Efeitos de longo prazo do treinamento perceptual na percepção e produção das plosivas iniciais surdas do inglês por estudantes brasileiros : implicações para o ensino de pronúncia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ubiratã Kickhöfel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Kampf, Felipe Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203622
Resumo: Neste artigo, veriicamos os efeitos do treinamento perceptual na percepção e produção dos padrões de VOT de plosivas iniciais do Inglês por aprendizes brasileiros. O experimento consistiu em um pré-teste, um pós-teste imediato e dois pós-testes postergados. O primeiro pós-teste postergado foi realizado um mês após o treinamento, e o último, três anos mais tarde. Os resultados mostraram um aumento tímido nos índices de identiicação por parte do Grupo Experimental, não tendo sido verifcado um aumento nas durações de VOT entre o pré-teste e o último pós-teste. Através destes dados, chamamos a atenção para a necessidade de uma abordagem de treinamento perceptual conjugada a atividades adicionais de conscientização acerca dos aspectos fonético-fonológicos, além de integrada a uma exposição contínua às formas-alvo.
id UFRGS-2_e027a44bf29251ce3d5d0c64bbb6e4b7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203622
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Alves, Ubiratã KickhöfelKampf, Felipe Rodrigues2019-12-20T04:04:08Z20190101-4846http://hdl.handle.net/10183/203622001104755Neste artigo, veriicamos os efeitos do treinamento perceptual na percepção e produção dos padrões de VOT de plosivas iniciais do Inglês por aprendizes brasileiros. O experimento consistiu em um pré-teste, um pós-teste imediato e dois pós-testes postergados. O primeiro pós-teste postergado foi realizado um mês após o treinamento, e o último, três anos mais tarde. Os resultados mostraram um aumento tímido nos índices de identiicação por parte do Grupo Experimental, não tendo sido verifcado um aumento nas durações de VOT entre o pré-teste e o último pós-teste. Através destes dados, chamamos a atenção para a necessidade de uma abordagem de treinamento perceptual conjugada a atividades adicionais de conscientização acerca dos aspectos fonético-fonológicos, além de integrada a uma exposição contínua às formas-alvo.In this article, we investigate the efects of perceptual training on the perception and production of word-initial VOT patterns in English by Brazilian learners. he experiment consisted of a pre-test, a post-test and two delayed post-tests. he irst delayed post-test took place one month ater training, while the second one took place three years later. he results show a slight increase in the identiication rates by the Experimental Group, and no signiicant increase between the pre-test and the inal post-test in the production data. Based on these results, we draw attention to the need of associating perceptual training with additional awareness-raising tasks on phonetic-phonological aspects, combined with a continuous exposure to the target forms.application/pdfporIlha do desterro : a journal of language and literature. Florianópolis, SC. Vol. 72, n. 3 (set./dez. 2019), p. [375]-399Língua inglesa (segunda língua)Voice Onset TimePlosivaFonéticaPerceptual trainingWord-initial plosivesPronunciation teachingEfeitos de longo prazo do treinamento perceptual na percepção e produção das plosivas iniciais surdas do inglês por estudantes brasileiros : implicações para o ensino de pronúnciainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001104755.pdf.txt001104755.pdf.txtExtracted Texttext/plain65177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203622/2/001104755.pdf.txt632fffd31d78143cc7bbebcb0391e3f9MD52ORIGINAL001104755.pdfTexto completoapplication/pdf1667161http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203622/1/001104755.pdf4f3bd8617c485fe6daf2389c90d74c13MD5110183/2036222023-08-30 04:00:13.607912oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203622Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-30T07:00:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efeitos de longo prazo do treinamento perceptual na percepção e produção das plosivas iniciais surdas do inglês por estudantes brasileiros : implicações para o ensino de pronúncia
title Efeitos de longo prazo do treinamento perceptual na percepção e produção das plosivas iniciais surdas do inglês por estudantes brasileiros : implicações para o ensino de pronúncia
spellingShingle Efeitos de longo prazo do treinamento perceptual na percepção e produção das plosivas iniciais surdas do inglês por estudantes brasileiros : implicações para o ensino de pronúncia
Alves, Ubiratã Kickhöfel
Língua inglesa (segunda língua)
Voice Onset Time
Plosiva
Fonética
Perceptual training
Word-initial plosives
Pronunciation teaching
title_short Efeitos de longo prazo do treinamento perceptual na percepção e produção das plosivas iniciais surdas do inglês por estudantes brasileiros : implicações para o ensino de pronúncia
title_full Efeitos de longo prazo do treinamento perceptual na percepção e produção das plosivas iniciais surdas do inglês por estudantes brasileiros : implicações para o ensino de pronúncia
title_fullStr Efeitos de longo prazo do treinamento perceptual na percepção e produção das plosivas iniciais surdas do inglês por estudantes brasileiros : implicações para o ensino de pronúncia
title_full_unstemmed Efeitos de longo prazo do treinamento perceptual na percepção e produção das plosivas iniciais surdas do inglês por estudantes brasileiros : implicações para o ensino de pronúncia
title_sort Efeitos de longo prazo do treinamento perceptual na percepção e produção das plosivas iniciais surdas do inglês por estudantes brasileiros : implicações para o ensino de pronúncia
author Alves, Ubiratã Kickhöfel
author_facet Alves, Ubiratã Kickhöfel
Kampf, Felipe Rodrigues
author_role author
author2 Kampf, Felipe Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ubiratã Kickhöfel
Kampf, Felipe Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa (segunda língua)
Voice Onset Time
Plosiva
Fonética
topic Língua inglesa (segunda língua)
Voice Onset Time
Plosiva
Fonética
Perceptual training
Word-initial plosives
Pronunciation teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Perceptual training
Word-initial plosives
Pronunciation teaching
description Neste artigo, veriicamos os efeitos do treinamento perceptual na percepção e produção dos padrões de VOT de plosivas iniciais do Inglês por aprendizes brasileiros. O experimento consistiu em um pré-teste, um pós-teste imediato e dois pós-testes postergados. O primeiro pós-teste postergado foi realizado um mês após o treinamento, e o último, três anos mais tarde. Os resultados mostraram um aumento tímido nos índices de identiicação por parte do Grupo Experimental, não tendo sido verifcado um aumento nas durações de VOT entre o pré-teste e o último pós-teste. Através destes dados, chamamos a atenção para a necessidade de uma abordagem de treinamento perceptual conjugada a atividades adicionais de conscientização acerca dos aspectos fonético-fonológicos, além de integrada a uma exposição contínua às formas-alvo.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-20T04:04:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/203622
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-4846
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001104755
identifier_str_mv 0101-4846
001104755
url http://hdl.handle.net/10183/203622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ilha do desterro : a journal of language and literature. Florianópolis, SC. Vol. 72, n. 3 (set./dez. 2019), p. [375]-399
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203622/2/001104755.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203622/1/001104755.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 632fffd31d78143cc7bbebcb0391e3f9
4f3bd8617c485fe6daf2389c90d74c13
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224980686438400