Educação escolar indígena : um modo próprio de recriar a escola nas aldeias Guarani

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bergamaschi, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98572
Resumo: A educação escolar específica e diferenciada vem sendo constituída pelos povos indígenas brasileiros, com maior intensidade, nas últimas décadas. Os Guarani, zelosos de sua cosmologia e contrários à introdução de aparatos ocidentais em seu modo de vida tradicional, foram historicamente desfavoráveis à escola. Hoje, algumas aldeias buscam-na, como uma forma de se aparelharem para compreender o “mundo dos brancos”, acessando, por meio da escola, conhecimentos necessários para uma interação mais simétrica com a sociedade não-indígena. A reflexão proposta neste texto aborda os processos de escolarização, evidenciando as formas de apropriação que ocorrem na escola das aldeias Guarani, no Rio Grande do Sul, por meio de práticas escolares que buscam constituir um modo próprio de ensinar, em diálogo com os princípios que compõem a educação tradicional e a cosmologia desse povo.
id UFRGS-2_e370274892d850bcc11e8abffa41d5c4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98572
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bergamaschi, Maria Aparecida2014-07-25T02:07:22Z20070101-3262http://hdl.handle.net/10183/98572000647687A educação escolar específica e diferenciada vem sendo constituída pelos povos indígenas brasileiros, com maior intensidade, nas últimas décadas. Os Guarani, zelosos de sua cosmologia e contrários à introdução de aparatos ocidentais em seu modo de vida tradicional, foram historicamente desfavoráveis à escola. Hoje, algumas aldeias buscam-na, como uma forma de se aparelharem para compreender o “mundo dos brancos”, acessando, por meio da escola, conhecimentos necessários para uma interação mais simétrica com a sociedade não-indígena. A reflexão proposta neste texto aborda os processos de escolarização, evidenciando as formas de apropriação que ocorrem na escola das aldeias Guarani, no Rio Grande do Sul, por meio de práticas escolares que buscam constituir um modo próprio de ensinar, em diálogo com os princípios que compõem a educação tradicional e a cosmologia desse povo.The constitution of a specific and differentiated school education by Brazilian indigenous peoples has become more intensive in the last decades. Concerned about their cosmology and contrary to the introduction of Western instruments in their traditional way of life, the Guarani have historically been against school. Nowadays, some of their villages look for it as a way to provide themselves with tools to understand the “white man’s world” and gain access to the necessary knowledge to have a more symmetrical interaction with the non-indigenous society. The reflection proposed in this text approaches school enrollment processes and pinpoints ways of appropriation that occur in the Guarani village schools, in the State of Rio Grande do Sul, through school practices that aim to constitute their own way of teaching in a dialogue with the principles that make up the traditional education and cosmology of this people.application/pdfporCadernos CEDES. Campinas, SP. Vol. 27, n. 72 (maio/ago. 2007)Educação indígenaIndigenous educationIndigenous schoolsGuarani schoolsEducação escolar indígena : um modo próprio de recriar a escola nas aldeias GuaraniIndigenous school education : a particular way of recreating school in guarani villagesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000647687.pdf.txt000647687.pdf.txtExtracted Texttext/plain43643http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98572/2/000647687.pdf.txteed748bc593183823cc38c796e19e419MD52ORIGINAL000647687.pdf000647687.pdfTexto completoapplication/pdf77912http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98572/1/000647687.pdf73a2afd809b8f7b7af8d60bee31d7b24MD51THUMBNAIL000647687.pdf.jpg000647687.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1489http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98572/3/000647687.pdf.jpg748411ad845658dc789024f7f632fbb7MD5310183/985722021-11-20 05:49:51.84362oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98572Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:49:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação escolar indígena : um modo próprio de recriar a escola nas aldeias Guarani
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Indigenous school education : a particular way of recreating school in guarani villages
title Educação escolar indígena : um modo próprio de recriar a escola nas aldeias Guarani
spellingShingle Educação escolar indígena : um modo próprio de recriar a escola nas aldeias Guarani
Bergamaschi, Maria Aparecida
Educação indígena
Indigenous education
Indigenous schools
Guarani schools
title_short Educação escolar indígena : um modo próprio de recriar a escola nas aldeias Guarani
title_full Educação escolar indígena : um modo próprio de recriar a escola nas aldeias Guarani
title_fullStr Educação escolar indígena : um modo próprio de recriar a escola nas aldeias Guarani
title_full_unstemmed Educação escolar indígena : um modo próprio de recriar a escola nas aldeias Guarani
title_sort Educação escolar indígena : um modo próprio de recriar a escola nas aldeias Guarani
author Bergamaschi, Maria Aparecida
author_facet Bergamaschi, Maria Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bergamaschi, Maria Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação indígena
topic Educação indígena
Indigenous education
Indigenous schools
Guarani schools
dc.subject.eng.fl_str_mv Indigenous education
Indigenous schools
Guarani schools
description A educação escolar específica e diferenciada vem sendo constituída pelos povos indígenas brasileiros, com maior intensidade, nas últimas décadas. Os Guarani, zelosos de sua cosmologia e contrários à introdução de aparatos ocidentais em seu modo de vida tradicional, foram historicamente desfavoráveis à escola. Hoje, algumas aldeias buscam-na, como uma forma de se aparelharem para compreender o “mundo dos brancos”, acessando, por meio da escola, conhecimentos necessários para uma interação mais simétrica com a sociedade não-indígena. A reflexão proposta neste texto aborda os processos de escolarização, evidenciando as formas de apropriação que ocorrem na escola das aldeias Guarani, no Rio Grande do Sul, por meio de práticas escolares que buscam constituir um modo próprio de ensinar, em diálogo com os princípios que compõem a educação tradicional e a cosmologia desse povo.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-25T02:07:22Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/98572
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-3262
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000647687
identifier_str_mv 0101-3262
000647687
url http://hdl.handle.net/10183/98572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos CEDES. Campinas, SP. Vol. 27, n. 72 (maio/ago. 2007)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98572/2/000647687.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98572/1/000647687.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98572/3/000647687.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv eed748bc593183823cc38c796e19e419
73a2afd809b8f7b7af8d60bee31d7b24
748411ad845658dc789024f7f632fbb7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224841455468544