The influence of negative surprise on review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kieling, Ana Paula
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Brei, Vinícius Andrade, Vieira, Valter Afonso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/149166
Resumo: Após certo tempo do uso de um produto ou serviço, o indivíduo tende a sentir menos prazer com o consumo. Esse processo de redução do prazer é chamado adaptação hedônica. Uma das emoções que interferem nesse mecanismo é a surpresa. Por meio de dois estudos experimentais, sugere-se que a surpresa negativa, diferentemente da positiva, interfere no nível de prazer previsto e vivenciado pelo consumidor. O Estudo 1 analisa a influência da surpresa negativa (vs. positiva) na previsão da adaptação hedônica pós-compra. Os resultados mostram que a surpresa negativa influencia na intensidade da adaptação, aumentando sua força. O Estudo 2 verifica a influência da surpresa negativa (vs. positiva) na adaptação hedônica. Os achados demonstram que a adaptação ocorre de forma mais rápida quando há surpresa negativa. Em resumo, a ocorrência da surpresa negativa faz com que a adaptação hedônica seja mais rápida e intensa ao longo do tempo, trazendo consequências para empresas e consumidores nos processos pós-compra, relacionados à satisfação e lealdade.
id UFRGS-2_df32c3462e6b5cca4c1e24fcad087d6e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149166
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kieling, Ana PaulaBrei, Vinícius AndradeVieira, Valter Afonso2016-10-21T02:17:55Z20161808-2386http://hdl.handle.net/10183/149166001004456Após certo tempo do uso de um produto ou serviço, o indivíduo tende a sentir menos prazer com o consumo. Esse processo de redução do prazer é chamado adaptação hedônica. Uma das emoções que interferem nesse mecanismo é a surpresa. Por meio de dois estudos experimentais, sugere-se que a surpresa negativa, diferentemente da positiva, interfere no nível de prazer previsto e vivenciado pelo consumidor. O Estudo 1 analisa a influência da surpresa negativa (vs. positiva) na previsão da adaptação hedônica pós-compra. Os resultados mostram que a surpresa negativa influencia na intensidade da adaptação, aumentando sua força. O Estudo 2 verifica a influência da surpresa negativa (vs. positiva) na adaptação hedônica. Os achados demonstram que a adaptação ocorre de forma mais rápida quando há surpresa negativa. Em resumo, a ocorrência da surpresa negativa faz com que a adaptação hedônica seja mais rápida e intensa ao longo do tempo, trazendo consequências para empresas e consumidores nos processos pós-compra, relacionados à satisfação e lealdade.After some time using a product or service, the consumer tends to feel less pleasure with consumption. This reduction of pleasure is known as hedonic adaptation. One of the emotions that interfere in this process is surprise. Based on two experiments, we suggest that negative surprise – differently to positive – influences with the level of pleasure foreseen and experienced by the consumer. Study 1 analyzes the influence of negative (vs. positive) surprise on the consumer’s post-purchase hedonic adaptation expectation. Results showed that negative surprise influences the intensity of adaptation, augmenting its strength. Study 2 verifies the influence of negative (vs positive) surprise over hedonic adaptation. The findings suggested that negative surprise makes adaptation happen more intensively and faster as time goes by, which brings consequences to companies and consumers in the post-purchase process, such as satisfaction and loyalty.application/pdfporBBR. Brazilian business review. Vitória, ES. Vol. 13, n. 3 (maio/jun. 2016), p. 111-132Satisfação do consumidorHedonismoConsumoThe influence of negative surprise on reviewA influência da surpresa negativa na adaptação hedônica info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001004456.pdf001004456.pdfTexto completoapplication/pdf542772http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149166/1/001004456.pdfe5f478d17e02897de8b4d7292d31db28MD51TEXT001004456.pdf.txt001004456.pdf.txtExtracted Texttext/plain58862http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149166/2/001004456.pdf.txtb13a4c5f1f49252f74b2b20925e370b9MD52THUMBNAIL001004456.pdf.jpg001004456.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1776http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149166/3/001004456.pdf.jpg47756682f7df3e0d1650e0a474620b4fMD5310183/1491662019-06-27 02:36:28.569168oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149166Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-27T05:36:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv The influence of negative surprise on review
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv A influência da surpresa negativa na adaptação hedônica
title The influence of negative surprise on review
spellingShingle The influence of negative surprise on review
Kieling, Ana Paula
Satisfação do consumidor
Hedonismo
Consumo
title_short The influence of negative surprise on review
title_full The influence of negative surprise on review
title_fullStr The influence of negative surprise on review
title_full_unstemmed The influence of negative surprise on review
title_sort The influence of negative surprise on review
author Kieling, Ana Paula
author_facet Kieling, Ana Paula
Brei, Vinícius Andrade
Vieira, Valter Afonso
author_role author
author2 Brei, Vinícius Andrade
Vieira, Valter Afonso
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kieling, Ana Paula
Brei, Vinícius Andrade
Vieira, Valter Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação do consumidor
Hedonismo
Consumo
topic Satisfação do consumidor
Hedonismo
Consumo
description Após certo tempo do uso de um produto ou serviço, o indivíduo tende a sentir menos prazer com o consumo. Esse processo de redução do prazer é chamado adaptação hedônica. Uma das emoções que interferem nesse mecanismo é a surpresa. Por meio de dois estudos experimentais, sugere-se que a surpresa negativa, diferentemente da positiva, interfere no nível de prazer previsto e vivenciado pelo consumidor. O Estudo 1 analisa a influência da surpresa negativa (vs. positiva) na previsão da adaptação hedônica pós-compra. Os resultados mostram que a surpresa negativa influencia na intensidade da adaptação, aumentando sua força. O Estudo 2 verifica a influência da surpresa negativa (vs. positiva) na adaptação hedônica. Os achados demonstram que a adaptação ocorre de forma mais rápida quando há surpresa negativa. Em resumo, a ocorrência da surpresa negativa faz com que a adaptação hedônica seja mais rápida e intensa ao longo do tempo, trazendo consequências para empresas e consumidores nos processos pós-compra, relacionados à satisfação e lealdade.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-21T02:17:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/149166
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1808-2386
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001004456
identifier_str_mv 1808-2386
001004456
url http://hdl.handle.net/10183/149166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv BBR. Brazilian business review. Vitória, ES. Vol. 13, n. 3 (maio/jun. 2016), p. 111-132
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149166/1/001004456.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149166/2/001004456.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149166/3/001004456.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e5f478d17e02897de8b4d7292d31db28
b13a4c5f1f49252f74b2b20925e370b9
47756682f7df3e0d1650e0a474620b4f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447623664926720