Contexto dos berçários e um programa de intervenção no desenvolvimento de bebés
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/94568 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi investigar o contexto de berçários que atendesse a famílias de baixa renda e verificar o impacto de uma intervenção cognitivo-motora no desenvolvimento de bebés quanto à motricidade ampla, motricidade fina, linguagem e interação. Participaram do estudo 40 bebés, entre seis e oito meses, provenientes de dez berçários para famílias de baixa renda. As escolas foram agrupadas quanto à qualidade dos cuidados oferecidos; os bebés foram estratificados por gênero e aleatoriamente distribuídos em grupos interventivo (n= 20) e controle (n= 20). Foi utilizada uma ficha de observação para verificar a rotina dos berçários. A motricidade ampla e fina, a linguagem e a interação dos bebés foram avaliadas no pré e no pós intervenção. O programa de intervenção propiciou experiências de perseguição visual, manipulação de brinquedos e controle postural. Observaram-se restrições no espaço físico e nas oportunidades para brincar e interagir. Educadores centravam sua atenção no cuidado com higiene e alimentação dos bebés. Bebés provenientes de escolas com contextos mais apropriadas ao desenvolvimento apresentaram desempenhos superiores; e, a intervenção repercutiu positivamente no desenvolvimento global dos participantes. Em conclusão, ações educativas e estratégias interventivas devem ser implementadas nas creches, priorizando o processo de desenvol-vimento infantil. |
id |
UFRGS-2_e105eb0fcbba8aff4c57aaf31ea211df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94568 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, Carla Skilhan deVenturella, Cintia BarretoValentini, Nadia Cristina2014-04-18T01:53:06Z20132182-2972http://hdl.handle.net/10183/94568000912013O objetivo deste estudo foi investigar o contexto de berçários que atendesse a famílias de baixa renda e verificar o impacto de uma intervenção cognitivo-motora no desenvolvimento de bebés quanto à motricidade ampla, motricidade fina, linguagem e interação. Participaram do estudo 40 bebés, entre seis e oito meses, provenientes de dez berçários para famílias de baixa renda. As escolas foram agrupadas quanto à qualidade dos cuidados oferecidos; os bebés foram estratificados por gênero e aleatoriamente distribuídos em grupos interventivo (n= 20) e controle (n= 20). Foi utilizada uma ficha de observação para verificar a rotina dos berçários. A motricidade ampla e fina, a linguagem e a interação dos bebés foram avaliadas no pré e no pós intervenção. O programa de intervenção propiciou experiências de perseguição visual, manipulação de brinquedos e controle postural. Observaram-se restrições no espaço físico e nas oportunidades para brincar e interagir. Educadores centravam sua atenção no cuidado com higiene e alimentação dos bebés. Bebés provenientes de escolas com contextos mais apropriadas ao desenvolvimento apresentaram desempenhos superiores; e, a intervenção repercutiu positivamente no desenvolvimento global dos participantes. Em conclusão, ações educativas e estratégias interventivas devem ser implementadas nas creches, priorizando o processo de desenvol-vimento infantil.The aim of the study was to investigate nurseries environment for low-income families and verify the impact of a cognitive-motor skill intervention on babies’ development in the large motor, fine motor, language and interaction. Participated in the study 40 babies, age between six and eight months, from ten nursery schools for low-income families. Schools groups were clustered according to the quality of the care offered; and the babies were stratify by gender and randomly assigned in intervention (n= 20) and control (n= 20) groups. The routine of the nurseries was investigated using an observational list. Babies’ gross and fine motor skills, as well as interactions and language, were assessed at the pre and post-intervention. The intervention program provided activities such as visual tracking, toy manipulation and postural control. Results demonstrated restrict physical space, opportunities to play and interaction. Educators focus attention regarding to babies’ hygiene and feed. Babies from schools with a more appropriate environment showed better performance; and the intervention influenced positively to participants’ global development. As a conclusion, educative actions and intervention strategies must be implemented at nursery schools concern primarily with infant’ development process.application/pdfporMotricidade. Fundação Técnica e Científica do Desporto, Porto, Portugal. Vol. 9, n. 4,(2013) p. 22-32Desenvolvimento infantilCrecheChild developmentChild day care centersEarly interventionContexto dos berçários e um programa de intervenção no desenvolvimento de bebésNurseries environment and the intervention in babies' development Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912013.pdf000912013.pdfTexto completoapplication/pdf235306http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94568/1/000912013.pdf8b0ddc03922331dc1ec461c9c05cd939MD51TEXT000912013.pdf.txt000912013.pdf.txtExtracted Texttext/plain38809http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94568/2/000912013.pdf.txt049c29da325f4b3f50252d7c5312bb70MD52THUMBNAIL000912013.pdf.jpg000912013.