Análise sobre os impactos dos influenciadores digitais nos hábitos de consumo dos estudantes universitários investidores do mercado financeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Emerson Deconto da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232814
Resumo: O número de investidores no mercado financeiro brasileiro apresenta um crescimento em ritmo exponencial nos últimos anos. Uma das principais causas deste fenômeno é a maior facilidade de acesso à informação, que até pouco tempo atrás, era restrita a pequenos grupos no país. Com o crescimento das redes sociais, surgem novos e importantes personagens: os influenciadores digitais. Estes profissionais alcançam também o mercado financeiro, tendo papel fundamental na popularização da transmissão de conteúdo sobre temas financeiros, especialmente para o público mais jovem. A partir disso, o presente trabalho buscou identificar os impactos dos influenciadores digitais nos hábitos de consumo dos estudantes universitários ou recém-formados investidores do mercado financeiro. Para atingir tal objetivo, foi conduzida uma pesquisa quantitativa que alcançou 200 respostas completas. Dentre os principais resultados, 50,92% dos respondentes afirmaram que influenciadores digitais tiveram papel fundamental na decisão de começar a investir e 80,69% foram influenciados a mudar alguns comportamentos que não estão ligados diretamente ao hábito de investir.
id UFRGS-2_df6ec1f2fab197d8d7a0b356814cf5f7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232814
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Emerson Deconto daNicolao, Leonardo2021-12-11T04:44:10Z2020http://hdl.handle.net/10183/232814001134331O número de investidores no mercado financeiro brasileiro apresenta um crescimento em ritmo exponencial nos últimos anos. Uma das principais causas deste fenômeno é a maior facilidade de acesso à informação, que até pouco tempo atrás, era restrita a pequenos grupos no país. Com o crescimento das redes sociais, surgem novos e importantes personagens: os influenciadores digitais. Estes profissionais alcançam também o mercado financeiro, tendo papel fundamental na popularização da transmissão de conteúdo sobre temas financeiros, especialmente para o público mais jovem. A partir disso, o presente trabalho buscou identificar os impactos dos influenciadores digitais nos hábitos de consumo dos estudantes universitários ou recém-formados investidores do mercado financeiro. Para atingir tal objetivo, foi conduzida uma pesquisa quantitativa que alcançou 200 respostas completas. Dentre os principais resultados, 50,92% dos respondentes afirmaram que influenciadores digitais tiveram papel fundamental na decisão de começar a investir e 80,69% foram influenciados a mudar alguns comportamentos que não estão ligados diretamente ao hábito de investir.The number of investors in the Brazilian financial market has grown exponentially in recent years. One of the main causes of this phenomenon is the greater ease of access to information, which until recently, was restricted to small groups in the country. Following the growth of social networks, new and important characters are emerging: digital influencers. These professionals also reach the financial market, playing a fundamental role in popularizing the transmission of content on financial topics, especially for the younger audience. Based on this, the present study sought to identify the impacts of digital influencers on consumption habits of university students or recent graduates in the financial market. To achieve this goal, a quantitative survey was conducted and reached 200 responses. Among the main results, 50.92% of the respondents stated that digital influencers had a fundamental role in the decision to start investing and 80.69% were influenced to change some behaviors that are not directly linked to the habit of investing.application/pdfporMercado financeiroPerfil do consumidorComportamento do consumidorInfluenciador digitalEstudantes universitáriosInvestimento financeiroDigital influencersFinancial marketInvestorsConsumer behaviourUniversity studentsAnálise sobre os impactos dos influenciadores digitais nos hábitos de consumo dos estudantes universitários investidores do mercado financeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2020/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134331.pdf.txt001134331.pdf.txtExtracted Texttext/plain120920http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232814/2/001134331.pdf.txt84210ca859cf4409969bf63cede82f9fMD52ORIGINAL001134331.pdfTexto completoapplication/pdf829888http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232814/1/001134331.pdfb4a5403deaa5503fb4807f8b026db8c1MD5110183/2328142023-04-29 03:48:24.301967oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232814Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-29T06:48:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise sobre os impactos dos influenciadores digitais nos hábitos de consumo dos estudantes universitários investidores do mercado financeiro
title Análise sobre os impactos dos influenciadores digitais nos hábitos de consumo dos estudantes universitários investidores do mercado financeiro
spellingShingle Análise sobre os impactos dos influenciadores digitais nos hábitos de consumo dos estudantes universitários investidores do mercado financeiro
Silva, Emerson Deconto da
Mercado financeiro
Perfil do consumidor
Comportamento do consumidor
Influenciador digital
Estudantes universitários
Investimento financeiro
Digital influencers
Financial market
Investors
Consumer behaviour
University students
title_short Análise sobre os impactos dos influenciadores digitais nos hábitos de consumo dos estudantes universitários investidores do mercado financeiro
title_full Análise sobre os impactos dos influenciadores digitais nos hábitos de consumo dos estudantes universitários investidores do mercado financeiro
title_fullStr Análise sobre os impactos dos influenciadores digitais nos hábitos de consumo dos estudantes universitários investidores do mercado financeiro
title_full_unstemmed Análise sobre os impactos dos influenciadores digitais nos hábitos de consumo dos estudantes universitários investidores do mercado financeiro
title_sort Análise sobre os impactos dos influenciadores digitais nos hábitos de consumo dos estudantes universitários investidores do mercado financeiro
author Silva, Emerson Deconto da
author_facet Silva, Emerson Deconto da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Emerson Deconto da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nicolao, Leonardo
contributor_str_mv Nicolao, Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado financeiro
Perfil do consumidor
Comportamento do consumidor
Influenciador digital
Estudantes universitários
Investimento financeiro
topic Mercado financeiro
Perfil do consumidor
Comportamento do consumidor
Influenciador digital
Estudantes universitários
Investimento financeiro
Digital influencers
Financial market
Investors
Consumer behaviour
University students
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital influencers
Financial market
Investors
Consumer behaviour
University students
description O número de investidores no mercado financeiro brasileiro apresenta um crescimento em ritmo exponencial nos últimos anos. Uma das principais causas deste fenômeno é a maior facilidade de acesso à informação, que até pouco tempo atrás, era restrita a pequenos grupos no país. Com o crescimento das redes sociais, surgem novos e importantes personagens: os influenciadores digitais. Estes profissionais alcançam também o mercado financeiro, tendo papel fundamental na popularização da transmissão de conteúdo sobre temas financeiros, especialmente para o público mais jovem. A partir disso, o presente trabalho buscou identificar os impactos dos influenciadores digitais nos hábitos de consumo dos estudantes universitários ou recém-formados investidores do mercado financeiro. Para atingir tal objetivo, foi conduzida uma pesquisa quantitativa que alcançou 200 respostas completas. Dentre os principais resultados, 50,92% dos respondentes afirmaram que influenciadores digitais tiveram papel fundamental na decisão de começar a investir e 80,69% foram influenciados a mudar alguns comportamentos que não estão ligados diretamente ao hábito de investir.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-11T04:44:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232814
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001134331
url http://hdl.handle.net/10183/232814
identifier_str_mv 001134331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232814/2/001134331.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232814/1/001134331.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 84210ca859cf4409969bf63cede82f9f
b4a5403deaa5503fb4807f8b026db8c1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224616152137728