Teaching at primary healthcare services within the Brazilian National Health System (SUS) in Brazilian healthcare professional's training

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Baumgarten, Alexandre, Warmling, Cristine Maria, Rossoni, Eloá, Rosa, Arisson Rocha da, Slavutzky, Sonia Maria Blauth de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129106
Resumo: O objetivo desse estudo foi analisar o papel do ensino nos serviços de atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS) para a formação do cirurgião-dentista em uma universidade pública no sul do Brasil. A abordagem metodológica foi qualitativa (estudo de caso), realizando-se entrevistas com 12 estudantes de Odontologia, seis preceptores cirurgiões-dentistas com atuação nos serviços públicos de atenção primária e três professores vinculados ao estágio curricular. Os achados mostraram que o estágio curricular nos serviços de atenção primária do SUS impactou na formação do cirurgião-dentista por meio do estabelecimento de vínculos, autonomia na resolução de problemas e trabalho em equipe multiprofissional. Foram evidenciadas aprendizagens sobre funcionamento dos serviços de saúde, cuidado em saúde e desenvolvimento de competência cultural. Há necessidade da problematização permanente sobre as práticas e que se assegure infraestrutura e profissionais qualificados para o ensino nos serviços.
id UFRGS-2_e37053c1cdd92c5fffacca9bf942a5c6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129106
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Toassi, Ramona Fernanda CeriottiBaumgarten, AlexandreWarmling, Cristine MariaRossoni, EloáRosa, Arisson Rocha daSlavutzky, Sonia Maria Blauth de2015-11-09T16:25:39Z20131414-3283http://hdl.handle.net/10183/129106000894772O objetivo desse estudo foi analisar o papel do ensino nos serviços de atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS) para a formação do cirurgião-dentista em uma universidade pública no sul do Brasil. A abordagem metodológica foi qualitativa (estudo de caso), realizando-se entrevistas com 12 estudantes de Odontologia, seis preceptores cirurgiões-dentistas com atuação nos serviços públicos de atenção primária e três professores vinculados ao estágio curricular. Os achados mostraram que o estágio curricular nos serviços de atenção primária do SUS impactou na formação do cirurgião-dentista por meio do estabelecimento de vínculos, autonomia na resolução de problemas e trabalho em equipe multiprofissional. Foram evidenciadas aprendizagens sobre funcionamento dos serviços de saúde, cuidado em saúde e desenvolvimento de competência cultural. Há necessidade da problematização permanente sobre as práticas e que se assegure infraestrutura e profissionais qualificados para o ensino nos serviços.The aim of this study was to analyze the role of teaching at primary healthcare services within the Brazilian National Health System (SUS) in dentists’ training, at a public university in the south of Brazil. A qualitative methodological approach (case study) was used. Interviews were conducted with 12 dentistry students, six dentists who were preceptors working in public primary healthcare services and three teachers connected with this curricular training. Our findings showed that the curricular training in SUS primary healthcare services had an impact on the dentists’ education through establishment of bonds, autonomy in problem-solving and multiprofessional teamwork. It was seen that they learned about how healthcare services function, about healthcare and about development of cultural competence. There is a need to maintain constant questioning regarding these practices, and to ensure the presence of infrastructure and qualified professionals for teaching at these services.application/pdfengInterface (Botucatu) : comunicação, saúde, educação. Vol. 17, n. 45 (abr./jun 2013), p. 385-392Educação em odontologia : BrasilCurriculos : OdontologiaAtenção primária à saúdeHealth servicesCurriculumQualitative researchPrimary healthcareDentist’ educationTeaching at primary healthcare services within the Brazilian National Health System (SUS) in Brazilian healthcare professional's trainingO ensino nos serviços de atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS) na formação de profissionais de saúde no Brasil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000894772.pdf000894772.pdfTexto completo (inglês)application/pdf70452http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129106/1/000894772.pdfcc15346b993a50aa5b8222c9043d1573MD51TEXT000894772.pdf.txt000894772.pdf.txtExtracted Texttext/plain29199http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129106/2/000894772.pdf.txt741b8cbe54b8de98e5351c08a50bb2afMD52THUMBNAIL000894772.pdf.jpg000894772.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1561http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129106/3/000894772.pdf.jpg47b4612fe8aba2febf14a002334c0606MD5310183/1291062018-10-24 09:12:51.197oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129106Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:12:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teaching at primary healthcare services within the Brazilian National Health System (SUS) in Brazilian healthcare professional's training
