Ensino de Endodontia na pré-clínica odontológica em instituições de ensino superior brasileiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200797 |
Resumo: | O domínio da interpretação radiográfica contribui significativamente para determinar o correto diagnóstico das alterações do complexo dento-alveolar, sendo importante o desenvolvimento desta competência por alunos de graduação. Muitos recursos, técnicas e inovações tecnológicas vêm sendo criadas para o ensino em Odontologia, especialmente na Radiologia. Dentro deste contexto, o objetivo desse estudo foi avaliar a melhora na capacidade diagnóstica de alunos de graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul quando inseridos no ambiente clínico, com base inicial na coleta de dados dos laudos feitos pelos mesmos enquanto matriculados no 4º semestre, na disciplina de Diagnóstico por Imagem (T0), analisando as interpretações e suas dificuldades mais frequentes neste estágio da graduação. Durante o sétimo semestre de graduação, os mesmos alunos foram convidados a realizar novos laudos dos mesmos exames radiográficos (T1). Para esta avaliação, foram consideradas alterações dento-alveolares em radiografias interproximais e periapicais. A partir dos resultados obtidos em T0 e T1 foi realizada uma análise descritiva, expressando em percentuais e valores absolutos os resultados obtidos, assim como foi utilizado o teste t para amostras pareadas, com nível de significância de 0,05, a fim de verificar se os resultados obtidos diferiram entre T0 e T1. Ao todos 12 mulheres e 3 homens participaram dos dois momentos da pesquisa. O percentual de acertos em T0 foi de 73,06% do total de questões aplicado e em T1 foi de 66,31%, havendo diferença significativa entre os resultados obtidos (P = 0,0293), e ao final das aplicações dos questionários apenas 4 alunos atingiram um desempenho superior ao final de T1. Através do estudo pôde ser concluido que a experiência clínica dos alunos de graduação não aprimorou a sua capacidade diagnóstica para alterações dentárias em radiografias intrabucais. |
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Kappler, Rafaela BragaMontagner, Francisco2019-10-18T03:53:28Z2017http://hdl.handle.net/10183/200797001064933O domínio da interpretação radiográfica contribui significativamente para determinar o correto diagnóstico das alterações do complexo dento-alveolar, sendo importante o desenvolvimento desta competência por alunos de graduação. Muitos recursos, técnicas e inovações tecnológicas vêm sendo criadas para o ensino em Odontologia, especialmente na Radiologia. Dentro deste contexto, o objetivo desse estudo foi avaliar a melhora na capacidade diagnóstica de alunos de graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul quando inseridos no ambiente clínico, com base inicial na coleta de dados dos laudos feitos pelos mesmos enquanto matriculados no 4º semestre, na disciplina de Diagnóstico por Imagem (T0), analisando as interpretações e suas dificuldades mais frequentes neste estágio da graduação. Durante o sétimo semestre de graduação, os mesmos alunos foram convidados a realizar novos laudos dos mesmos exames radiográficos (T1). Para esta avaliação, foram consideradas alterações dento-alveolares em radiografias interproximais e periapicais. A partir dos resultados obtidos em T0 e T1 foi realizada uma análise descritiva, expressando em percentuais e valores absolutos os resultados obtidos, assim como foi utilizado o teste t para amostras pareadas, com nível de significância de 0,05, a fim de verificar se os resultados obtidos diferiram entre T0 e T1. Ao todos 12 mulheres e 3 homens participaram dos dois momentos da pesquisa. O percentual de acertos em T0 foi de 73,06% do total de questões aplicado e em T1 foi de 66,31%, havendo diferença significativa entre os resultados obtidos (P = 0,0293), e ao final das aplicações dos questionários apenas 4 alunos atingiram um desempenho superior ao final de T1. Através do estudo pôde ser concluido que a experiência clínica dos alunos de graduação não aprimorou a sua capacidade diagnóstica para alterações dentárias em radiografias intrabucais.The domain of radiographic interpretation contributes significantly to determine the correct diagnosis of dentoalveolar complex alterations, being important the development of this competence by undergraduate students. Many resources, techniques and technological innovations have been created for teaching in Dentistry, especially in Radiology. In this context, the objective of this study was to evaluate the improvement in the diagnostic capacity of undergraduate students of the Faculty of Dental Sciences of the Federal University of Rio Grande do Sul when inserted in the clinical environment, based initially on the data collection of the reports made by these students while enrolled in the 4th Semester in the discipline of Diagnostic Imaging (T0), analyzing their interpretations and most frequent difficulties at this stage of graduation. During the seventh semester, the same students were invited to perform new reports of the same radiographies (T1). For this evaluation, dentoalveolar changes were considered in interproximal and periapical radiographs. From the results obtained in T0 and T1 a descriptive analysis was performed, expressing in percentage and absolute values the obtained results, as well as the utilization of the t test for paired samples, with significance level of 0,05, in order to verify if the results differed between T0 and T1. Altogether 12 women and 3 men participated in the two moments of the research. The percentage of correct answers in T0 was 73,06% of the total of questions and in T1 was 66,31%, with significant difference between the results obtained (P = 0,0293), and only 4 students reached a better performance at the end of T1. Through the study it could be concluded that the clinical experience of undergraduate students did not improve their diagnostic capacity for dental alterations in intraoral radiographs.application/pdfporEndodontiaEducação em odontologiaEducational measurementDiagnostic imagingRadiologyEnsino de Endodontia na pré-clínica odontológica em instituições de ensino superior brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2018Odontologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001064933.pdf.txt001064933.pdf.txtExtracted Texttext/plain45895http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200797/2/001064933.pdf.txt8753dbc967c19c5bb8b67aa217314db2MD52ORIGINAL001064933.pdfTexto completoapplication/pdf542546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200797/1/001064933.pdf5d385575032f0b9f4af7d6899070812dMD5110183/2007972019-10-19 03:56:11.844454oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200797Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-19T06:56:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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