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1713http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94568/3/000912013.pdf.jpgc3cf3864e3ee85b0fcebaaca28e5d2b4MD5310183/945682018-12-05 02:43:36.527933oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94568Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-12-05T04:43:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contexto dos berçários e um programa de intervenção no desenvolvimento de bebés |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Nurseries environment and the intervention in babies' development |
title |
Contexto dos berçários e um programa de intervenção no desenvolvimento de bebés |
spellingShingle |
Contexto dos berçários e um programa de intervenção no desenvolvimento de bebés Almeida, Carla Skilhan de Desenvolvimento infantil Creche Child development Child day care centers Early intervention |
title_short |
Contexto dos berçários e um programa de intervenção no desenvolvimento de bebés |
title_full |
Contexto dos berçários e um programa de intervenção no desenvolvimento de bebés |
title_fullStr |
Contexto dos berçários e um programa de intervenção no desenvolvimento de bebés |
title_full_unstemmed |
Contexto dos berçários e um programa de intervenção no desenvolvimento de bebés |
title_sort |
Contexto dos berçários e um programa de intervenção no desenvolvimento de bebés |
author |
Almeida, Carla Skilhan de |
author_facet |
Almeida, Carla Skilhan de Venturella, Cintia Barreto Valentini, Nadia Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Venturella, Cintia Barreto Valentini, Nadia Cristina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Carla Skilhan de Venturella, Cintia Barreto Valentini, Nadia Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento infantil Creche |
topic |
Desenvolvimento infantil Creche Child development Child day care centers Early intervention |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Child development Child day care centers Early intervention |
description |
O objetivo deste estudo foi investigar o contexto de berçários que atendesse a famílias de baixa renda e verificar o impacto de uma intervenção cognitivo-motora no desenvolvimento de bebés quanto à motricidade ampla, motricidade fina, linguagem e interação. Participaram do estudo 40 bebés, entre seis e oito meses, provenientes de dez berçários para famílias de baixa renda. As escolas foram agrupadas quanto à qualidade dos cuidados oferecidos; os bebés foram estratificados por gênero e aleatoriamente distribuídos em grupos interventivo (n= 20) e controle (n= 20). Foi utilizada uma ficha de observação para verificar a rotina dos berçários. A motricidade ampla e fina, a linguagem e a interação dos bebés foram avaliadas no pré e no pós intervenção. O programa de intervenção propiciou experiências de perseguição visual, manipulação de brinquedos e controle postural. Observaram-se restrições no espaço físico e nas oportunidades para brincar e interagir. Educadores centravam sua atenção no cuidado com higiene e alimentação dos bebés. Bebés provenientes de escolas com contextos mais apropriadas ao desenvolvimento apresentaram desempenhos superiores; e, a intervenção repercutiu positivamente no desenvolvimento global dos participantes. Em conclusão, ações educativas e estratégias interventivas devem ser implementadas nas creches, priorizando o processo de desenvol-vimento infantil. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-04-18T01:53:06Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/94568 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2182-2972 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000912013 |
identifier_str_mv |
2182-2972 000912013 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/94568 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Motricidade. Fundação Técnica e Científica do Desporto, Porto, Portugal. Vol. 9, n. 4,(2013) p. 22-32 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94568/1/000912013.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94568/2/000912013.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94568/3/000912013.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8b0ddc03922331dc1ec461c9c05cd939 049c29da325f4b3f50252d7c5312bb70 c3cf3864e3ee85b0fcebaaca28e5d2b4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447540114391040 |