A Agroecologia para a aldeia Sapukaí em Angra dos Reis – RJ através da Escola Karaí Kuery Renda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Marta Chacon
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12402
Resumo: A presente pesquisa procurou buscar relacionar problemas socioambientais na aldeia Sapucaí, através da escola indígena Karaí Renda tomando em considerações as construções etnoagroecológicas, de forma que haja mais atividades inseridas na comunidade pesquisada. Aplicou-se como metodologia observação de campo, na escola, registros como fotos e desenhos elaborados por crianças. Como objetivos empíricos de longo alcance, visou-se incentivar a incorporação e integração das famílias dos estudantes indígenas na comunidade escolar, inserindo demandas ecológicas, socioambientais, subsidiadas por parâmetros etnográficos. No processo de ensino de comunidades indígenas, ficou clara a importância e possibilidade de formação de multiplicadores agroecológicos, baseados na sua visão própria da realidade, de forma a promover o desenvolvimento cultural, político, econômico e do ambiental e antropológico. A prática realizada na escola pode registrar a concepção dos alunos mbyas guarani sobre sua aldeia, sendo estes úteis para futuras construções de documentos pedagógicos que tenham como conteúdo agroecologia. Para as atividades agroecológicas sugere-se que venham a ser realizadas com crianças da escola e com a comunidade , de forma participativa, baseando-se nas principais necessidades socioambientais, estas associadas às descrições etnográficas. O levantamento de práticas já existentes pela comunidade, somado às novas propostas criadas em junção às intenções da aldeia, no que condiz a agroecologia pode vir a ser importante, para aliar a proposta de junção do conhecimento tradicional da comunidade referida, com projetos pedagógicos e ambientais. A partir deste trabalho podem ser formados multiplicadores agroecológicos, pautados na sua visão própria da realidade, de forma a promover o desenvolvimento cultural, político, econômico e do ambiental e antropológico.
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spelling Ferreira, Ana Marta ChaconMonteiro, Rosa CristinaCPF: 627.079.373-34http://lattes.cnpq.br/4703453783397917Oliveira, Lia Maria Teixeira deGonçalves, Bruno SimõesCPF: 281.214.528-56http://lattes.cnpq.br/81155116437281782023-12-22T02:07:17Z2023-12-22T02:07:17Z2014-12-19FERREIRA, Ana Marta Chacon. A Agroecologia para a aldeia Sapukaí em Angra dos Reis – RJ através da Escola Karaí Kuery Renda. 2014. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, lSeropédica-RJ, 2014.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12402A presente pesquisa procurou buscar relacionar problemas socioambientais na aldeia Sapucaí, através da escola indígena Karaí Renda tomando em considerações as construções etnoagroecológicas, de forma que haja mais atividades inseridas na comunidade pesquisada. Aplicou-se como metodologia observação de campo, na escola, registros como fotos e desenhos elaborados por crianças. Como objetivos empíricos de longo alcance, visou-se incentivar a incorporação e integração das famílias dos estudantes indígenas na comunidade escolar, inserindo demandas ecológicas, socioambientais, subsidiadas por parâmetros etnográficos. No processo de ensino de comunidades indígenas, ficou clara a importância e possibilidade de formação de multiplicadores agroecológicos, baseados na sua visão própria da realidade, de forma a promover o desenvolvimento cultural, político, econômico e do ambiental e antropológico. A prática realizada na escola pode registrar a concepção dos alunos mbyas guarani sobre sua aldeia, sendo estes úteis para futuras construções de documentos pedagógicos que tenham como conteúdo agroecologia. Para as atividades agroecológicas sugere-se que venham a ser realizadas com crianças da escola e com a comunidade , de forma participativa, baseando-se nas principais necessidades socioambientais, estas associadas às descrições etnográficas. O levantamento de práticas já existentes pela comunidade, somado às novas propostas criadas em junção às intenções da aldeia, no que condiz a agroecologia pode vir a ser importante, para aliar a proposta de junção do conhecimento tradicional da comunidade referida, com projetos pedagógicos e ambientais. A partir deste trabalho podem ser formados multiplicadores agroecológicos, pautados na sua visão própria da realidade, de forma a promover o desenvolvimento cultural, político, econômico e do ambiental e antropológico.