A Hallyu como um fenômeno de projeção internacional da Coreia do Sul : o caso de Girls' Generation como produto do método cultural technology

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dorneles, Renata da Luz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258854
Resumo: Nos últimos 20 anos, a Coréia do Sul expandiu sua indústria cultural para níveis globais, conquistando fãs ao redor do mundo. Atualmente, o k-pop, a música popular coreana, posiciona-se como um mercado em ascensão, ocupando espaços que países asiáticos desconheciam. Um dos principais motivos relacionados ao sucesso do gênero é a Cultural Technology, método desenvolvido pela empresa SM Entertainment para a produção de produtos culturais internacionais. Nesta monografia, busca-se compreender as estratégias mercadológicas tomadas pela SM para fins de consolidar a indústria musical coreana a partir da análise da trajetória do grupo Girls’ Generation. Em relação à metodologia, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais para o delineamento do corpus teórico, com a consulta de artigos, livros e notícias, juntamente com relatos de Lee SooMan e de funcionários da SM Entertainment. Esses referenciais foram aplicados tanto ao caso do Girls’ Generation, como também a casos gerais de outros grupos, músicas, videoclipes e merchandising para a observação da prática da Cultural Technology. Para entender as implicações dessas estratégias, foram utilizadas as concepções de branding e formação de marca, de David Aaker (1996), e a ideia de cultura de convergência, formulada por Henry Jenkins (2013), no que diz respeito à formação de uma marca de alcance global e, consequentemente, o impacto das relações com os fãs. Por fim, foi possível concluir que as estratégias geradas através da Cultural Technology foram cruciais para a criação de produtos capazes de atingir um nível global, sendo uma política importante para o soft power sul-coreano e sua economia.
id UFRGS-2_e29e4c72c3d6928594eb1c57d366feba
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258854
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dorneles, Renata da LuzDantas, José Guibson Delgado2023-06-10T03:33:09Z2023http://hdl.handle.net/10183/258854001170833Nos últimos 20 anos, a Coréia do Sul expandiu sua indústria cultural para níveis globais, conquistando fãs ao redor do mundo. Atualmente, o k-pop, a música popular coreana, posiciona-se como um mercado em ascensão, ocupando espaços que países asiáticos desconheciam. Um dos principais motivos relacionados ao sucesso do gênero é a Cultural Technology, método desenvolvido pela empresa SM Entertainment para a produção de produtos culturais internacionais. Nesta monografia, busca-se compreender as estratégias mercadológicas tomadas pela SM para fins de consolidar a indústria musical coreana a partir da análise da trajetória do grupo Girls’ Generation. Em relação à metodologia, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais para o delineamento do corpus teórico, com a consulta de artigos, livros e notícias, juntamente com relatos de Lee SooMan e de funcionários da SM Entertainment. Esses referenciais foram aplicados tanto ao caso do Girls’ Generation, como também a casos gerais de outros grupos, músicas, videoclipes e merchandising para a observação da prática da Cultural Technology. Para entender as implicações dessas estratégias, foram utilizadas as concepções de branding e formação de marca, de David Aaker (1996), e a ideia de cultura de convergência, formulada por Henry Jenkins (2013), no que diz respeito à formação de uma marca de alcance global e, consequentemente, o impacto das relações com os fãs. Por fim, foi possível concluir que as estratégias geradas através da Cultural Technology foram cruciais para a criação de produtos capazes de atingir um nível global, sendo uma política importante para o soft power sul-coreano e sua economia.In the last 20 years, South Korea has expanded its cultural industry to global levels, achieving fans around the world. Currently, K-pop, Korean pop music, positions itself as a rising market, occupying spaces that other Asian countries were not able to reach. One of the main reasons related to the genre's success is Cultural Technology, a method developed by SM Entertainment for the production of international cultural products. This monograph aims to understand the marketing strategies taken by SM that managed to consolidate the Korean music industry and how it impacted South Korea, using Girls' Generation as the object. As a methodology, bibliographic and documentary research was used to establish the theoretical corpus, using articles, books, and news, alongside reports from Lee SooMan and SM Entertainment employees. These documents were applied to the Girls' Generation case, along with general cases of groups, music, music videos, and merchandising to observe the practice of Cultural Technology. To understand the implications of these strategies, David Aaker's (1996) branding and brand formation concepts and Henry Jenkins' (2013) idea of convergence culture regarding the formation of a globally reaching brand and, consequently, the impact of fan relationships were used. Hence, it was possible to conclude that the strategies generated