Formação em administração pública no Brasil : modelos de administração pública e o perfil formacional nos cursos superiores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174753 |
Resumo: | O curso de Administração Pública vem ganhando destaque nos últimos anos em função da necessidade de uma gestão pública mais qualificada e alinhada com o interesse público. Assim, o tema deste trabalho visa caracterizar qual o modelo de Administração Pública (Patrimonialista, Burocrático, Gerencial e Novo Serviço Público) orienta, predominantemente, o perfil formacional dos cursos de Administração Pública e Gestão Pública oferecidos pelas instituições federais de ensino superior (IFES) no Brasil na atualidade. Entende-se que avaliando a questão por esta ótica será possível auxiliar na reflexão quanto à formação dos administradores públicos. A caracterização dos cursos se dará pela análise dos projetos pedagógicos, currículos e ementas das disciplinas. Tal caracterização basear-se-á na revisão de artigos científicos publicados nas plataformas Scielo, ANPAD, entre outras, além de livros técnicos da área estudada. Será objeto de estudo os cursos de Administração Pública e Gestão Pública com avaliação 4 e 5 no último Exame Nacional de Cursos (ENADE). Para alcançar o objetivo deste trabalho, será utilizada a metodologia indutiva na qual, a partir de dados particulares infere-se uma verdade geral. Busca-se com este trabalho contribuir com o desenvolvimento da Administração Pública brasileira. |
id |
UFRGS-2_e0df712f7b988558274c6da6a88a8cdf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174753 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Müller, Luiz Carlos da SilvaAlbernaz, Renata Ovenhausen2018-04-17T02:27:36Z2017http://hdl.handle.net/10183/174753001064143O curso de Administração Pública vem ganhando destaque nos últimos anos em função da necessidade de uma gestão pública mais qualificada e alinhada com o interesse público. Assim, o tema deste trabalho visa caracterizar qual o modelo de Administração Pública (Patrimonialista, Burocrático, Gerencial e Novo Serviço Público) orienta, predominantemente, o perfil formacional dos cursos de Administração Pública e Gestão Pública oferecidos pelas instituições federais de ensino superior (IFES) no Brasil na atualidade. Entende-se que avaliando a questão por esta ótica será possível auxiliar na reflexão quanto à formação dos administradores públicos. A caracterização dos cursos se dará pela análise dos projetos pedagógicos, currículos e ementas das disciplinas. Tal caracterização basear-se-á na revisão de artigos científicos publicados nas plataformas Scielo, ANPAD, entre outras, além de livros técnicos da área estudada. Será objeto de estudo os cursos de Administração Pública e Gestão Pública com avaliação 4 e 5 no último Exame Nacional de Cursos (ENADE). Para alcançar o objetivo deste trabalho, será utilizada a metodologia indutiva na qual, a partir de dados particulares infere-se uma verdade geral. Busca-se com este trabalho contribuir com o desenvolvimento da Administração Pública brasileira.The Public Administration course has been gaining prominence in recent years due to the need for more qualified public management and aligned with the public interest. Thus, the theme of this work is to characterize the Public Administration (Patrimonialist, Bureaucratic, Managerial and New Public Service) model, which predominantly guides the formative profile of the Public Administration and Public Management courses offered by federal higher education institutions (IFES) in Brazil today. It is understood that evaluating the question from this point of view will be able to help in the reflection regarding the formation of public administrators. The courses will be characterized by the analysis of the pedagogical projects, curricula and menus of the disciplines. Such characterization will be based on the review of scientific articles published in the platforms Scielo, ANPAD, among others, besides technical books of the studied area. The courses of Public Administration and Public Management with evaluation 4 and 5 will be studied in the last Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). To reach the objective of this work, the inductive methodology will be used in which, based on particular data, a general truth is inferred. This work seeks to contribute to the development of the Brazilian Public Administration.application/pdfporAdministração públicaGerencialismoGestão públicaBurocraciaPublic AdministrationPublic ManagementNew Public ServiceManagementBureaucracyPatrimonialismFormação em administração pública no Brasil : modelos de administração pública e o perfil formacional nos cursos superioresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2017/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001064143.pdf001064143.pdfTexto completoapplication/pdf2162681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174753/1/001064143.pdf2ead079c4d6a75c54c7c946c542573abMD51TEXT001064143.pdf.txt001064143.pdf.txtExtracted Texttext/plain414045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174753/2/001064143.pdf.txt908c1d198a8495f82f058a4f23e64c38MD52THUMBNAIL001064143.pdf.jpg001064143.