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research sought to seek to relate socio-environmental problems in the village Sapucaí by Karaí Income indigenous school taking into considerations the etnoagroecológicas buildings, so that there are more activities included in the research community. Methodology was applied as field observation, at school, records such as photos and drawings done by children. As empirical long-range goals, aimed to encourage the development and integration of the families of Indian students in the school community by entering ecological, social and environmental demands, informed by ethnographic parameters. In the indigenous communities teaching process, it was clear the importance and possibility of forming agroecological multipliers, based on their own view of reality, in order to promote the cultural, political, economic and environmental and anthropological development. The practice held at school can register the design of mbyas Guarani students about their village, which are useful for future constructions of educational documents which have as content agroecology. For agro-ecological activities is suggested that may be carried out with school children and the community, in a participatory manner, based on major social and environmental needs, these associated with ethnographic descriptions. The survey of existing community practices, together with new proposals created in junction to the village of intentions, as befits agroecology may prove to be important to combine the proposed junction of the traditional knowledge of that community, educational and environmental projects . From this work can be formed agroecological multipliers, guided in their own view of reality, in order to promote the cultural, political, economic and environmental and anthropological development.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEnsino agrícolaIndios GuaraniEscolas indígenasEtnologiaAgricultural educationGuarani IndiansIndigenous SchoolsEthnologyEducaçãoA Agroecologia para a aldeia Sapukaí em Angra dos Reis – RJ através da Escola Karaí Kuery RendaAgroecology for the Sapukaí village in Angra dos Reis - RJ through the Karaí Kuery Income Schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABDO , M; VALERI, SV; MARTINS, ALM. Sistemas Agroflorestais e Agricultura Familiar: uma parceria interessante. - Revista Tecnologia & Inovação Agropecuária. Revista Tecnologia & Inovação Agropecuária, 2008. 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Ferreira, Ana Marta Chacon
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description A presente pesquisa procurou buscar relacionar problemas socioambientais na aldeia Sapucaí, através da escola indígena Karaí Renda tomando em considerações as construções etnoagroecológicas, de forma que haja mais atividades inseridas na comunidade pesquisada. Aplicou-se como metodologia observação de campo, na escola, registros como fotos e desenhos elaborados por crianças. Como objetivos empíricos de longo alcance, visou-se incentivar a incorporação e integração das famílias dos estudantes indígenas na comunidade escolar, inserindo demandas ecológicas, socioambientais, subsidiadas por parâmetros etnográficos. No processo de ensino de comunidades indígenas, ficou clara a importância e possibilidade de formação de multiplicadores agroecológicos, baseados na sua visão própria da realidade, de forma a promover o desenvolvimento cultural, político, econômico e do ambiental e antropológico. A prática realizada na escola pode registrar a concepção dos alunos mbyas guarani sobre sua aldeia, sendo estes úteis para futuras construções de documentos pedagógicos que tenham como conteúdo agroecologia. Para as atividades agroecológicas sugere-se que venham a ser realizadas com crianças da escola e com a comunidade , de forma participativa, baseando-se nas principais necessidades socioambientais, estas associadas às descrições etnográficas. O levantamento de práticas já existentes pela comunidade, somado às novas propostas criadas em junção às intenções da aldeia, no que condiz a agroecologia pode vir a ser importante, para aliar a proposta de junção do conhecimento tradicional da comunidade referida, com projetos pedagógicos e ambientais. A partir deste trabalho podem ser formados multiplicadores agroecológicos, pautados na sua visão própria da realidade, de forma a promover o desenvolvimento cultural, político, econômico e do ambiental e antropológico.
publishDate 2014
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