O conto de fadas e o leitor criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95048 |
Resumo: | Este trabalho tem o intuito de refletir sobre a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança a partir de estudos psicanalíticos. O trabalho foi constituído em duas etapas. Primeiramente, foram lidas as obras A psicanálise dos contos de fadas, de Bruno Bettelheim, e Fadas no divã, de Mário e Diana Corso, fundamentais para a elucidação do tema. A seguir, foram examinadas três obras infantis: Chapeuzinho Vermelho, Chapeuzinho Amarelo e O rabo do gato. Nesta etapa, foi realizada a análise do enredo, do comportamento dos personagens e a verificação dos temas a partir da perspectiva psicanalítica, apontando para a relevância dos conteúdos presentes nas obras literárias infantis e seu importante papel na formação da criança. |
id |
UFRGS-2_defb036b8e829f4a3040bde630679d31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95048 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rosa, Camila Gouveia daZilberman, Regina2014-05-08T02:03:23Z2013http://hdl.handle.net/10183/95048000917394Este trabalho tem o intuito de refletir sobre a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança a partir de estudos psicanalíticos. O trabalho foi constituído em duas etapas. Primeiramente, foram lidas as obras A psicanálise dos contos de fadas, de Bruno Bettelheim, e Fadas no divã, de Mário e Diana Corso, fundamentais para a elucidação do tema. A seguir, foram examinadas três obras infantis: Chapeuzinho Vermelho, Chapeuzinho Amarelo e O rabo do gato. Nesta etapa, foi realizada a análise do enredo, do comportamento dos personagens e a verificação dos temas a partir da perspectiva psicanalítica, apontando para a relevância dos conteúdos presentes nas obras literárias infantis e seu importante papel na formação da criança.The present study purposes a reflection about the importance of children’s literature in order to promote child development from the view of psychoanalytic studies. This work was built in two stages. Firstly, we have read the books A psicanálise dos contos de fadas by Bruno Bettelheim and Fadas no divã by Mário and Diana Corso, which are fundamental to elucidate the theme. Secondly, we checked three child’s works: Chapeuzinho Vermelho, Chapeuzinho Amarelo and O rabo do gato. In this stage, there is an analysis about the story, the characters behavior and the examination of the themes from the psychoanalytic perspectives, pointing out the relevance of the present content in children’s literary work and its important role in child education.application/pdfporLiteratura infantilContos de fadasPsicanáliseLeituraChildren’s literatureFairy talesPsychoanalysisReadingO conto de fadas e o leitor criançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2013Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917394.pdf000917394.pdfTexto completoapplication/pdf192575http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95048/1/000917394.pdfbd2db765350cadd02f7be4687f393840MD51TEXT000917394.pdf.txt000917394.pdf.txtExtracted Texttext/plain81172http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95048/2/000917394.pdf.txt30bfb11f6ea62544c388527cc4a14568MD52THUMBNAIL000917394.pdf.jpg000917394.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg939http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95048/3/000917394.pdf.jpg773a28743b780b8f62f0caa35f443e6cMD5310183/950482022-08-06 04:51:51.646576oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95048Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:51:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O conto de fadas e o leitor criança |
title |
O conto de fadas e o leitor criança |
spellingShingle |
O conto de fadas e o leitor criança Rosa, Camila Gouveia da Literatura infantil Contos de fadas Psicanálise Leitura Children’s literature Fairy tales Psychoanalysis Reading |
title_short |
O conto de fadas e o leitor criança |
title_full |
O conto de fadas e o leitor criança |
title_fullStr |
O conto de fadas e o leitor criança |
title_full_unstemmed |
O conto de fadas e o leitor criança |
title_sort |
O conto de fadas e o leitor criança |
author |
Rosa, Camila Gouveia da |
author_facet |
Rosa, Camila Gouveia da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Camila Gouveia da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zilberman, Regina |
contributor_str_mv |
Zilberman, Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Contos de fadas Psicanálise Leitura |
topic |
Literatura infantil Contos de fadas Psicanálise Leitura Children’s literature Fairy tales Psychoanalysis Reading |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Children’s literature Fairy tales Psychoanalysis Reading |
description |
Este trabalho tem o intuito de refletir sobre a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança a partir de estudos psicanalíticos. O trabalho foi constituído em duas etapas. Primeiramente, foram lidas as obras A psicanálise dos contos de fadas, de Bruno Bettelheim, e Fadas no divã, de Mário e Diana Corso, fundamentais para a elucidação do tema. A seguir, foram examinadas três obras infantis: Chapeuzinho Vermelho, Chapeuzinho Amarelo e O rabo do gato. Nesta etapa, foi realizada a análise do enredo, do comportamento dos personagens e a verificação dos temas a partir da perspectiva psicanalítica, apontando para a relevância dos conteúdos presentes nas obras literárias infantis e seu importante papel na formação da criança. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-08T02:03:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95048 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000917394 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95048 |
identifier_str_mv |
000917394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95048/1/000917394.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95048/2/000917394.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95048/3/000917394.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd2db765350cadd02f7be4687f393840 30bfb11f6ea62544c388527cc4a14568 773a28743b780b8f62f0caa35f443e6c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447125101641728 |