Jogos eletrônicos inacabados e a imagem de marca : um estudo de caso do lançamento do jogo Cyberpunk 2077 pela desenvolvedora CD Projekt Red

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Savicki, Lucas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272570
Resumo: Lançamentos de jogos eletrônicos inacabados e repletos de problemas técnicos têm sido muito comuns na indústria, e o caso de Cyberpunk 2077 é um dos mais proeminentes. Este estudo tem como objetivo analisar o impacto deste lançamento para a imagem de marca da sua desenvolvedora CD Projekt Red, as ações posteriores dela e seus resultados. Para isso, foi feita uma pesquisa exploratória com abordagem primariamente qualitativa para proporcionar uma visão geral do acontecimento, delineada pelos métodos de pesquisa bibliográfica para identificar teorias de jogos e de marca para aplicá-las no estudo, documental para coletar informações sobre o acontecimento, e estudo de caso para analisá-lo à exaustão. O estudo identificou que o lançamento de Cyberpunk 2077 teve um impacto negativo na imagem de marca da CD Projekt Red, levando-a a realizar um intenso trabalho de gestão de crise e recuperação de imagem com atualizações e correções para o jogo, que resultaram em forte melhora na sua imagem.
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