O uso da informática instrumental na reformulação da prática docente de língua estrangeira : em busca da formação do aluno do século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Maria Luísa Ferlini da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197636
Resumo: Acreditando na necessidade urgente de ressignificação do processo de ensino ultrapassado, este trabalho propõe o uso das tecnologias digitais aliado a metodologias ativas de aprendizagem como meio de se alcançar a formação de um sujeito preparado para atuar positivamente na realidade do século XXI. A partir das teorias construtivistas de Vygotisky e Piaget explicitadas por Goulart (1998); Jofili (2002) e Fino (2004) e do pensamento Gardeniano (GARDNER,1994b, 1995) justificamos a importância da transformação da ação pedagógica na busca da aprendizagem significativa e da formação de um sujeito autônomo, cooperativo e colaborativo. Através da discussão de alguns autores como Valente (1999, 2008, 2011, 2012, 2014); Fernandes (2004); Assmann (2005); Lopes (2005); Delcin (2005); Alonso (2011); Gouvea e Nakamoto (2015); Rückl (2017), Caetano e Nacimento (2017) e Castanha et al (2017), que defendem a atualização do ensino, o uso pedagógico das ferramentas tecnológicas e a formação de professores voltada para a transformação efetiva das práticas pedagógicas, embasamos as mudanças no planejamento das aulas de língua espanhola citadas neste trabalho. Por fim, apontamos mudanças significativas alcançadas nas aulas de língua espanhola a partir do uso das tecnologias aliadas a metodologias ativas de aprendizagem e sugerimos transformações desde a formação de professores até a estrutura que envolve o processo de ensino nas escolas.
id UFRGS-2_e14c67bb9263a3958e7460a4e37782ba
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197636
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Maria Luísa Ferlini daAlmeida, Angelita Soares de2019-08-03T02:31:50Z2019http://hdl.handle.net/10183/197636001098563Acreditando na necessidade urgente de ressignificação do processo de ensino ultrapassado, este trabalho propõe o uso das tecnologias digitais aliado a metodologias ativas de aprendizagem como meio de se alcançar a formação de um sujeito preparado para atuar positivamente na realidade do século XXI. A partir das teorias construtivistas de Vygotisky e Piaget explicitadas por Goulart (1998); Jofili (2002) e Fino (2004) e do pensamento Gardeniano (GARDNER,1994b, 1995) justificamos a importância da transformação da ação pedagógica na busca da aprendizagem significativa e da formação de um sujeito autônomo, cooperativo e colaborativo. Através da discussão de alguns autores como Valente (1999, 2008, 2011, 2012, 2014); Fernandes (2004); Assmann (2005); Lopes (2005); Delcin (2005); Alonso (2011); Gouvea e Nakamoto (2015); Rückl (2017), Caetano e Nacimento (2017) e Castanha et al (2017), que defendem a atualização do ensino, o uso pedagógico das ferramentas tecnológicas e a formação de professores voltada para a transformação efetiva das práticas pedagógicas, embasamos as mudanças no planejamento das aulas de língua espanhola citadas neste trabalho. Por fim, apontamos mudanças significativas alcançadas nas aulas de língua espanhola a partir do uso das tecnologias aliadas a metodologias ativas de aprendizagem e sugerimos transformações desde a formação de professores até a estrutura que envolve o processo de ensino nas escolas.Creyendo en la necesidad urgente de replantear el proceso escolar obsoleto, este trabajo propone el uso de las tecnologías digitales aliado a metodologías activas de aprendizaje como medio de alcanzar la formación de un sujeto preparado para actuar positivamente en la realidad del siglo XXI. A partir de las teorías constructivistas de Vygotisky y Piaget explicitadas por Goulart (1998); Jofili (2002) y Fino (2004) y del pensamiento Gardeniano (GARDNER,1994b, 1995) justificamos la importancia de la transformación de la acción pedagógica en la búsqueda del aprendizaje significativo y de la formación de un sujeto autónomo, cooperativo y colaborativo. A través de la discusión de algunos autores como Valente (1999, 2008, 2011, 2012, 2014); Fernandes (2004); Assmann (2005); Lopes (2005); Delcin (2005); Alonso (2011); Gouvea y Nakamoto (2015); Rückl (2017), Caetano y nacimiento (2017) y Castanha et al (2017) que defienden la actualización de la enseñanza, el uso pedagógico de las herramientas tecnológicas y la formación del profesorado orientada a la transformación efectiva de las prácticas pedagógicas, embasamos los cambios en la planificación de las clases de español citadas en este trabajo. Por último, apuntamos cambios significativos alcanzados en las clases de lengua española a partir del uso de las tecnologías aliadas a metodologías activas de aprendizaje y sugerimos transformaciones desde la formación de profesores hasta la estructura que envuelve el proceso de enseñanza en las escuelas.application/pdfporLaboratório de informáticaTecnologiaAmbiente