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv O ensino nos serviços de atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS) na formação de profissionais de saúde no Brasil
title Teaching at primary healthcare services within the Brazilian National Health System (SUS) in Brazilian healthcare professional's training
spellingShingle Teaching at primary healthcare services within the Brazilian National Health System (SUS) in Brazilian healthcare professional's training
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Educação em odontologia : Brasil
Curriculos : Odontologia
Atenção primária à saúde
Health services
Curriculum
Qualitative research
Primary healthcare
Dentist’ education
title_short Teaching at primary healthcare services within the Brazilian National Health System (SUS) in Brazilian healthcare professional's training
title_full Teaching at primary healthcare services within the Brazilian National Health System (SUS) in Brazilian healthcare professional's training
title_fullStr Teaching at primary healthcare services within the Brazilian National Health System (SUS) in Brazilian healthcare professional's training
title_full_unstemmed Teaching at primary healthcare services within the Brazilian National Health System (SUS) in Brazilian healthcare professional's training
title_sort Teaching at primary healthcare services within the Brazilian National Health System (SUS) in Brazilian healthcare professional's training
author Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
author_facet Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Baumgarten, Alexandre
Warmling, Cristine Maria
Rossoni, Eloá
Rosa, Arisson Rocha da
Slavutzky, Sonia Maria Blauth de
author_role author
author2 Baumgarten, Alexandre
Warmling, Cristine Maria
Rossoni, Eloá
Rosa, Arisson Rocha da
Slavutzky, Sonia Maria Blauth de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Baumgarten, Alexandre
Warmling, Cristine Maria
Rossoni, Eloá
Rosa, Arisson Rocha da
Slavutzky, Sonia Maria Blauth de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em odontologia : Brasil
Curriculos : Odontologia
Atenção primária à saúde
topic Educação em odontologia : Brasil
Curriculos : Odontologia
Atenção primária à saúde
Health services
Curriculum
Qualitative research
Primary healthcare
Dentist’ education
dc.subject.eng.fl_str_mv Health services
Curriculum
Qualitative research
Primary healthcare
Dentist’ education
description O objetivo desse estudo foi analisar o papel do ensino nos serviços de atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS) para a formação do cirurgião-dentista em uma universidade pública no sul do Brasil. A abordagem metodológica foi qualitativa (estudo de caso), realizando-se entrevistas com 12 estudantes de Odontologia, seis preceptores cirurgiões-dentistas com atuação nos serviços públicos de atenção primária e três professores vinculados ao estágio curricular. Os achados mostraram que o estágio curricular nos serviços de atenção primária do SUS impactou na formação do cirurgião-dentista por meio do estabelecimento de vínculos, autonomia na resolução de problemas e trabalho em equipe multiprofissional. Foram evidenciadas aprendizagens sobre funcionamento dos serviços de saúde, cuidado em saúde e desenvolvimento de competência cultural. Há necessidade da problematização permanente sobre as práticas e que se assegure infraestrutura e profissionais qualificados para o ensino nos serviços.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-09T16:25:39Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/129106
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-3283
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000894772
identifier_str_mv 1414-3283
000894772
url http://hdl.handle.net/10183/129106
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Interface (Botucatu) : comunicação, saúde, educação. Vol. 17, n. 45 (abr./jun 2013), p. 385-392
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129106/1/000894772.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129106/2/000894772.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129106/3/000894772.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cc15346b993a50aa5b8222c9043d1573
741b8cbe54b8de98e5351c08a50bb2af
47b4612fe8aba2febf14a002334c0606
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224888314232832