Padrões espaciais de mortalidade de mamíferos silvestres e domésticos na Rodovia Rota do Sol
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35348 |
Resumo: | As colisões veículo-animal têm sido estudadas em Ecologia de Rodovias por causar impacto direto sobre as populações silvestres e causar risco para os motoristas. Os atropelamentos de mamíferos domésticos não são avaliados nestes estudos. Para qualificar o planejamento de medidas mitigadoras é necessário avaliar a distribuição espacial dos atropelamentos, visando identificar os hotspots. O objetivo deste trabalho é avaliar a importância do monitoramento da fauna doméstica atropelada. Para isso, identificamos a presença e a localização de agregações de atropelamentos de mamíferos nas rodovias RS-486/RST-453 e comparamos a similaridade dos hotspots de mamíferos silvestres com domésticos. Os dados foram coletados em 51 dias, distribuídos em saídas de campo mensais. As carcaças registradas resultaram 186 mamíferos, sendo 133 silvestres e 53 domésticos. A estatística K-Ripley mostrou que para os animais domésticos e silvestres a agregação é independente de escala. Foram identificados 26 hotspots para mamíferos silvestres e seis para domésticos. O índice de similaridade de Sørensen demonstrou que a sobreposição de hotspots entre os grupos é nula. Por não haver sobreposição, as mitigações implantadas para as populações silvestres não serão efetivas para os impactos gerados por domésticos. Sugerimos a inclusão de monitoramento de fauna doméstica atropelada na Rodovia Rota do Sol. |
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