virtualTecnologías digitalesMetodologías activas de aprendizajeConstructivismoEnseñanza de españolTransformación de la enseñanzaO uso da informática instrumental na reformulação da prática docente de língua estrangeira : em busca da formação do aluno do século XXIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098563.pdf.txt001098563.pdf.txtExtracted Texttext/plain91674http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197636/2/001098563.pdf.txtd7a68d4b26f680c16de4c2e56fc54aefMD52ORIGINAL001098563.pdfTexto completoapplication/pdf324746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197636/1/001098563.pdf722d60c05548ba61f6e27b7f0ac1d3a7MD5110183/1976362019-08-04 02:30:03.653662oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197636Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-04T05:30:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso da informática instrumental na reformulação da prática docente de língua estrangeira : em busca da formação do aluno do século XXI
title O uso da informática instrumental na reformulação da prática docente de língua estrangeira : em busca da formação do aluno do século XXI
spellingShingle O uso da informática instrumental na reformulação da prática docente de língua estrangeira : em busca da formação do aluno do século XXI
Rosa, Maria Luísa Ferlini da
Laboratório de informática
Tecnologia
Ambiente virtual
Tecnologías digitales
Metodologías activas de aprendizaje
Constructivismo
Enseñanza de español
Transformación de la enseñanza
title_short O uso da informática instrumental na reformulação da prática docente de língua estrangeira : em busca da formação do aluno do século XXI
title_full O uso da informática instrumental na reformulação da prática docente de língua estrangeira : em busca da formação do aluno do século XXI
title_fullStr O uso da informática instrumental na reformulação da prática docente de língua estrangeira : em busca da formação do aluno do século XXI
title_full_unstemmed O uso da informática instrumental na reformulação da prática docente de língua estrangeira : em busca da formação do aluno do século XXI
title_sort O uso da informática instrumental na reformulação da prática docente de língua estrangeira : em busca da formação do aluno do século XXI
author Rosa, Maria Luísa Ferlini da
author_facet Rosa, Maria Luísa Ferlini da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Maria Luísa Ferlini da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Angelita Soares de
contributor_str_mv Almeida, Angelita Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Laboratório de informática
Tecnologia
Ambiente virtual
topic Laboratório de informática
Tecnologia
Ambiente virtual
Tecnologías digitales
Metodologías activas de aprendizaje
Constructivismo
Enseñanza de español
Transformación de la enseñanza
dc.subject.spa.fl_str_mv Tecnologías digitales
Metodologías activas de aprendizaje
Constructivismo
Enseñanza de español
Transformación de la enseñanza
description Acreditando na necessidade urgente de ressignificação do processo de ensino ultrapassado, este trabalho propõe o uso das tecnologias digitais aliado a metodologias ativas de aprendizagem como meio de se alcançar a formação de um sujeito preparado para atuar positivamente na realidade do século XXI. A partir das teorias construtivistas de Vygotisky e Piaget explicitadas por Goulart (1998); Jofili (2002) e Fino (2004) e do pensamento Gardeniano (GARDNER,1994b, 1995) justificamos a importância da transformação da ação pedagógica na busca da aprendizagem significativa e da formação de um sujeito autônomo, cooperativo e colaborativo. Através da discussão de alguns autores como Valente (1999, 2008, 2011, 2012, 2014); Fernandes (2004); Assmann (2005); Lopes (2005); Delcin (2005); Alonso (2011); Gouvea e Nakamoto (2015); Rückl (2017), Caetano e Nacimento (2017) e Castanha et al (2017), que defendem a atualização do ensino, o uso pedagógico das ferramentas tecnológicas e a formação de professores voltada para a transformação efetiva das práticas pedagógicas, embasamos as mudanças no planejamento das aulas de língua espanhola citadas neste trabalho. Por fim, apontamos mudanças significativas alcançadas nas aulas de língua espanhola a partir do uso das tecnologias aliadas a metodologias ativas de aprendizagem e sugerimos transformações desde a formação de professores até a estrutura que envolve o processo de ensino nas escolas.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-03T02:31:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197636
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001098563
url http://hdl.handle.net/10183/197636
identifier_str_mv 001098563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197636/2/001098563.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197636/1/001098563.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d7a68d4b26f680c16de4c2e56fc54aef
722d60c05548ba61f6e27b7f0ac1d3a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224577583415296