Aplicabilidade dos jogos eletrônicos no ensino de Geografia: proposições para o jogo Cyberpunk 2077
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34001 |
Resumo: | Este trabalho está inserido no campo do Game studies, o estudo do games, mais especificamente com o objetivo de propor que jogos eletrônicos comerciais possam servir como ferramenta para o ensino de geografia. Para esta proposta, o jogo eletrônico Cyberpunk 2077 (2020) será analisado, explorando o potencial do conteúdo geográfico presente em sua narrativa e ambiente virtual, com o intuito de ensinar sobre a formação do espaço geográfico, a interpretação de mapas, noções de geomorfologia e outros aspectos da geografia. |
id |
UFF-2_885ba57307eaf3c4abdaf7afa0e040e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/34001 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Aplicabilidade dos jogos eletrônicos no ensino de Geografia: proposições para o jogo Cyberpunk 2077Game studies.Video games.Educação.Ensino de Geografia.Processo educativoInovação educacionalJogo eletrônicoEnsino de geografiaGame studies.Video games.Education.Geography Teaching.Este trabalho está inserido no campo do Game studies, o estudo do games, mais especificamente com o objetivo de propor que jogos eletrônicos comerciais possam servir como ferramenta para o ensino de geografia. Para esta proposta, o jogo eletrônico Cyberpunk 2077 (2020) será analisado, explorando o potencial do conteúdo geográfico presente em sua narrativa e ambiente virtual, com o intuito de ensinar sobre a formação do espaço geográfico, a interpretação de mapas, noções de geomorfologia e outros aspectos da geografia.This research can be found in the Game studies field of knowledge, and proposes that non educational games can be used as a tool for teaching geography. For this research, the game Cyberpunk 2077 (2020) will be analyzed and the geographical potential in the narrative and virtual space will be explored, looking to teach about the formation of geographical space, map interpretation, notion on geomorphology and other geographicals aspects.49 p.Fortuna, Denizart da SilvaAndrade, Sandra Fernandes deSilva, Gabriel Henrique Barbosa2024-08-08T18:37:36Z2024-08-08T18:37:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Gabriel Henrique Barbosa. Aplicabilidade dos jogos eletrônicos no ensino de Geografia: proposições para o jogo Cyberpunk 2077. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Geociências, Niterói, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34001CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-08T18:37:42Zoai:app.uff.br:1/34001Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:25.383830Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicabilidade dos jogos eletrônicos no ensino de Geografia: proposições para o jogo Cyberpunk 2077 |
title |
Aplicabilidade dos jogos eletrônicos no ensino de Geografia: proposições para o jogo Cyberpunk 2077 |
spellingShingle |
Aplicabilidade dos jogos eletrônicos no ensino de Geografia: proposições para o jogo Cyberpunk 2077 Silva, Gabriel Henrique Barbosa Game studies. Video games. Educação. Ensino de Geografia. Processo educativo Inovação educacional Jogo eletrônico Ensino de geografia Game studies. Video games. Education. Geography Teaching. |
title_short |
Aplicabilidade dos jogos eletrônicos no ensino de Geografia: proposições para o jogo Cyberpunk 2077 |
title_full |
Aplicabilidade dos jogos eletrônicos no ensino de Geografia: proposições para o jogo Cyberpunk 2077 |
title_fullStr |
Aplicabilidade dos jogos eletrônicos no ensino de Geografia: proposições para o jogo Cyberpunk 2077 |
title_full_unstemmed |
Aplicabilidade dos jogos eletrônicos no ensino de Geografia: proposições para o jogo Cyberpunk 2077 |
title_sort |
Aplicabilidade dos jogos eletrônicos no ensino de Geografia: proposições para o jogo Cyberpunk 2077 |
author |
Silva, Gabriel Henrique Barbosa |
author_facet |
Silva, Gabriel Henrique Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fortuna, Denizart da Silva Andrade, Sandra Fernandes de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gabriel Henrique Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Game studies. Video games. Educação. Ensino de Geografia. Processo educativo Inovação educacional Jogo eletrônico Ensino de geografia Game studies. Video games. Education. Geography Teaching. |
topic |
Game studies. Video games. Educação. Ensino de Geografia. Processo educativo Inovação educacional Jogo eletrônico Ensino de geografia Game studies. Video games. Education. Geography Teaching. |
description |
Este trabalho está inserido no campo do Game studies, o estudo do games, mais especificamente com o objetivo de propor que jogos eletrônicos comerciais possam servir como ferramenta para o ensino de geografia. Para esta proposta, o jogo eletrônico Cyberpunk 2077 (2020) será analisado, explorando o potencial do conteúdo geográfico presente em sua narrativa e ambiente virtual, com o intuito de ensinar sobre a formação do espaço geográfico, a interpretação de mapas, noções de geomorfologia e outros aspectos da geografia. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-08T18:37:36Z 2024-08-08T18:37:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Gabriel Henrique Barbosa. Aplicabilidade dos jogos eletrônicos no ensino de Geografia: proposições para o jogo Cyberpunk 2077. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Geociências, Niterói, 2023. https://app.uff.br/riuff/handle/1/34001 |
identifier_str_mv |
SILVA, Gabriel Henrique Barbosa. Aplicabilidade dos jogos eletrônicos no ensino de Geografia: proposições para o jogo Cyberpunk 2077. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Geociências, Niterói, 2023. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823651954098176 |