A língua portuguesa : uma proposta instrumental para cursos técnicos em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Annunziato, Rosângela
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115463
Resumo: Com a presente pesquisa, situada na área da Educação, pretendemos oferecer à Escola GHC um estudo sobre a importância de inserir a Língua Portuguesa, como Português Instrumental, nos Cursos Técnicos em Saúde, sugerindo uma mudança na matriz curricular dos cursos. A pesquisa parte de constatações dos índices de pesquisa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP), sobre o desempenho crítico dos alunos da educação básica, que vêm indicando sérias limitações, quanto à leitura e à escrita em língua portuguesa. Por isso a necessidade de definir esse objeto de pesquisa, a partir dessas evidências realizadas pelos sistemas de avaliação. Embasamos a educação profissional, na legislação vigente, para, a partir disso, apresentarmos a língua portuguesa no ensino-técnico profissionalizante com embasamento teórico que trata da importância da comunicação nos cursos técnicos. Veremos também, a escola e o perfil do curso, através do Plano do Curso de Técnico em Enfermagem. Definimos o currículo e as diretrizes gerais e orientadoras da proposta curricular. Discutimos as práticas da linguagem, apresentamos uma breve história da língua portuguesa, abordamos a comunicação como uma necessidade humana e o domínio discursivo como uma esfera da vida social ou institucional. Pretendemos com essa pesquisa, contribuir para a melhoria dos atuais níveis do ensino técnico profissionalizante.
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