O uso da informática instrumental na reformulação da prática docente de língua estrangeira : em busca da formação do aluno do século XXI
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/197636 |
Resumo: | Acreditando na necessidade urgente de ressignificação do processo de ensino ultrapassado, este trabalho propõe o uso das tecnologias digitais aliado a metodologias ativas de aprendizagem como meio de se alcançar a formação de um sujeito preparado para atuar positivamente na realidade do século XXI. A partir das teorias construtivistas de Vygotisky e Piaget explicitadas por Goulart (1998); Jofili (2002) e Fino (2004) e do pensamento Gardeniano (GARDNER,1994b, 1995) justificamos a importância da transformação da ação pedagógica na busca da aprendizagem significativa e da formação de um sujeito autônomo, cooperativo e colaborativo. Através da discussão de alguns autores como Valente (1999, 2008, 2011, 2012, 2014); Fernandes (2004); Assmann (2005); Lopes (2005); Delcin (2005); Alonso (2011); Gouvea e Nakamoto (2015); Rückl (2017), Caetano e Nacimento (2017) e Castanha et al (2017), que defendem a atualização do ensino, o uso pedagógico das ferramentas tecnológicas e a formação de professores voltada para a transformação efetiva das práticas pedagógicas, embasamos as mudanças no planejamento das aulas de língua espanhola citadas neste trabalho. Por fim, apontamos mudanças significativas alcançadas nas aulas de língua espanhola a partir do uso das tecnologias aliadas a metodologias ativas de aprendizagem e sugerimos transformações desde a formação de professores até a estrutura que envolve o processo de ensino nas escolas. |
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Rosa, Maria Luísa Ferlini daAlmeida, Angelita Soares de2019-08-03T02:31:50Z2019http://hdl.handle.net/10183/197636001098563Acreditando na necessidade urgente de ressignificação do processo de ensino ultrapassado, este trabalho propõe o uso das tecnologias digitais aliado a metodologias ativas de aprendizagem como meio de se alcançar a formação de um sujeito preparado para atuar positivamente na realidade do século XXI. A partir das teorias construtivistas de Vygotisky e Piaget explicitadas por Goulart (1998); Jofili (2002) e Fino (2004) e do pensamento Gardeniano (GARDNER,1994b, 1995) justificamos a importância da transformação da ação pedagógica na busca da aprendizagem significativa e da formação de um sujeito autônomo, cooperativo e colaborativo. Através da discussão de alguns autores como Valente (1999, 2008, 2011, 2012, 2014); Fernandes (2004); Assmann (2005); Lopes (2005); Delcin (2005); Alonso (2011); Gouvea e Nakamoto (2015); Rückl (2017), Caetano e Nacimento (2017) e Castanha et al (2017), que defendem a atualização do ensino, o uso pedagógico das ferramentas tecnológicas e a formação de professores voltada para a transformação efetiva das práticas pedagógicas, embasamos as mudanças no planejamento das aulas de língua espanhola citadas neste trabalho. Por fim, apontamos mudanças significativas alcançadas nas aulas de língua espanhola a partir do uso das tecnologias aliadas a metodologias ativas de aprendizagem e sugerimos transformações desde a formação de professores até a estrutura que envolve o processo de ensino nas escolas.Creyendo en la necesidad urgente de replantear el proceso escolar obsoleto, este trabajo propone el uso de las tecnologías digitales aliado a metodologías activas de aprendizaje como medio de alcanzar la formación de un sujeto preparado para actuar positivamente en la realidad del siglo XXI. A partir de las teorías constructivistas de Vygotisky y Piaget explicitadas por Goulart (1998); Jofili (2002) y Fino (2004) y del pensamiento Gardeniano (GARDNER,1994b, 1995) justificamos la importancia de la transformación de la acción pedagógica en la búsqueda del aprendizaje significativo y de la formación de un sujeto autónomo, cooperativo y colaborativo. A través de la discusión de algunos autores como Valente (1999, 2008, 2011, 2012, 2014); Fernandes (2004); Assmann (2005); Lopes (2005); Delcin (2005); Alonso (2011); Gouvea y Nakamoto (2015); Rückl (2017), Caetano y nacimiento (2017) y Castanha et al (2017) que defienden la actualización de la enseñanza, el uso pedagógico de las herramientas tecnológicas y la formación del profesorado orientada a la transformación efectiva de las prácticas pedagógicas, embasamos los cambios en la planificación de las clases de español citadas en este trabajo. Por último, apuntamos cambios significativos alcanzados en las clases de lengua española a partir del uso de las tecnologías aliadas a metodologías activas de aprendizaje y sugerimos transformaciones desde la formación de profesores hasta la estructura que envuelve el proceso de enseñanza en las escuelas.application/pdfporLaboratório de informáticaTecnologiaAmbiente virtualTecnologías digitalesMetodologías activas de aprendizajeConstructivismoEnseñanza de españolTransformación de la enseñanzaO uso da informática instrumental na reformulação da prática docente de língua estrangeira : em busca da formação do aluno do século XXIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098563.pdf.txt001098563.pdf.txtExtracted Texttext/plain91674http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197636/2/001098563.pdf.txtd7a68d4b26f680c16de4c2e56fc54aefMD52ORIGINAL001098563.pdfTexto completoapplication/pdf324746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197636/1/001098563.pdf722d60c05548ba61f6e27b7f0ac1d3a7MD5110183/1976362019-08-04 02:30:03.653662oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197636Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-04T05:30:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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