Formação em administração pública no Brasil : modelos de administração pública e o perfil formacional nos cursos superiores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Luiz Carlos da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174753
Resumo: O curso de Administração Pública vem ganhando destaque nos últimos anos em função da necessidade de uma gestão pública mais qualificada e alinhada com o interesse público. Assim, o tema deste trabalho visa caracterizar qual o modelo de Administração Pública (Patrimonialista, Burocrático, Gerencial e Novo Serviço Público) orienta, predominantemente, o perfil formacional dos cursos de Administração Pública e Gestão Pública oferecidos pelas instituições federais de ensino superior (IFES) no Brasil na atualidade. Entende-se que avaliando a questão por esta ótica será possível auxiliar na reflexão quanto à formação dos administradores públicos. A caracterização dos cursos se dará pela análise dos projetos pedagógicos, currículos e ementas das disciplinas. Tal caracterização basear-se-á na revisão de artigos científicos publicados nas plataformas Scielo, ANPAD, entre outras, além de livros técnicos da área estudada. Será objeto de estudo os cursos de Administração Pública e Gestão Pública com avaliação 4 e 5 no último Exame Nacional de Cursos (ENADE). Para alcançar o objetivo deste trabalho, será utilizada a metodologia indutiva na qual, a partir de dados particulares infere-se uma verdade geral. Busca-se com este trabalho contribuir com o desenvolvimento da Administração Pública brasileira.
id UFRGS-2_e0df712f7b988558274c6da6a88a8cdf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174753
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Müller, Luiz Carlos da SilvaAlbernaz, Renata Ovenhausen2018-04-17T02:27:36Z2017http://hdl.handle.net/10183/174753001064143O curso de Administração Pública vem ganhando destaque nos últimos anos em função da necessidade de uma gestão pública mais qualificada e alinhada com o interesse público. Assim, o tema deste trabalho visa caracterizar qual o modelo de Administração Pública (Patrimonialista, Burocrático, Gerencial e Novo Serviço Público) orienta, predominantemente, o perfil formacional dos cursos de Administração Pública e Gestão Pública oferecidos pelas instituições federais de ensino superior (IFES) no Brasil na atualidade. Entende-se que avaliando a questão por esta ótica será possível auxiliar na reflexão quanto à formação dos administradores públicos. A caracterização dos cursos se dará pela análise dos projetos pedagógicos, currículos e ementas das disciplinas. Tal caracterização basear-se-á na revisão de artigos científicos publicados nas plataformas Scielo, ANPAD, entre outras, além de livros técnicos da área estudada. Será objeto de estudo os cursos de Administração Pública e Gestão Pública com avaliação 4 e 5 no último Exame Nacional de Cursos (ENADE). Para alcançar o objetivo deste trabalho, será utilizada a metodologia indutiva na qual, a partir de dados particulares infere-se uma verdade geral. Busca-se com este trabalho contribuir com o desenvolvimento da Administração Pública brasileira.The Public Administration course has been gaining prominence in recent years due to the need for more qualified public management and aligned with the public interest. Thus, the theme of this work is to characterize the Public Administration (Patrimonialist, Bureaucratic, Managerial and New Public Service) model, which predominantly guides the formative profile of the Public Administration and Public Management courses offered by federal higher education institutions (IFES) in Brazil today. It is understood that evaluating the question from this point of view will be able to help in the reflection regarding the formation of public administrators. The courses will be characterized by the analysis of the pedagogical projects, curricula and menus of the disciplines. Such characterization will be based on the review of scientific articles published in the platforms Scielo, ANPAD, among others, besides technical books of the studied area. The courses of Public Administration and Public Management with evaluation 4 and 5 will be studied in the last Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). To reach the objective of this work, the inductive methodology will be used in which, based on particular data, a general truth is inferred. This work seeks to contribute to the development of the Brazilian Public Administration.application/pdfporAdministração públicaGerencialismoGestão públicaBurocraciaPublic AdministrationPublic ManagementNew Public ServiceManagementBureaucracyPatrimonialismFormação em administração pública no Brasil : modelos de administração pública e o perfil formacional nos cursos superioresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2017/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001064143.pdf001064143.pdfTexto completoapplication/pdf2162681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174753/1/001064143.pdf2ead079c4d6a75c54c7c946c542573abMD51TEXT001064143.pdf.txt001064143.pdf.txtExtracted Texttext/plain414045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174753/2/001064143.pdf.txt908c1d198a8495f82f058a4f23e64c38MD52THUMBNAIL001064143.pdf.jpg001064143.