A aprendizagem de conceitos matemáticos através do uso das TIC na introdução do estudo de gráficos de funções do 1º grau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Josirene Maria Reuters Fischer de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95754
Resumo: Nesta monografia, é proposta a aprendizagem de conceitos matemáticos através do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na introdução do estudo de gráficos de funções do 1º grau, em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no município de Caxias do Sul/RS. O projeto foi uma parceria entre o Laboratório de Informática Educativa (LIE) e o professor de matemática do 9º ano da escola. Com ele, avaliou-se a viabilidade de introdução de conceitos matemáticos através de atividades desenvolvidas no LIE, utilizando uma WebQuest para orientar e acompanhar, em 2012, o estudo de um grupo de dezoito alunos do 9º ano. Procurou-se propiciar a esses estudantes uma vivência de aprendizagem diferenciada, utilizando recursos tecnológicos para iniciarem um novo tópico de estudo de matemática, neste caso, de gráficos de funções do 1º grau. Nessa perspectiva, esse trabalho busca contribuir para a reflexão em torno do uso das TIC na introdução de conceitos matemáticos, e não apenas para noções de sua fixação. O planejamento coletivo garantiu que cada participante pudesse contribuir de maneira efetiva nas intervenções junto aos alunos, para que eles atingissem os objetivos propostos, construindo, cada um, a seu tempo, o conhecimento sobre funções do 1º grau. Os alunos conseguiram pesquisar na internet, acessando, selecionando e analisando criticamente as informações disponíveis. A compreensão, o aprofundamento e a ampliação de conceitos esteve diretamente relacionada ao nível de compreensão de cada aluno. Em linhas gerais, o professor de matemática considerou que a maioria desses estudantes mostrou-se um agente no processo de aprendizagem, pesquisador, participativo e cooperativo, desenvolvendo criatividade e autonomia.
id UFRGS-2_dfb1edb4f7e15a0526cacde280847a61
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95754
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Camargo, Josirene Maria Reuters Fischer deSilva, Kétia Kellen Araújo da2014-05-30T02:06:01Z2012http://hdl.handle.net/10183/95754000914786Nesta monografia, é proposta a aprendizagem de conceitos matemáticos através do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na introdução do estudo de gráficos de funções do 1º grau, em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no município de Caxias do Sul/RS. O projeto foi uma parceria entre o Laboratório de Informática Educativa (LIE) e o professor de matemática do 9º ano da escola. Com ele, avaliou-se a viabilidade de introdução de conceitos matemáticos através de atividades desenvolvidas no LIE, utilizando uma WebQuest para orientar e acompanhar, em 2012, o estudo de um grupo de dezoito alunos do 9º ano. Procurou-se propiciar a esses estudantes uma vivência de aprendizagem diferenciada, utilizando recursos tecnológicos para iniciarem um novo tópico de estudo de matemática, neste caso, de gráficos de funções do 1º grau. Nessa perspectiva, esse trabalho busca contribuir para a reflexão em torno do uso das TIC na introdução de conceitos matemáticos, e não apenas para noções de sua fixação. O planejamento coletivo garantiu que cada participante pudesse contribuir de maneira efetiva nas intervenções junto aos alunos, para que eles atingissem os objetivos propostos, construindo, cada um, a seu tempo, o conhecimento sobre funções do 1º grau. Os alunos conseguiram pesquisar na internet, acessando, selecionando e analisando criticamente as informações disponíveis. A compreensão, o aprofundamento e a ampliação de conceitos esteve diretamente relacionada ao nível de compreensão de cada aluno. Em linhas gerais, o professor de matemática considerou que a maioria desses estudantes mostrou-se um agente no processo de aprendizagem, pesquisador, participativo e cooperativo, desenvolvendo criatividade e autonomia.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)MatemáticaEnsinoInformática na educaçãoA aprendizagem de conceitos matemáticos através do uso das TIC na introdução do estudo de gráficos de funções do 1º grauinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914786.pdf000914786.pdfTexto completoapplication/pdf3098827http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95754/1/000914786.pdf6d5abe0193c6e2cdfe17d053433e2080MD51TEXT000914786.pdf.txt000914786.pdf.txtExtracted Texttext/plain119528http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95754/2/000914786.pdf.txtbe7e7a3556d0407f7e7a912ba7be32bfMD52THUMBNAIL000914786.pdf.jpg000914786.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95754/3/000914786.pdf.jpg06436fd4b0a739a08096a5e9d89e9ff5MD5310183/957542018-10-25 09:01:53.659oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95754Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:01:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A aprendizagem de conceitos matemáticos através do uso das TIC na introdução do estudo de gráficos de funções do 1º grau
