Depoimento especial : para além do embate e pela proteção das crianças e adolescentes vítimas de violência sexual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pelisoli, Cátula da Luz
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Dobke, Veleda Maria, Dell'Aglio, Debora Dalbosco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/119222
Resumo: A nova metodologia de inquirição de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual pelo Poder Judiciário denominada Depoimento Especial tem sido discutida por profi ssionais de diferentes áreas do conhecimento. Dessas discussões, resultaram opiniões divergentes sobre o assunto. Esse artigo visa apresentar historicamente a metodologia do Depoimento Especial, primeiramente denominado Depoimento Sem Dano, e discutir as necessidades de a Justiça dialogar com outros saberes para um melhor direcionamento da realização deste ato processual – a ouvida da criança. Conclui-se, a partir da revisão de literatura e da interlocução entre Psicologia e Direito, que as discordâncias e debates legais não têm contribuído para a proteção das vítimas. O Poder Judiciário e outras áreas do conhecimento precisam fortalecer suas habilidades para trabalhar em conjunto numa interlocução respeitosa e equânime troca de conhecimentos. A realização da nova metodologia é possível e necessária, entretanto, mudanças podem trazer benefícios e maior proteção a crianças e adolescentes brasileiros
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spelling Pelisoli, Cátula da LuzDobke, Veleda MariaDell'Aglio, Debora Dalbosco2015-07-16T02:02:08Z20141413-389Xhttp://hdl.handle.net/10183/119222000968193A nova metodologia de inquirição de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual pelo Poder Judiciário denominada Depoimento Especial tem sido discutida por profi ssionais de diferentes áreas do conhecimento. Dessas discussões, resultaram opiniões divergentes sobre o assunto. Esse artigo visa apresentar historicamente a metodologia do Depoimento Especial, primeiramente denominado Depoimento Sem Dano, e discutir as necessidades de a Justiça dialogar com outros saberes para um melhor direcionamento da realização deste ato processual – a ouvida da criança. Conclui-se, a partir da revisão de literatura e da interlocução entre Psicologia e Direito, que as discordâncias e debates legais não têm contribuído para a proteção das vítimas. O Poder Judiciário e outras áreas do conhecimento precisam fortalecer suas habilidades para trabalhar em conjunto numa interlocução respeitosa e equânime troca de conhecimentos. A realização da nova metodologia é possível e necessária, entretanto, mudanças podem trazer benefícios e maior proteção a crianças e adolescentes brasileirosThe Judiciary Inquiry method of testimony for children and adolescents who suffered sexual abuse, called special testimony, has been discussed by professionals and there are divergent opinions about it. This article aims to present historically the Special Inquiry method that has been used in Brazil, fi rstly named Testimony without Damage, and discuss the needs of the area for a better direction of this activity. The conclusions from the literature review and interlocution between Psychology and Law show that these legal and technical disagreements seem not to be working in children’s favor. The area needs to reinforce the abilities to work together in a respectful dialogue with an equitable knowledge exchange. The practice of the special testimony is possible and necessary, however some changes can bring benefi ts and greater protection for Brazilian children and adolescentsLa nueva tecnología de escucha de niños y adolescentes víctimas de abuso sexual por el Poder Judicial denominada Tomada de Testimonio Especial es tema de discusión de profesionales de distintas áreas del conocimiento. De esas discusiones resultaron opiniones divergentes acerca del asunto. Este artículo busca presentar históricamente la metodología de la Tomada de Testimonio Especial, primeramente denominada Testimonio Sin Daño, y discutir las necesidades de que la Justicia dialogue con otros saberes para una mejor dirección en la realización de este acto procesual – la escucha de niños. Se concluye, partiendo de la revisión de literatura y de la interlocución entre Psicología y Derecho, que las discordancias y debates legales no contribuyen para la protección de las víctimas. El Poder Judicial y otras áreas del conocimiento necesitan fortalecer sus habilidades para trabajar en conjunto en una interlocución respetuosa y ecuánime cambio de conocimientos. La realización de la nueva tecnología es posible y necesaria, sin embargo, cambios pueden traer benefi cios y mayor protección a los niños y adolescentes brasileñosapplication/pdfporTemas em psicologia. São Paulo. Vol. 22, n. 1 (2014), p. 25-38.Abuso sexual da criançaViolênciaFatores de proteçãoSpecial testimonyTestimony without damageInquirySexual abuseForensic psychologyTomada de testimonio especialTestimonio sin dañoEscuchaAbuso sexualPsicología jurídicaDepoimento especial : para além do embate e pela proteção das crianças e adolescentes vítimas de violência sexualSpecial Testimony: Beyond Legal Confl icts and in Favor of the Protection of Children and Adolescents Victims of Sexual ViolenceTomada de Testimonio Especial: Para Allá de la Oposición y por la Protección de Niños y Adolescentes Víctimas de Violencia Sexualinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000968193.pdf000968193.pdfTexto completoapplication/pdf406351http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119222/1/000968193.pdfab5111d99acb8410babc72d1e747d719MD51TEXT000968193.pdf.txt000968193.pdf.txtExtracted Texttext/plain61449http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119222/2/000968193.pdf.txt66c658acca2147aa88a9d099652547a3MD52THUMBNAIL000968193.pdf.jpg000968193.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2157http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119222/3/000968193.pdf.jpgd8e2f064f04d672330452c295b209a7cMD5310183/1192222019-01-06 04:05:48.450392oai:www.lume.ufrgs.br:10183/119222Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-06T06:05:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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