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174753/3/001064143.pdf.jpgeb9c948b7ea2cf0a516a7d4faae309feMD5310183/1747532018-10-30 08:09:11.842oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174753Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:09:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação em administração pública no Brasil : modelos de administração pública e o perfil formacional nos cursos superiores
title Formação em administração pública no Brasil : modelos de administração pública e o perfil formacional nos cursos superiores
spellingShingle Formação em administração pública no Brasil : modelos de administração pública e o perfil formacional nos cursos superiores
Müller, Luiz Carlos da Silva
Administração pública
Gerencialismo
Gestão pública
Burocracia
Public Administration
Public Management
New Public Service
Management
Bureaucracy
Patrimonialism
title_short Formação em administração pública no Brasil : modelos de administração pública e o perfil formacional nos cursos superiores
title_full Formação em administração pública no Brasil : modelos de administração pública e o perfil formacional nos cursos superiores
title_fullStr Formação em administração pública no Brasil : modelos de administração pública e o perfil formacional nos cursos superiores
title_full_unstemmed Formação em administração pública no Brasil : modelos de administração pública e o perfil formacional nos cursos superiores
title_sort Formação em administração pública no Brasil : modelos de administração pública e o perfil formacional nos cursos superiores
author Müller, Luiz Carlos da Silva
author_facet Müller, Luiz Carlos da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Müller, Luiz Carlos da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albernaz, Renata Ovenhausen
contributor_str_mv Albernaz, Renata Ovenhausen
dc.subject.por.fl_str_mv Administração pública
Gerencialismo
Gestão pública
Burocracia
topic Administração pública
Gerencialismo
Gestão pública
Burocracia
Public Administration
Public Management
New Public Service
Management
Bureaucracy
Patrimonialism
dc.subject.eng.fl_str_mv Public Administration
Public Management
New Public Service
Management
Bureaucracy
Patrimonialism
description O curso de Administração Pública vem ganhando destaque nos últimos anos em função da necessidade de uma gestão pública mais qualificada e alinhada com o interesse público. Assim, o tema deste trabalho visa caracterizar qual o modelo de Administração Pública (Patrimonialista, Burocrático, Gerencial e Novo Serviço Público) orienta, predominantemente, o perfil formacional dos cursos de Administração Pública e Gestão Pública oferecidos pelas instituições federais de ensino superior (IFES) no Brasil na atualidade. Entende-se que avaliando a questão por esta ótica será possível auxiliar na reflexão quanto à formação dos administradores públicos. A caracterização dos cursos se dará pela análise dos projetos pedagógicos, currículos e ementas das disciplinas. Tal caracterização basear-se-á na revisão de artigos científicos publicados nas plataformas Scielo, ANPAD, entre outras, além de livros técnicos da área estudada. Será objeto de estudo os cursos de Administração Pública e Gestão Pública com avaliação 4 e 5 no último Exame Nacional de Cursos (ENADE). Para alcançar o objetivo deste trabalho, será utilizada a metodologia indutiva na qual, a partir de dados particulares infere-se uma verdade geral. Busca-se com este trabalho contribuir com o desenvolvimento da Administração Pública brasileira.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-17T02:27:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174753
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001064143
url http://hdl.handle.net/10183/174753
identifier_str_mv 001064143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174753/1/001064143.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174753/2/001064143.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174753/3/001064143.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2ead079c4d6a75c54c7c946c542573ab
908c1d198a8495f82f058a4f23e64c38
eb9c948b7ea2cf0a516a7d4faae309fe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447213452558336