title A aprendizagem de conceitos matemáticos através do uso das TIC na introdução do estudo de gráficos de funções do 1º grau
spellingShingle A aprendizagem de conceitos matemáticos através do uso das TIC na introdução do estudo de gráficos de funções do 1º grau
Camargo, Josirene Maria Reuters Fischer de
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Matemática
Ensino
Informática na educação
title_short A aprendizagem de conceitos matemáticos através do uso das TIC na introdução do estudo de gráficos de funções do 1º grau
title_full A aprendizagem de conceitos matemáticos através do uso das TIC na introdução do estudo de gráficos de funções do 1º grau
title_fullStr A aprendizagem de conceitos matemáticos através do uso das TIC na introdução do estudo de gráficos de funções do 1º grau
title_full_unstemmed A aprendizagem de conceitos matemáticos através do uso das TIC na introdução do estudo de gráficos de funções do 1º grau
title_sort A aprendizagem de conceitos matemáticos através do uso das TIC na introdução do estudo de gráficos de funções do 1º grau
author Camargo, Josirene Maria Reuters Fischer de
author_facet Camargo, Josirene Maria Reuters Fischer de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Josirene Maria Reuters Fischer de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Kétia Kellen Araújo da
contributor_str_mv Silva, Kétia Kellen Araújo da
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Matemática
Ensino
Informática na educação
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Matemática
Ensino
Informática na educação
description Nesta monografia, é proposta a aprendizagem de conceitos matemáticos através do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na introdução do estudo de gráficos de funções do 1º grau, em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no município de Caxias do Sul/RS. O projeto foi uma parceria entre o Laboratório de Informática Educativa (LIE) e o professor de matemática do 9º ano da escola. Com ele, avaliou-se a viabilidade de introdução de conceitos matemáticos através de atividades desenvolvidas no LIE, utilizando uma WebQuest para orientar e acompanhar, em 2012, o estudo de um grupo de dezoito alunos do 9º ano. Procurou-se propiciar a esses estudantes uma vivência de aprendizagem diferenciada, utilizando recursos tecnológicos para iniciarem um novo tópico de estudo de matemática, neste caso, de gráficos de funções do 1º grau. Nessa perspectiva, esse trabalho busca contribuir para a reflexão em torno do uso das TIC na introdução de conceitos matemáticos, e não apenas para noções de sua fixação. O planejamento coletivo garantiu que cada participante pudesse contribuir de maneira efetiva nas intervenções junto aos alunos, para que eles atingissem os objetivos propostos, construindo, cada um, a seu tempo, o conhecimento sobre funções do 1º grau. Os alunos conseguiram pesquisar na internet, acessando, selecionando e analisando criticamente as informações disponíveis. A compreensão, o aprofundamento e a ampliação de conceitos esteve diretamente relacionada ao nível de compreensão de cada aluno. Em linhas gerais, o professor de matemática considerou que a maioria desses estudantes mostrou-se um agente no processo de aprendizagem, pesquisador, participativo e cooperativo, desenvolvendo criatividade e autonomia.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-30T02:06:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95754
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000914786
url http://hdl.handle.net/10183/95754
identifier_str_mv 000914786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95754/1/000914786.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95754/2/000914786.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95754/3/000914786.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6d5abe0193c6e2cdfe17d053433e2080
be7e7a3556d0407f7e7a912ba7be32bf
06436fd4b0a739a08096a5e9d89e9ff5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224465228496896