O estudo da semelhança de triângulos : uma abordagem por meio de objetos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Radin, Leandro Duarte
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134149
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência didática realizada com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal da cidade de Santo Augusto-RS. Nesta experiência, visamos levar ao conhecimento dos alunos as mídias digitais, especificamente um Objeto de Aprendizagem que trata de alturas inacessíveis a partir da semelhança de triângulos. Por meio da manipulação desse Objeto, os alunos aprenderam a calcular alturas inacessíveis em situações de nosso dia a dia. Tendo em vista a necessidade de trabalhar os conteúdos matemáticos de modo dinâmico ou permeados pelas tecnologias, que cada vez mais fazem parte do cotidiano dos alunos, selecionamos um Objeto de Aprendizagem para trabalhar o conteúdo semelhança de triângulos, conteúdo presente na grade curricular do 9º ano do Ensino Fundamental.
id UFRGS-2_debe4ca86ad898a7fb98dcc22c2fc1bf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134149
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Radin, Leandro DuarteRodrigues, Márcio Alexandre Rodriguez2016-03-24T02:06:52Z2015http://hdl.handle.net/10183/134149000984350Este trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência didática realizada com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal da cidade de Santo Augusto-RS. Nesta experiência, visamos levar ao conhecimento dos alunos as mídias digitais, especificamente um Objeto de Aprendizagem que trata de alturas inacessíveis a partir da semelhança de triângulos. Por meio da manipulação desse Objeto, os alunos aprenderam a calcular alturas inacessíveis em situações de nosso dia a dia. Tendo em vista a necessidade de trabalhar os conteúdos matemáticos de modo dinâmico ou permeados pelas tecnologias, que cada vez mais fazem parte do cotidiano dos alunos, selecionamos um Objeto de Aprendizagem para trabalhar o conteúdo semelhança de triângulos, conteúdo presente na grade curricular do 9º ano do Ensino Fundamental.application/pdfporMídias digitaisEnsino-aprendizagemO estudo da semelhança de triângulos : uma abordagem por meio de objetos de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984350.pdf000984350.pdfTexto completoapplication/pdf2869567http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134149/1/000984350.pdfae5a01a5d4d48ee71a8682d77cafae6cMD51TEXT000984350.pdf.txt000984350.pdf.txtExtracted Texttext/plain42560http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134149/2/000984350.pdf.txt5a5854bbec2902ab25ce2e3878bb5f9cMD52THUMBNAIL000984350.pdf.jpg000984350.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1650http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134149/3/000984350.pdf.jpg6f54e6e68d6acd4b7971bf98059f5a41MD5310183/1341492023-12-25 04:25:24.199965oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134149Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O estudo da semelhança de triângulos : uma abordagem por meio de objetos de aprendizagem
title O estudo da semelhança de triângulos : uma abordagem por meio de objetos de aprendizagem
spellingShingle O estudo da semelhança de triângulos : uma abordagem por meio de objetos de aprendizagem
Radin, Leandro Duarte
Mídias digitais
Ensino-aprendizagem
title_short O estudo da semelhança de triângulos : uma abordagem por meio de objetos de aprendizagem
title_full O estudo da semelhança de triângulos : uma abordagem por meio de objetos de aprendizagem
title_fullStr O estudo da semelhança de triângulos : uma abordagem por meio de objetos de aprendizagem
title_full_unstemmed O estudo da semelhança de triângulos : uma abordagem por meio de objetos de aprendizagem
title_sort O estudo da semelhança de triângulos : uma abordagem por meio de objetos de aprendizagem
author Radin, Leandro Duarte
author_facet Radin, Leandro Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Radin, Leandro Duarte
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Márcio Alexandre Rodriguez
contributor_str_mv Rodrigues, Márcio Alexandre Rodriguez
dc.subject.por.fl_str_mv Mídias digitais
Ensino-aprendizagem
topic Mídias digitais
Ensino-aprendizagem
description Este trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência didática realizada com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal da cidade de Santo Augusto-RS. Nesta experiência, visamos levar ao conhecimento dos alunos as mídias digitais, especificamente um Objeto de Aprendizagem que trata de alturas inacessíveis a partir da semelhança de triângulos. Por meio da manipulação desse Objeto, os alunos aprenderam a calcular alturas inacessíveis em situações de nosso dia a dia. Tendo em vista a necessidade de trabalhar os conteúdos matemáticos de modo dinâmico ou permeados pelas tecnologias, que cada vez mais fazem parte do cotidiano dos alunos, selecionamos um Objeto de Aprendizagem para trabalhar o conteúdo semelhança de triângulos, conteúdo presente na grade curricular do 9º ano do Ensino Fundamental.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-24T02:06:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134149
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000984350
url http://hdl.handle.net/10183/134149
identifier_str_mv 000984350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134149/1/000984350.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134149/2/000984350.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134149/3/000984350.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ae5a01a5d4d48ee71a8682d77cafae6c
5a5854bbec2902ab25ce2e3878bb5f9c
6f54e6e68d6acd4b7971bf98059f5a41
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224501490352128