A tentativa de uma pedagogia "desincapsuladora"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115732 |
Resumo: | Este trabalho final de curso de Licenciatura em Pedagogia traz uma experiência em estágios não-obrigatórios, num Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Adulto, no município de Porto Alegre/RS. Assumo a cartografia e a fotografia como procedimento, como método. Esta escrita é apenas um recorte, de uma infinidade de experiências vividas em uma mesma experiência. Ela é uma tentativa de partilha da minha colheita, que não consegue separar saúde de educação, que não vê abismos - só misturas - entre estes mundos. É a tradução, em palavras, do meu encontro com a cartografia, da paixão na tentativa de criar novos mundos. Utilizo referenciais como: História da Loucura, de Michel Foucault; Documentos oficiais da Política Nacional de Atenção à Saúde Mental no SUS; Conceito de Cartografia, de Deleuze & Guattari; Conceito de Experiência, de Larrosa. Convido a pedagogia a pensar uma inserção em Saúde Mental Coletiva “Desincapsulada”. |
id |
UFRGS-2_dea3caa5af2bbc494caee31ff1165922 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115732 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Miranda, Aline BrittoGai, Daniele Noal2015-05-01T01:58:13Z2014http://hdl.handle.net/10183/115732000965053Este trabalho final de curso de Licenciatura em Pedagogia traz uma experiência em estágios não-obrigatórios, num Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Adulto, no município de Porto Alegre/RS. Assumo a cartografia e a fotografia como procedimento, como método. Esta escrita é apenas um recorte, de uma infinidade de experiências vividas em uma mesma experiência. Ela é uma tentativa de partilha da minha colheita, que não consegue separar saúde de educação, que não vê abismos - só misturas - entre estes mundos. É a tradução, em palavras, do meu encontro com a cartografia, da paixão na tentativa de criar novos mundos. Utilizo referenciais como: História da Loucura, de Michel Foucault; Documentos oficiais da Política Nacional de Atenção à Saúde Mental no SUS; Conceito de Cartografia, de Deleuze & Guattari; Conceito de Experiência, de Larrosa. Convido a pedagogia a pensar uma inserção em Saúde Mental Coletiva “Desincapsulada”.application/pdfporCartografiaSaúde mentalPsicopedagogiaCentro de Atenção Psicossocial (CAPS)A tentativa de uma pedagogia "desincapsuladora"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000965053.pdf000965053.pdfTexto completoapplication/pdf5197238http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115732/1/000965053.pdf96790501d01d7db54b8d6d041958c166MD51TEXT000965053.pdf.txt000965053.pdf.txtExtracted Texttext/plain49759http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115732/2/000965053.pdf.txt9dbc9c2f41b63a5115f0e3534384b17eMD52THUMBNAIL000965053.pdf.jpg000965053.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1140http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115732/3/000965053.pdf.jpg85063a11c80b159d27efcfb231997689MD5310183/1157322018-10-22 07:37:52.173oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115732Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:37:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A tentativa de uma pedagogia "desincapsuladora" |
title |
A tentativa de uma pedagogia "desincapsuladora" |
spellingShingle |
A tentativa de uma pedagogia "desincapsuladora" Miranda, Aline Britto Cartografia Saúde mental Psicopedagogia Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) |
title_short |
A tentativa de uma pedagogia "desincapsuladora" |
title_full |
A tentativa de uma pedagogia "desincapsuladora" |
title_fullStr |
A tentativa de uma pedagogia "desincapsuladora" |
title_full_unstemmed |
A tentativa de uma pedagogia "desincapsuladora" |
title_sort |
A tentativa de uma pedagogia "desincapsuladora" |
author |
Miranda, Aline Britto |
author_facet |
Miranda, Aline Britto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Aline Britto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gai, Daniele Noal |
contributor_str_mv |
Gai, Daniele Noal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cartografia Saúde mental Psicopedagogia Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) |
topic |
Cartografia Saúde mental Psicopedagogia Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) |
description |
Este trabalho final de curso de Licenciatura em Pedagogia traz uma experiência em estágios não-obrigatórios, num Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Adulto, no município de Porto Alegre/RS. Assumo a cartografia e a fotografia como procedimento, como método. Esta escrita é apenas um recorte, de uma infinidade de experiências vividas em uma mesma experiência. Ela é uma tentativa de partilha da minha colheita, que não consegue separar saúde de educação, que não vê abismos - só misturas - entre estes mundos. É a tradução, em palavras, do meu encontro com a cartografia, da paixão na tentativa de criar novos mundos. Utilizo referenciais como: História da Loucura, de Michel Foucault; Documentos oficiais da Política Nacional de Atenção à Saúde Mental no SUS; Conceito de Cartografia, de Deleuze & Guattari; Conceito de Experiência, de Larrosa. Convido a pedagogia a pensar uma inserção em Saúde Mental Coletiva “Desincapsulada”. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-01T01:58:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115732 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000965053 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115732 |
identifier_str_mv |
000965053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115732/1/000965053.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115732/2/000965053.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115732/3/000965053.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
96790501d01d7db54b8d6d041958c166 9dbc9c2f41b63a5115f0e3534384b17e 85063a11c80b159d27efcfb231997689 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447146333208576 |