SCALA : um sistema de comunicação alternativa para o letramento de pessoas com autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passerino, Liliana Maria
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Avila, Bárbara Gorziza, Bez, Maria Rosangela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29627
Resumo: A linguagem assume um papel de fundamental importância para a inclusão do indivíduo em sua sociedade. Porém nem todos possuem as competências de comunicação capazes de possibilitar a sua interação com o meio. Este é o caso das pessoas com autismo, as quais podem apresentar distúrbios na comunicação que dificultam a apropriação da linguagem oral e escrita. Visando o rompimento destas barreiras comunicacionais, estratégias com o uso da Comunicação Alternativa (CA) vêm sendo desenvolvidas para pessoas com autismo. Nesta pesquisa apresentamos um software de CA em desenvolvimento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O software está em fase de avaliação com sujeitos com autismo sem fala, ainda em etapa inicial.
id UFRGS-2_df550fbf566887f26712f256c75a5ace
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29627
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Passerino, Liliana MariaAvila, Bárbara GorzizaBez, Maria Rosangela2011-06-17T06:00:05Z20101679-1916http://hdl.handle.net/10183/29627000763127A linguagem assume um papel de fundamental importância para a inclusão do indivíduo em sua sociedade. Porém nem todos possuem as competências de comunicação capazes de possibilitar a sua interação com o meio. Este é o caso das pessoas com autismo, as quais podem apresentar distúrbios na comunicação que dificultam a apropriação da linguagem oral e escrita. Visando o rompimento destas barreiras comunicacionais, estratégias com o uso da Comunicação Alternativa (CA) vêm sendo desenvolvidas para pessoas com autismo. Nesta pesquisa apresentamos um software de CA em desenvolvimento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O software está em fase de avaliação com sujeitos com autismo sem fala, ainda em etapa inicial.Language plays an essential role on including an individual into his society. However, there are people that do not have the communication skills necessary to allow their interaction with the environment. This is the case for people with autism, who can present communication disorders which difficult the language’s appropriation. Attempting to break those limits, we have been developing strategies for autistic people using Alternative Communication (CA). In this research we present a CA software that is being developed at Rio Grande do Sul Federal University (UFRGS). The software is under evaluation on autistic people without developed orality, yet in early stages.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 8, n. 2 (jul. 2010), 10 f.ComunicaçãoAutismoLinguagemSoftware educacionalSCALA : um sistema de comunicação alternativa para o letramento de pessoas com autismoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000763127.pdf000763127.pdfTexto completoapplication/pdf773855http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29627/1/000763127.pdff1b153baad37fdd4e2df895f05229845MD51TEXT000763127.pdf.txt000763127.pdf.txtExtracted Texttext/plain25689http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29627/2/000763127.pdf.txt943e86030bab6d167f79a5f267764bc8MD52THUMBNAIL000763127.pdf.jpg000763127.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1877http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29627/3/000763127.pdf.jpg3a9b3550963a2d9ba6792c36369cad2aMD5310183/296272019-11-09 04:50:52.427719oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29627Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-09T06:50:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv SCALA : um sistema de comunicação alternativa para o letramento de pessoas com autismo
title SCALA : um sistema de comunicação alternativa para o letramento de pessoas com autismo
spellingShingle SCALA : um sistema de comunicação alternativa para o letramento de pessoas com autismo
Passerino, Liliana Maria
Comunicação
Autismo
Linguagem
Software educacional
title_short SCALA : um sistema de comunicação alternativa para o letramento de pessoas com autismo
title_full SCALA : um sistema de comunicação alternativa para o letramento de pessoas com autismo
title_fullStr SCALA : um sistema de comunicação alternativa para o letramento de pessoas com autismo
title_full_unstemmed SCALA : um sistema de comunicação alternativa para o letramento de pessoas com autismo
title_sort SCALA : um sistema de comunicação alternativa para o letramento de pessoas com autismo
author Passerino, Liliana Maria
author_facet Passerino, Liliana Maria
Avila, Bárbara Gorziza
Bez, Maria Rosangela
author_role author
author2 Avila, Bárbara Gorziza
Bez, Maria Rosangela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passerino, Liliana Maria
Avila, Bárbara Gorziza
Bez, Maria Rosangela
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Autismo
Linguagem
Software educacional
topic Comunicação
Autismo
Linguagem
Software educacional
description A linguagem assume um papel de fundamental importância para a inclusão do indivíduo em sua sociedade. Porém nem todos possuem as competências de comunicação capazes de possibilitar a sua interação com o meio. Este é o caso das pessoas com autismo, as quais podem apresentar distúrbios na comunicação que dificultam a apropriação da linguagem oral e escrita. Visando o rompimento destas barreiras comunicacionais, estratégias com o uso da Comunicação Alternativa (CA) vêm sendo desenvolvidas para pessoas com autismo. Nesta pesquisa apresentamos um software de CA em desenvolvimento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O software está em fase de avaliação com sujeitos com autismo sem fala, ainda em etapa inicial.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-17T06:00:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29627
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000763127
identifier_str_mv 1679-1916
000763127
url http://hdl.handle.net/10183/29627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 8, n. 2 (jul. 2010), 10 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29627/1/000763127.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29627/2/000763127.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29627/3/000763127.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f1b153baad37fdd4e2df895f05229845
943e86030bab6d167f79a5f267764bc8
3a9b3550963a2d9ba6792c36369cad2a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447425398079488