Implantação da sala de recursos multifuncionais em uma escola da rede municipal de ensino de Canoas – RS : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35721 |
Resumo: | O presente estudo procura relatar a experiência vivenciada durante o período de meu estágio curricular, durante os meses de abril a julho de 2010, relativo ao curso de Pedagogia a Distância vinculado à Universidade do Rio Grande do Sul – UFRGS, e apresenta reflexões a partir da implantação da sala de recursos multifuncionais em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Canoas – RS. A pesquisa teve como objetivo principal analisar o processo de implantação da sala de recursos multifuncionais na referida escola, procurando situá-la dentro da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do MEC. Como objetivos específicos, temos os seguintes: apontar, através da pesquisa, os aspectos positivos e negativos da implantação da referida sala de recursos; buscar localizar a prática pedagógica desenvolvida nessa sala de recursos, durante o período de estágio curricular, na Política de Inclusão do governo federal. Convém ressaltar que tais reflexões não possuem a intenção de serem conclusivas, mas sim, de darem continuidade às indagações e inquietações surgidas durante o citado estágio. A pesquisa constituiu-se em uma abordagem qualitativa, que teve como instrumentos metodológicos a observação participante, a análise dos documentos (dossiês, laudos, fichas escolares etc.), revisão bibliográfica (políticas educacionais) e diário de campo, através dos diários de bordo e relatórios semanais de estágio. Portanto, neste trabalho, procurou-se descrever um pouco do início de minha vida profissional e do porquê de haver aceitado o convite para implantar a sala de recursos, concomitantemente com meu estágio curricular. Relatou-se, também, como a mantenedora foi selecionada para ser agraciada com a salas de recursos multifuncionais, quais foram os critérios para ingresso dos alunos nessa sala, bem como sobre o funcionamento dos atendimentos. Buscou-se explicitar como ocorreu minha prática pedagógica e todas as dificuldades encontradas para concluí-la. Por outro lado, fez-se questão de enfatizar o quanto tais dificuldades impulsionaram-me para a continuidade do trabalho e para a busca de melhorias no processo de implementação da sala de recursos, incidindo diretamente no processo de aprendizagem dos alunos que a frequentaram. No que tange ao referencial teórico, procurou-se estabelecer uma relação entre o pensamento libertário de Paulo Freire e o pensamento inclusivo de Vygotsky, como forma de pensar a educação especial em uma perspectiva inclusiva. Da mesma forma, buscou-se estabelecer uma análise do projeto de implantação da sala de recursos multifuncionais em consonância com os pressupostos contidos na Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Conclui-se, finalmente, que em se tratando do atendimento educacional especializado a alunos com necessidades educacionais especiais, o conhecimento da teoria torna-se um elemento fundamental para que se possa compreendê-los de forma mais plena, da mesma maneira que o domínio sobre as políticas de inclusão e atendimento a esses alunos configuram-se em poderosa arma para que se possa reivindicar uma educação de qualidade que respeite verdadeiramente as diferenças. |
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