06:02:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/276098
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001160386
url http://hdl.handle.net/10183/276098
identifier_str_mv 001160386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276098/2/001160386.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276098/1/001160386.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 365c41cb5e8bcc1e15c4da77cde1a7e2
3e01412243de395de52b42c384736105
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447367751565312