A aprendizagem de conceitos matemáticos através do uso das TIC na introdução do estudo de gráficos de funções do 1º grau
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95754 |
Resumo: | Nesta monografia, é proposta a aprendizagem de conceitos matemáticos através do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na introdução do estudo de gráficos de funções do 1º grau, em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no município de Caxias do Sul/RS. O projeto foi uma parceria entre o Laboratório de Informática Educativa (LIE) e o professor de matemática do 9º ano da escola. Com ele, avaliou-se a viabilidade de introdução de conceitos matemáticos através de atividades desenvolvidas no LIE, utilizando uma WebQuest para orientar e acompanhar, em 2012, o estudo de um grupo de dezoito alunos do 9º ano. Procurou-se propiciar a esses estudantes uma vivência de aprendizagem diferenciada, utilizando recursos tecnológicos para iniciarem um novo tópico de estudo de matemática, neste caso, de gráficos de funções do 1º grau. Nessa perspectiva, esse trabalho busca contribuir para a reflexão em torno do uso das TIC na introdução de conceitos matemáticos, e não apenas para noções de sua fixação. O planejamento coletivo garantiu que cada participante pudesse contribuir de maneira efetiva nas intervenções junto aos alunos, para que eles atingissem os objetivos propostos, construindo, cada um, a seu tempo, o conhecimento sobre funções do 1º grau. Os alunos conseguiram pesquisar na internet, acessando, selecionando e analisando criticamente as informações disponíveis. A compreensão, o aprofundamento e a ampliação de conceitos esteve diretamente relacionada ao nível de compreensão de cada aluno. Em linhas gerais, o professor de matemática considerou que a maioria desses estudantes mostrou-se um agente no processo de aprendizagem, pesquisador, participativo e cooperativo, desenvolvendo criatividade e autonomia. |
id |
UFRGS-2_dfb1edb4f7e15a0526cacde280847a61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95754 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Camargo, Josirene Maria Reuters Fischer deSilva, Kétia Kellen Araújo da2014-05-30T02:06:01Z2012http://hdl.handle.net/10183/95754000914786Nesta monografia, é proposta a aprendizagem de conceitos matemáticos através do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na introdução do estudo de gráficos de funções do 1º grau, em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no município de Caxias do Sul/RS. O projeto foi uma parceria entre o Laboratório de Informática Educativa (LIE) e o professor de matemática do 9º ano da escola. Com ele, avaliou-se a viabilidade de introdução de conceitos matemáticos através de atividades desenvolvidas no LIE, utilizando uma WebQuest para orientar e acompanhar, em 2012, o estudo de um grupo de dezoito alunos do 9º ano. Procurou-se propiciar a esses estudantes uma vivência de aprendizagem diferenciada, utilizando recursos tecnológicos para iniciarem um novo tópico de estudo de matemática, neste caso, de gráficos de funções do 1º grau. Nessa perspectiva, esse trabalho busca contribuir para a reflexão em torno do uso das TIC na introdução de conceitos matemáticos, e não apenas para noções de sua fixação. O planejamento coletivo garantiu que cada participante pudesse contribuir de maneira efetiva nas intervenções junto aos alunos, para que eles atingissem os objetivos propostos, construindo, cada um, a seu tempo, o conhecimento sobre funções do 1º grau. Os alunos conseguiram pesquisar na internet, acessando, selecionando e analisando criticamente as informações disponíveis. A compreensão, o aprofundamento e a ampliação de conceitos esteve diretamente relacionada ao nível de compreensão de cada aluno. Em linhas gerais, o professor de matemática considerou que a maioria desses estudantes mostrou-se um agente no processo de aprendizagem, pesquisador, participativo e cooperativo, desenvolvendo criatividade e autonomia.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)MatemáticaEnsinoInformática na educaçãoA aprendizagem de conceitos matemáticos através do uso das TIC na introdução do estudo de gráficos de funções do 1º grauinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914786.pdf000914786.pdfTexto completoapplication/pdf3098827http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95754/1/000914786.pdf6d5abe0193c6e2cdfe17d053433e2080MD51TEXT000914786.pdf.txt000914786.pdf.txtExtracted Texttext/plain119528http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95754/2/000914786.pdf.txtbe7e7a3556d0407f7e7a912ba7be32bfMD52THUMBNAIL000914786.pdf.jpg000914786.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95754/3/000914786.pdf.jpg06436fd4b0a739a08096a5e9d89e9ff5MD5310183/957542018-10-25 09:01:53.659oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95754Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-25T12:01:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A aprendizagem de conceitos matemáticos através do uso das TIC na introdução do estudo de gráficos de funções do 1º grau |