through Cultural Technology were crucial for the creation of products capable of reaching a global level, being an important policy for South Korea's soft power and its economy.application/pdfporIndústria culturalOnda coreanaK-popCultural technologyHallyuSouth KoreaCultural productsGirls’ GenerationA Hallyu como um fenômeno de projeção internacional da Coreia do Sul : o caso de Girls' Generation como produto do método cultural technologyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001170833.pdf.txt001170833.pdf.txtExtracted Texttext/plain150546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258854/2/001170833.pdf.txt24e9af500dc8eb87764a20ae7d6c91eaMD52ORIGINAL001170833.pdfTexto completoapplication/pdf21083544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258854/1/001170833.pdf7d860f94e4009405d9cb8542677c38fdMD5110183/2588542023-07-24 03:25:13.652372oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258854Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-24T06:25:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Hallyu como um fenômeno de projeção internacional da Coreia do Sul : o caso de Girls' Generation como produto do método cultural technology
title A Hallyu como um fenômeno de projeção internacional da Coreia do Sul : o caso de Girls' Generation como produto do método cultural technology
spellingShingle A Hallyu como um fenômeno de projeção internacional da Coreia do Sul : o caso de Girls' Generation como produto do método cultural technology
Dorneles, Renata da Luz
Indústria cultural
Onda coreana
K-pop
Cultural technology
Hallyu
South Korea
Cultural products
Girls’ Generation
title_short A Hallyu como um fenômeno de projeção internacional da Coreia do Sul : o caso de Girls' Generation como produto do método cultural technology
title_full A Hallyu como um fenômeno de projeção internacional da Coreia do Sul : o caso de Girls' Generation como produto do método cultural technology
title_fullStr A Hallyu como um fenômeno de projeção internacional da Coreia do Sul : o caso de Girls' Generation como produto do método cultural technology
title_full_unstemmed A Hallyu como um fenômeno de projeção internacional da Coreia do Sul : o caso de Girls' Generation como produto do método cultural technology
title_sort A Hallyu como um fenômeno de projeção internacional da Coreia do Sul : o caso de Girls' Generation como produto do método cultural technology
author Dorneles, Renata da Luz
author_facet Dorneles, Renata da Luz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dorneles, Renata da Luz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dantas, José Guibson Delgado
contributor_str_mv Dantas, José Guibson Delgado
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria cultural
Onda coreana
topic Indústria cultural
Onda coreana
K-pop
Cultural technology
Hallyu
South Korea
Cultural products
Girls’ Generation
dc.subject.eng.fl_str_mv K-pop
Cultural technology
Hallyu
South Korea
Cultural products
Girls’ Generation
description Nos últimos 20 anos, a Coréia do Sul expandiu sua indústria cultural para níveis globais, conquistando fãs ao redor do mundo. Atualmente, o k-pop, a música popular coreana, posiciona-se como um mercado em ascensão, ocupando espaços que países asiáticos desconheciam. Um dos principais motivos relacionados ao sucesso do gênero é a Cultural Technology, método desenvolvido pela empresa SM Entertainment para a produção de produtos culturais internacionais. Nesta monografia, busca-se compreender as estratégias mercadológicas tomadas pela SM para fins de consolidar a indústria musical coreana a partir da análise da trajetória do grupo Girls’ Generation. Em relação à metodologia, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais para o delineamento do corpus teórico, com a consulta de artigos, livros e notícias, juntamente com relatos de Lee SooMan e de funcionários da SM Entertainment. Esses referenciais foram aplicados tanto ao caso do Girls’ Generation, como também a casos gerais de outros grupos, músicas, videoclipes e merchandising para a observação da prática da Cultural Technology. Para entender as implicações dessas estratégias, foram utilizadas as concepções de branding e formação de marca, de David Aaker (1996), e a ideia de cultura de convergência, formulada por Henry Jenkins (2013), no que diz respeito à formação de uma marca de alcance global e, consequentemente, o impacto das relações com os fãs. Por fim, foi possível concluir que as estratégias geradas através da Cultural Technology foram cruciais para a criação de produtos capazes de atingir um nível global, sendo uma política importante para o soft power sul-coreano e sua economia.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-10T03:33:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/258854
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001170833
url http://hdl.handle.net/10183/258854
identifier_str_mv 001170833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258854/2/001170833.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258854/1/001170833.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 24e9af500dc8eb87764a20ae7d6c91ea
7d860f94e4009405d9cb8542677c38fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224660939964416