Reflexões sobre uma experiência docente : a interação em sala de aula e o uso do computador no ensino de Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baumann, Tânia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70697
Resumo: Este trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa na escola. Para isso, parte-se da experiência vivida em um período de estágio com uma turma de 6ª série de uma escola da rede pública da capital gaúcha. O objetivo é confrontar as teorias propostas nos PCN e a experiência em sala de aula, promovendo uma reflexão sobre a prática da interação em sala de aula e como esta tem papel fundamental no processo de ensino aprendizagem. Também apresenta-se o uso da tecnologia como ferramenta para o ensino de Língua Portuguesa, utilizando o computador no intuito de aproximar as práticas sociais dos alunos ao conteúdo da sala de aula, com a proposta de ampliar a visão de língua e mundo dos estudantes.
id UFRGS-2_df5e32e12ed77ad3c395e87b8c732145
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70697
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Baumann, TâniaSturm, Ingrid Nancy2013-04-27T01:48:13Z2012http://hdl.handle.net/10183/70697000877031Este trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa na escola. Para isso, parte-se da experiência vivida em um período de estágio com uma turma de 6ª série de uma escola da rede pública da capital gaúcha. O objetivo é confrontar as teorias propostas nos PCN e a experiência em sala de aula, promovendo uma reflexão sobre a prática da interação em sala de aula e como esta tem papel fundamental no processo de ensino aprendizagem. Também apresenta-se o uso da tecnologia como ferramenta para o ensino de Língua Portuguesa, utilizando o computador no intuito de aproximar as práticas sociais dos alunos ao conteúdo da sala de aula, com a proposta de ampliar a visão de língua e mundo dos estudantes.Este trabajo propone una reflexión sobre la enseñanza del portugués en la escuela. Para ello, se parte de la experiencia en un periodo de estadio en una clase de sexto grado en una escuela pública en la capital del estado. El objetivo es hacer frente a las teorías propuestas en el PCN y la experiencia en el clase, promover la reflexión sobre la práctica de la interacción en el aula y cómo esto juega un papel fundamental en el proceso de enseñanza y aprendizaje. También se muestra el uso de la tecnología como una herramienta para la enseñanza de la lengua portuguesa, utilizando la computadora con el fin de aproximar las prácticas sociales de los estudiantes con el contenido de la clase, con la propuesta de ampliar en los estudiantes su visión del lenguaje y del mundo.application/pdfporEnsino de línguasLíngua portuguesaComputadorEnseñanzaLengua portuguesaInteracciónComputadoraReflexões sobre uma experiência docente : a interação em sala de aula e o uso do computador no ensino de Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2012Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000877031.pdf000877031.pdfTexto completoapplication/pdf4433496http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70697/1/000877031.pdf9fec26546e9204d2498c2a662bf2fde5MD51TEXT000877031.pdf.txt000877031.pdf.txtExtracted Texttext/plain96706http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70697/2/000877031.pdf.txt4f36510c123b258b3fc152315699b291MD52THUMBNAIL000877031.pdf.jpg000877031.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1002http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70697/3/000877031.pdf.jpg899fa3698c5fd3d011f1ebc964c8bbbbMD5310183/706972022-08-06 04:48:16.22058oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70697Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:48:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões sobre uma experiência docente : a interação em sala de aula e o uso do computador no ensino de Língua Portuguesa
title Reflexões sobre uma experiência docente : a interação em sala de aula e o uso do computador no ensino de Língua Portuguesa
spellingShingle Reflexões sobre uma experiência docente : a interação em sala de aula e o uso do computador no ensino de Língua Portuguesa
Baumann, Tânia
Ensino de línguas
Língua portuguesa
Computador
Enseñanza
Lengua portuguesa
Interacción
Computadora
title_short Reflexões sobre uma experiência docente : a interação em sala de aula e o uso do computador no ensino de Língua Portuguesa
title_full Reflexões sobre uma experiência docente : a interação em sala de aula e o uso do computador no ensino de Língua Portuguesa
title_fullStr Reflexões sobre uma experiência docente : a interação em sala de aula e o uso do computador no ensino de Língua Portuguesa
title_full_unstemmed Reflexões sobre uma experiência docente : a interação em sala de aula e o uso do computador no ensino de Língua Portuguesa
title_sort Reflexões sobre uma experiência docente : a interação em sala de aula e o uso do computador no ensino de Língua Portuguesa
author Baumann, Tânia
author_facet Baumann, Tânia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baumann, Tânia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sturm, Ingrid Nancy
contributor_str_mv Sturm, Ingrid Nancy
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de línguas
Língua portuguesa
Computador
topic Ensino de línguas
Língua portuguesa
Computador
Enseñanza
Lengua portuguesa
Interacción
Computadora
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza
Lengua portuguesa
Interacción
Computadora
description Este trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa na escola. Para isso, parte-se da experiência vivida em um período de estágio com uma turma de 6ª série de uma escola da rede pública da capital gaúcha. O objetivo é confrontar as teorias propostas nos PCN e a experiência em sala de aula, promovendo uma reflexão sobre a prática da interação em sala de aula e como esta tem papel fundamental no processo de ensino aprendizagem. Também apresenta-se o uso da tecnologia como ferramenta para o ensino de Língua Portuguesa, utilizando o computador no intuito de aproximar as práticas sociais dos alunos ao conteúdo da sala de aula, com a proposta de ampliar a visão de língua e mundo dos estudantes.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-27T01:48:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/70697
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000877031
url http://hdl.handle.net/10183/70697
identifier_str_mv 000877031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70697/1/000877031.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70697/2/000877031.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70697/3/000877031.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9fec26546e9204d2498c2a662bf2fde5
4f36510c123b258b3fc152315699b291
899fa3698c5fd3d011f1ebc964c8bbbb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224445465985024