title |
A aprendizagem de conceitos matemáticos através do uso das TIC na introdução do estudo de gráficos de funções do 1º grau |
spellingShingle |
A aprendizagem de conceitos matemáticos através do uso das TIC na introdução do estudo de gráficos de funções do 1º grau Camargo, Josirene Maria Reuters Fischer de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Matemática Ensino Informática na educação |
title_short |
A aprendizagem de conceitos matemáticos através do uso das TIC na introdução do estudo de gráficos de funções do 1º grau |
title_full |
A aprendizagem de conceitos matemáticos através do uso das TIC na introdução do estudo de gráficos de funções do 1º grau |
title_fullStr |
A aprendizagem de conceitos matemáticos através do uso das TIC na introdução do estudo de gráficos de funções do 1º grau |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem de conceitos matemáticos através do uso das TIC na introdução do estudo de gráficos de funções do 1º grau |
title_sort |
A aprendizagem de conceitos matemáticos através do uso das TIC na introdução do estudo de gráficos de funções do 1º grau |
author |
Camargo, Josirene Maria Reuters Fischer de |
author_facet |
Camargo, Josirene Maria Reuters Fischer de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Josirene Maria Reuters Fischer de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Kétia Kellen Araújo da |
contributor_str_mv |
Silva, Kétia Kellen Araújo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Matemática Ensino Informática na educação |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Matemática Ensino Informática na educação |
description |
Nesta monografia, é proposta a aprendizagem de conceitos matemáticos através do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na introdução do estudo de gráficos de funções do 1º grau, em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no município de Caxias do Sul/RS. O projeto foi uma parceria entre o Laboratório de Informática Educativa (LIE) e o professor de matemática do 9º ano da escola. Com ele, avaliou-se a viabilidade de introdução de conceitos matemáticos através de atividades desenvolvidas no LIE, utilizando uma WebQuest para orientar e acompanhar, em 2012, o estudo de um grupo de dezoito alunos do 9º ano. Procurou-se propiciar a esses estudantes uma vivência de aprendizagem diferenciada, utilizando recursos tecnológicos para iniciarem um novo tópico de estudo de matemática, neste caso, de gráficos de funções do 1º grau. Nessa perspectiva, esse trabalho busca contribuir para a reflexão em torno do uso das TIC na introdução de conceitos matemáticos, e não apenas para noções de sua fixação. O planejamento coletivo garantiu que cada participante pudesse contribuir de maneira efetiva nas intervenções junto aos alunos, para que eles atingissem os objetivos propostos, construindo, cada um, a seu tempo, o conhecimento sobre funções do 1º grau. Os alunos conseguiram pesquisar na internet, acessando, selecionando e analisando criticamente as informações disponíveis. A compreensão, o aprofundamento e a ampliação de conceitos esteve diretamente relacionada ao nível de compreensão de cada aluno. Em linhas gerais, o professor de matemática considerou que a maioria desses estudantes mostrou-se um agente no processo de aprendizagem, pesquisador, participativo e cooperativo, desenvolvendo criatividade e autonomia. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-30T02:06:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95754 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000914786 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95754 |
identifier_str_mv |
000914786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95754/1/000914786.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95754/2/000914786.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95754/3/000914786.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6d5abe0193c6e2cdfe17d053433e2080 be7e7a3556d0407f7e7a912ba7be32bf 06436fd4b0a739a08096a5e9d89e9ff5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724562502057984 |