A língua portuguesa : uma proposta instrumental para cursos técnicos em saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115463 |
Resumo: | Com a presente pesquisa, situada na área da Educação, pretendemos oferecer à Escola GHC um estudo sobre a importância de inserir a Língua Portuguesa, como Português Instrumental, nos Cursos Técnicos em Saúde, sugerindo uma mudança na matriz curricular dos cursos. A pesquisa parte de constatações dos índices de pesquisa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP), sobre o desempenho crítico dos alunos da educação básica, que vêm indicando sérias limitações, quanto à leitura e à escrita em língua portuguesa. Por isso a necessidade de definir esse objeto de pesquisa, a partir dessas evidências realizadas pelos sistemas de avaliação. Embasamos a educação profissional, na legislação vigente, para, a partir disso, apresentarmos a língua portuguesa no ensino-técnico profissionalizante com embasamento teórico que trata da importância da comunicação nos cursos técnicos. Veremos também, a escola e o perfil do curso, através do Plano do Curso de Técnico em Enfermagem. Definimos o currículo e as diretrizes gerais e orientadoras da proposta curricular. Discutimos as práticas da linguagem, apresentamos uma breve história da língua portuguesa, abordamos a comunicação como uma necessidade humana e o domínio discursivo como uma esfera da vida social ou institucional. Pretendemos com essa pesquisa, contribuir para a melhoria dos atuais níveis do ensino técnico profissionalizante. |
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Annunziato, RosângelaGonçalves, Alana Martins2015-04-18T01:58:02Z2013http://hdl.handle.net/10183/115463000953959Com a presente pesquisa, situada na área da Educação, pretendemos oferecer à Escola GHC um estudo sobre a importância de inserir a Língua Portuguesa, como Português Instrumental, nos Cursos Técnicos em Saúde, sugerindo uma mudança na matriz curricular dos cursos. A pesquisa parte de constatações dos índices de pesquisa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP), sobre o desempenho crítico dos alunos da educação básica, que vêm indicando sérias limitações, quanto à leitura e à escrita em língua portuguesa. Por isso a necessidade de definir esse objeto de pesquisa, a partir dessas evidências realizadas pelos sistemas de avaliação. Embasamos a educação profissional, na legislação vigente, para, a partir disso, apresentarmos a língua portuguesa no ensino-técnico profissionalizante com embasamento teórico que trata da importância da comunicação nos cursos técnicos. Veremos também, a escola e o perfil do curso, através do Plano do Curso de Técnico em Enfermagem. Definimos o currículo e as diretrizes gerais e orientadoras da proposta curricular. Discutimos as práticas da linguagem, apresentamos uma breve história da língua portuguesa, abordamos a comunicação como uma necessidade humana e o domínio discursivo como uma esfera da vida social ou institucional. Pretendemos com essa pesquisa, contribuir para a melhoria dos atuais níveis do ensino técnico profissionalizante.Con este trabajo de investigación, situado en la área de la Educación, pretendemos ofrecer a la Escuela GHC un estudio sobre la importancia de inserir la Lengua Portuguesa, como Portugués Instrumental, en los Cursos Técnicos en Salud, sugiriendo una mudanza en la matriz curricular de los cursos. La investigación parte de constataciones de los índices de pesquisa del Instituto Nacional de Estudios y Pesquisa (INEP), sobre el desenpeño crítico de los alumnos de la educación básica, que vienen indicando serias limitaciones, cuanto la lectura y la escrita en la lengua portuguesa. Por lo tanto la necesidad de definir ese objeto de la investigación, a partir de las evidencias realizadas por los sistemas de avaliación. Fundamentamos la educación profesional, en la legislación actual, para, a partir de eso, presentar la lengua portuguesa en la enseñanza – técnico profesionalizante con el fundamento teórico que trata de la importancia de la comunicación en los cursos técnicos. Veremos también, la escuela y el perfil del curso, a través del Plan del Curso de el Técnico en Enfermagem. Definimos el currículo y las diretrizes generales y orientadoras de la propuesta curricular. Discutimos las prácticas de la lenguaje, presentamos una breve historia de la lengua portuguesa, abordamos la comunicación como una necesidad humana y el dominio discursivo como una esfera de la vida social o institucional. Pretendemos con esa investigación, contribuir para la mejoría de los actuais niveles de la enseñanza técnico profesionalizante.application/pdfporLíngua portuguesaEnsino técnicoSaúdeLengua portuguesaPortugués instrumentalEducaciónEnseñanza técnico profesionalizanteComunicaciónA língua portuguesa : uma proposta instrumental para cursos técnicos em saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de especialização em formação integrada multiprofissional em educação e ensino da saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000953959.pdf000953959.pdfTexto completoapplication/pdf187817http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115463/1/000953959.pdf0cd436ba2b002db2175d75f816064acbMD51TEXT000953959.pdf.txt000953959.pdf.txtExtracted Texttext/plain73760http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115463/2/000953959.pdf.txtb39402623e1080e3569d3b80595a8be4MD52THUMBNAIL000953959.pdf.jpg000953959.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115463/3/000953959.pdf.jpg3054920cb636598aeddc8e6284d745c0MD5310183/1154632018-10-19 10:46:03.934oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115463Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:46:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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