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174753/3/001064143.pdf.jpgeb9c948b7ea2cf0a516a7d4faae309feMD5310183/1747532018-10-30 08:09:11.842oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174753Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:09:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação em administração pública no Brasil : modelos de administração pública e o perfil formacional nos cursos superiores |
title |
Formação em administração pública no Brasil : modelos de administração pública e o perfil formacional nos cursos superiores |
spellingShingle |
Formação em administração pública no Brasil : modelos de administração pública e o perfil formacional nos cursos superiores Müller, Luiz Carlos da Silva Administração pública Gerencialismo Gestão pública Burocracia Public Administration Public Management New Public Service Management Bureaucracy Patrimonialism |
title_short |
Formação em administração pública no Brasil : modelos de administração pública e o perfil formacional nos cursos superiores |
title_full |
Formação em administração pública no Brasil : modelos de administração pública e o perfil formacional nos cursos superiores |
title_fullStr |
Formação em administração pública no Brasil : modelos de administração pública e o perfil formacional nos cursos superiores |
title_full_unstemmed |
Formação em administração pública no Brasil : modelos de administração pública e o perfil formacional nos cursos superiores |
title_sort |
Formação em administração pública no Brasil : modelos de administração pública e o perfil formacional nos cursos superiores |
author |
Müller, Luiz Carlos da Silva |
author_facet |
Müller, Luiz Carlos da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Müller, Luiz Carlos da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Albernaz, Renata Ovenhausen |
contributor_str_mv |
Albernaz, Renata Ovenhausen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração pública Gerencialismo Gestão pública Burocracia |
topic |
Administração pública Gerencialismo Gestão pública Burocracia Public Administration Public Management New Public Service Management Bureaucracy Patrimonialism |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Public Administration Public Management New Public Service Management Bureaucracy Patrimonialism |
description |
O curso de Administração Pública vem ganhando destaque nos últimos anos em função da necessidade de uma gestão pública mais qualificada e alinhada com o interesse público. Assim, o tema deste trabalho visa caracterizar qual o modelo de Administração Pública (Patrimonialista, Burocrático, Gerencial e Novo Serviço Público) orienta, predominantemente, o perfil formacional dos cursos de Administração Pública e Gestão Pública oferecidos pelas instituições federais de ensino superior (IFES) no Brasil na atualidade. Entende-se que avaliando a questão por esta ótica será possível auxiliar na reflexão quanto à formação dos administradores públicos. A caracterização dos cursos se dará pela análise dos projetos pedagógicos, currículos e ementas das disciplinas. Tal caracterização basear-se-á na revisão de artigos científicos publicados nas plataformas Scielo, ANPAD, entre outras, além de livros técnicos da área estudada. Será objeto de estudo os cursos de Administração Pública e Gestão Pública com avaliação 4 e 5 no último Exame Nacional de Cursos (ENADE). Para alcançar o objetivo deste trabalho, será utilizada a metodologia indutiva na qual, a partir de dados particulares infere-se uma verdade geral. Busca-se com este trabalho contribuir com o desenvolvimento da Administração Pública brasileira. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-17T02:27:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/174753 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001064143 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/174753 |
identifier_str_mv |
001064143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174753/1/001064143.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174753/2/001064143.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174753/3/001064143.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2ead079c4d6a75c54c7c946c542573ab 908c1d198a8495f82f058a4f23e64c38 eb9c948b7ea2cf0a516a7d4faae309fe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447213452558336 |