O estudo da semelhança de triângulos : uma abordagem por meio de objetos de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134149 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência didática realizada com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal da cidade de Santo Augusto-RS. Nesta experiência, visamos levar ao conhecimento dos alunos as mídias digitais, especificamente um Objeto de Aprendizagem que trata de alturas inacessíveis a partir da semelhança de triângulos. Por meio da manipulação desse Objeto, os alunos aprenderam a calcular alturas inacessíveis em situações de nosso dia a dia. Tendo em vista a necessidade de trabalhar os conteúdos matemáticos de modo dinâmico ou permeados pelas tecnologias, que cada vez mais fazem parte do cotidiano dos alunos, selecionamos um Objeto de Aprendizagem para trabalhar o conteúdo semelhança de triângulos, conteúdo presente na grade curricular do 9º ano do Ensino Fundamental. |
id |
UFRGS-2_debe4ca86ad898a7fb98dcc22c2fc1bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134149 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Radin, Leandro DuarteRodrigues, Márcio Alexandre Rodriguez2016-03-24T02:06:52Z2015http://hdl.handle.net/10183/134149000984350Este trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência didática realizada com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal da cidade de Santo Augusto-RS. Nesta experiência, visamos levar ao conhecimento dos alunos as mídias digitais, especificamente um Objeto de Aprendizagem que trata de alturas inacessíveis a partir da semelhança de triângulos. Por meio da manipulação desse Objeto, os alunos aprenderam a calcular alturas inacessíveis em situações de nosso dia a dia. Tendo em vista a necessidade de trabalhar os conteúdos matemáticos de modo dinâmico ou permeados pelas tecnologias, que cada vez mais fazem parte do cotidiano dos alunos, selecionamos um Objeto de Aprendizagem para trabalhar o conteúdo semelhança de triângulos, conteúdo presente na grade curricular do 9º ano do Ensino Fundamental.application/pdfporMídias digitaisEnsino-aprendizagemO estudo da semelhança de triângulos : uma abordagem por meio de objetos de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984350.pdf000984350.pdfTexto completoapplication/pdf2869567http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134149/1/000984350.pdfae5a01a5d4d48ee71a8682d77cafae6cMD51TEXT000984350.pdf.txt000984350.pdf.txtExtracted Texttext/plain42560http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134149/2/000984350.pdf.txt5a5854bbec2902ab25ce2e3878bb5f9cMD52THUMBNAIL000984350.pdf.jpg000984350.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1650http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134149/3/000984350.pdf.jpg6f54e6e68d6acd4b7971bf98059f5a41MD5310183/1341492023-12-25 04:25:24.199965oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134149Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O estudo da semelhança de triângulos : uma abordagem por meio de objetos de aprendizagem |
title |
O estudo da semelhança de triângulos : uma abordagem por meio de objetos de aprendizagem |
spellingShingle |
O estudo da semelhança de triângulos : uma abordagem por meio de objetos de aprendizagem Radin, Leandro Duarte Mídias digitais Ensino-aprendizagem |
title_short |
O estudo da semelhança de triângulos : uma abordagem por meio de objetos de aprendizagem |
title_full |
O estudo da semelhança de triângulos : uma abordagem por meio de objetos de aprendizagem |
title_fullStr |
O estudo da semelhança de triângulos : uma abordagem por meio de objetos de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O estudo da semelhança de triângulos : uma abordagem por meio de objetos de aprendizagem |
title_sort |
O estudo da semelhança de triângulos : uma abordagem por meio de objetos de aprendizagem |
author |
Radin, Leandro Duarte |
author_facet |
Radin, Leandro Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Radin, Leandro Duarte |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, Márcio Alexandre Rodriguez |
contributor_str_mv |
Rodrigues, Márcio Alexandre Rodriguez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídias digitais Ensino-aprendizagem |
topic |
Mídias digitais Ensino-aprendizagem |
description |
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência didática realizada com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal da cidade de Santo Augusto-RS. Nesta experiência, visamos levar ao conhecimento dos alunos as mídias digitais, especificamente um Objeto de Aprendizagem que trata de alturas inacessíveis a partir da semelhança de triângulos. Por meio da manipulação desse Objeto, os alunos aprenderam a calcular alturas inacessíveis em situações de nosso dia a dia. Tendo em vista a necessidade de trabalhar os conteúdos matemáticos de modo dinâmico ou permeados pelas tecnologias, que cada vez mais fazem parte do cotidiano dos alunos, selecionamos um Objeto de Aprendizagem para trabalhar o conteúdo semelhança de triângulos, conteúdo presente na grade curricular do 9º ano do Ensino Fundamental. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-24T02:06:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134149 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000984350 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134149 |
identifier_str_mv |
000984350 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134149/1/000984350.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134149/2/000984350.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134149/3/000984350.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ae5a01a5d4d48ee71a8682d77cafae6c 5a5854bbec2902ab25ce2e3878bb5f9c 6f54e6e68d6acd4b7971bf98059f5a41 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224501490352128 |