Aplicativo de auxílio acadêmico para os alunos dos cursos de design da UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174546 |
Resumo: | O presente trabalho propõe a criação de um aplicativo para dispositivos móveis, que auxilie os alunos dos cursos de Design da UFRGS ao longo de sua trajetória acadêmica. O objetivo principal do aplicativo é auxiliar os estudantes que ingressam nos cursos da universidade a obterem informações importantes, e principalmente sobre o funcionamento de sua estrutura curricular, proporcionando a oportunidade do aluno planejar a sua trajetória acadêmica durante o curso. Para tal, foi aplicada uma metodologia estruturada pensada em seus usuários. Então, foram realizadas pesquisas com os mesmos para identificação de suas necessidades e definir o conceito geral do projeto, para assim, elaborar um modelo funcional navegável que abrangesse os anseios dos usuários na obtenção de informações importantes sobre o curso, compreender a estrutura curricular e o impacto que cada disciplina possui, além de poder planejar sua grade de horários e poder solicitar sua intenção de adquirir vaga nas disciplinas anteriormente a matrícula, auxiliando a Comissão de Graduação na organização e gerenciamento dos cursos de Design. |
id |
UFRGS-2_e355508df53b3314c510859b297f7363 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174546 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Conceição, Nathalia Nunes daSilva, Regio Pierre da2018-04-10T02:31:44Z2017http://hdl.handle.net/10183/174546001062638O presente trabalho propõe a criação de um aplicativo para dispositivos móveis, que auxilie os alunos dos cursos de Design da UFRGS ao longo de sua trajetória acadêmica. O objetivo principal do aplicativo é auxiliar os estudantes que ingressam nos cursos da universidade a obterem informações importantes, e principalmente sobre o funcionamento de sua estrutura curricular, proporcionando a oportunidade do aluno planejar a sua trajetória acadêmica durante o curso. Para tal, foi aplicada uma metodologia estruturada pensada em seus usuários. Então, foram realizadas pesquisas com os mesmos para identificação de suas necessidades e definir o conceito geral do projeto, para assim, elaborar um modelo funcional navegável que abrangesse os anseios dos usuários na obtenção de informações importantes sobre o curso, compreender a estrutura curricular e o impacto que cada disciplina possui, além de poder planejar sua grade de horários e poder solicitar sua intenção de adquirir vaga nas disciplinas anteriormente a matrícula, auxiliando a Comissão de Graduação na organização e gerenciamento dos cursos de Design.The present project proposes the creation of an application for mobile devices, that will help the students of the UFRGS Design courses in their academic trajectory. The main objective is to help students entering university courses to obtain important information, especially on the functioning of their curricular structure, providing the opportunity for students to plan their academic trajectory during the course. For this, a structured methodology was applied to its users. So, researches were carried out with them to identify their needs and define the general concept of the project, in order to elaborate a navigable functional model that encompasses the users' desires to obtain important information about the course, to understand the curricular structure and the the impact that each discipline has, besides being able to plan your schedule grid and request your intention to acquire a vacancy in the disciplines before matriculation, assisting the Graduation Committee in the organization and management of the courses of Design.application/pdfporDesign gráficoDesign de interaçãoEnsino e aprendizagemInteraction designAcademic planningAcademic trajectoryUser experienceInterface designAplicativo de auxílio acadêmico para os alunos dos cursos de design da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2017Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062638.pdf001062638.pdfTexto completoapplication/pdf18072875http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174546/1/001062638.pdf7568062f5b1690476fd341022243725eMD51TEXT001062638.pdf.txt001062638.pdf.txtExtracted Texttext/plain265484http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174546/2/001062638.pdf.txt3918973e65b12761f8514ee4ed8abdafMD52THUMBNAIL001062638.pdf.jpg001062638.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1174http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174546/3/001062638.pdf.jpga43c5fee54042d386c31871db1028e32MD5310183/1745462018-10-29 08:16:22.601oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174546Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:16:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aplicativo de auxílio acadêmico para os alunos dos cursos de design da UFRGS |
title |
Aplicativo de auxílio acadêmico para os alunos dos cursos de design da UFRGS |
spellingShingle |
Aplicativo de auxílio acadêmico para os alunos dos cursos de design da UFRGS Conceição, Nathalia Nunes da Design gráfico Design de interação Ensino e aprendizagem Interaction design Academic planning Academic trajectory User experience Interface design |
title_short |
Aplicativo de auxílio acadêmico para os alunos dos cursos de design da UFRGS |
title_full |
Aplicativo de auxílio acadêmico para os alunos dos cursos de design da UFRGS |
title_fullStr |
Aplicativo de auxílio acadêmico para os alunos dos cursos de design da UFRGS |
title_full_unstemmed |
Aplicativo de auxílio acadêmico para os alunos dos cursos de design da UFRGS |
title_sort |
Aplicativo de auxílio acadêmico para os alunos dos cursos de design da UFRGS |
author |
Conceição, Nathalia Nunes da |
author_facet |
Conceição, Nathalia Nunes da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Nathalia Nunes da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Regio Pierre da |
contributor_str_mv |
Silva, Regio Pierre da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design gráfico Design de interação Ensino e aprendizagem |
topic |
Design gráfico Design de interação Ensino e aprendizagem Interaction design Academic planning Academic trajectory User experience Interface design |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Interaction design Academic planning Academic trajectory User experience Interface design |
description |
O presente trabalho propõe a criação de um aplicativo para dispositivos móveis, que auxilie os alunos dos cursos de Design da UFRGS ao longo de sua trajetória acadêmica. O objetivo principal do aplicativo é auxiliar os estudantes que ingressam nos cursos da universidade a obterem informações importantes, e principalmente sobre o funcionamento de sua estrutura curricular, proporcionando a oportunidade do aluno planejar a sua trajetória acadêmica durante o curso. Para tal, foi aplicada uma metodologia estruturada pensada em seus usuários. Então, foram realizadas pesquisas com os mesmos para identificação de suas necessidades e definir o conceito geral do projeto, para assim, elaborar um modelo funcional navegável que abrangesse os anseios dos usuários na obtenção de informações importantes sobre o curso, compreender a estrutura curricular e o impacto que cada disciplina possui, além de poder planejar sua grade de horários e poder solicitar sua intenção de adquirir vaga nas disciplinas anteriormente a matrícula, auxiliando a Comissão de Graduação na organização e gerenciamento dos cursos de Design. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-10T02:31:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/174546 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001062638 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/174546 |
identifier_str_mv |
001062638 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174546/1/001062638.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174546/2/001062638.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174546/3/001062638.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7568062f5b1690476fd341022243725e 3918973e65b12761f8514ee4ed8abdaf a43c5fee54042d386c31871db1028e32 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447212001329152 |